Fechar
África, Deserto, Namíbia

Dicas de como planejar uma viagem para Namíbia

12 de dezembro de 2016

Graças a uma promoção para a Namíbia anunciada pelo site Melhores Destinos eu embarquei nessa viagem por esse país incrível e voltei encantada com todas as experiências que vivi por lá. Nesse post vou dar algumas dicas sobre como planejar uma viagem para a Namíbia, como chegar, onde ficar e o que fazer por esse país maravilhoso.

A Namíbia é um país da África com belas paisagens desérticas e uma fascinante vida selvagem. Conhecida como Terra de Contrastes, o país apresenta uma vasta e intocada natureza e uma grande diversidade cultural.

sossusvlei-2

Na Namíbia você vai encontrar o deserto mais antigo do mundo, com cerca de 43 milhões de anos, vai poder caminhar pelas belas dunas vermelhas de Sossusvlei e se encantar com a vida selvagem de Etosha. Já os aventureiros vão adorar os esportes radicais de Swakopmund. Um destino que vai te surpreender de muitas formas.

O país apresenta a segunda menor densidade populacional do mundo, com 2,1 milhões de habitantes. Sua capital é Windhoek, com 230.000 habitantes.

A língua oficial da Namíbia é o inglês, mas eles falam também o afrikaans.

O país foi colonizado pela Alemanha em 1884 e entre 1917 e 1990 passou a ser administrado pela África do Sul, só tornando-se independente em 21 de março de 1990.

Como chegar

A principal porta de entrada da Namíbia é o aeroporto internacional Hosea Kutako, na capital Windhoek. O aeroporto conta com vôos diários para África do Sul e Botswana, sendo facilmente encaixado num roteiro pela África.

como-chegar-na-namibia-taag

Eu viajei com a companhia aérea angolana Taag, com uma escala em São Paulo e uma conexão em Luanda, na Angola.

Quando ir

A alta temporada começa em julho e vai até outubro e é o melhor período para a observação dos animais, no entanto, é possível visitar a Namíbia o ano inteiro. Eu fui em novembro e consegui aproveitar bastante.

Clima

O clima da Namíbia é predominantemente quente e seco na maior parte do país. No deserto a temperatura é bem elevada durante o dia e à noite refresca bastante, mas não cheguei a sentir frio à noite na época que eu fui em novembro. Já no litoral o clima é bem diferente. Em Swakopmund, por exemplo, venta bastante e faz frio. O período de chuvas vai de outubro a abril.

Moeda

A moeda do país é o Dólar Namibiano (NAD). Cartão de crédito são aceitos com facilidade e há muitos caixas automáticos ATM em diversos pontos.

Vistos e Vacinas

A Namíbia não exige visto para entrar no país, apenas passaporte com no mínimo 6 meses de validade.

Obrigatório ter o Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela. Eles checaram meu certificado em vários momentos.

dicas de como planejar uma viagem para Namíbia

Com as passagens compradas comecei a pesquisar sobre a Namíbia e ficava cada vez mais encantada quando via as fotos de lá.

Pesquisando na Internet descobri a agência Chameleon Safari Namíbia, que oferece uma enorme variedade de tours pelos principais pontos turísticos do país.

Os dois lugares mais importantes para visitar na Namíbia são Sossusvlei para ver as dunas e Etosha para ver os animais, se você tiver pouco tempo tente ir pelo menos nesses dois. Se você tiver mais dias pode ir também a Swakopmund e ao Fish River Canyon, o segundo maior canyon do mundo.

Por sorte consegui encaixar os dois principais tours nas datas que eu tinha comprado a passagem, Sossusvlei e Etosha e de quebra ainda consegui conhecer Swakopmund.

caminhao-chameleon-safaris

Chameleon Safaris

Como eu comprei essa promoção de última hora, quase não consigo vaga em nenhum tour devido à proximidade da viagem. Então minha dica é que você cheque as datas das saídas dos tours para tentar conciliar sua chegada no país e tente reservar com a maior antecedência possível, pois esses tours não tem saídas todos os dias. Por exemplo, a Chameleon tem tours que partem toda terça, como o Etosha Express e outros toda sexta, como o Sossusvlei. Eu consegui fechar um tour de 4 dias por Swakopmund e Sossusvlei e outro tour de 3 dias para Etosha. Esses dois tours são na verdade um tour de 6 dias (Etosha, Swakopmund e Sossusvlei), mas que eu fiz separadamente por causa da minha data de chegada ao país.

etosha-1

Onde ficar

Como os tours já incluíam acomodação eu só precisava reservar um lugar pra ficar em Windhoek. Eu aproveitei que faria os passeios com a Chameleon Safaris e fechei também o hostel deles, o Chameleon Backpackers. O hostel é muito bem localizado, a poucos metros das principais atrações da cidade. A área comum é bem ampla, com piscina, bar, área de jogos. Os quartos são confortáveis e o hostel inclui café da manhã.

chameleon-backpackers

A agência fica dentro do próprio hostel, o que já facilita bastante para tirar as últimas dúvidas antes da viagem.

Gostei muito do atendimento deles, tudo foi tratado por email, preenchi alguns formulários, enviei pra eles meus dados e pronto. Foi bem prático e rapidamente consegui planejar toda a viagem pela Namíbia. Eles sempre respondiam minhas dúvidas com rapidez e enviaram muitas informações detalhadas sobre os passeios, o que levar, rotina dia a dia, etc.
É importante contratar um seguro viagem para esse tipo de passeio pela Namíbia.  Em um dos formulários que preenchi eles pediram os dados do seguro.

Outra opção seria alugar um veículo adaptado para camping e viajar pela Namíbia por conta própria. Essa opção é um pouco mais cara e depende de você conseguir mais gente pra viajar com você. Além disso, é mais trabalhoso e cansativo porque você vai ter que planejar tudo, dirigir por longos períodos, depois chegar nos lugares e montar o acampamento, cozinhar, etc. Eu até gosto da liberdade de viajar por conta própria, mas nesse tipo de viagem eu preferi fazer um tour com alguma agência, pois a viagem em si já é cansativa, imagina se eu tivesse que dirigir, montar acampamento e ainda cozinhar? A vantagem do tour é que além de ser mais econômico você não tem trabalho com mais nada. Recomendo muito conhecer a Namíbia dessa forma, não tenho o que reclamar.

 nascer-do-sol-no-deserto

E eu amei fazer essa viagem com a Chameleon Safaris, a equipe é muito atenciosa e gentil. O nosso motorista e guia eram super cuidadosos, davam milhares de recomendações o tempo todo, checavam se nós estávamos levando água suficiente, se passamos protetor solar, se estávamos levando chapéu, eu achei esse cuidado muito bacana.

Como é o tour com a Cameleon Safaris

A viagem é feita num caminhão adaptado com vários compartimentos onde eles levam tudo o que vamos precisar. Acompanhando o grupo vai um motorista e um guia, que além de dirigir, guiar, explicar as histórias do lugar, ainda preparam nossas refeições, que diga-se de passagem eram deliciosas.

Todas as refeições são incluídas no pacote, café, almoço e jantar. Só precisa levar água e alguns belisquetes para caso queira comer alguma coisa entre as refeições. Durante o tour você pode reabastecer as garrafas na torneira mesmo, a água é boa para consumo.

A Chameleon Safáris oferece duas opções acomodação, camping tour ou accommodated tour. Eu optei por fazer o accommodated tour, onde todas as hospedagens são em hotéis. Os hotéis que ficamos foram todos excelentes, com piscina e os chalés eram muito confortáveis.

hotel-desert-camp-2

Em Sossusvlei nos hospedamos no maravilhoso Desert Camp, um hotel rústico, mas muito confortável e com um visual incrível para as montanhas. O melhor de tudo era chegar do passeio e cair na piscina para refrescar o calor do deserto.

hotel-desert-camp-1

Em Etosha nós ficamos no luxuoso Etosha Village, um hotel super charmoso em meio a natureza e com um serviço de cozinha impecável, pra fechar a viagem da melhor forma possível.

etosha-village-2

 

10 Comentários
Escreva seu comentário
Comente via facebook
10 Comentários
  1. […] Fiz essa viagem à convite da Agência Chameleon Safaris. Para saber mais sobre o planejamento dessa viagem leia o post Dicas de como planejar uma viagem para Namíbia. […]

  2. ESTER DANTAS DE MOURA    16/12/2016 - 08h43

    Olá! Qual a agência vc indica pra fazer os tuor pela Namíbia?
    Viajo em fevereiro.

    • Dayana    16/12/2016 - 11h23

      Olá Ester, fiz com a Chameleon Safaris e indico muito. Você vai gostar.

      • Ester    06/01/2017 - 11h23

        Olá!! muito obrigada!!

  3. Lidia    04/01/2017 - 19h05

    Ola Dayana, tbem comprei a mesma promoção dos melhores destinos e agora estou pesquisando para viajar em fevereiro. Vamos o casal e 2 criancas 7 e 9 e pensamos em alugar carro e ir para Etosha e a costa. Vc pode me falar mais do seu roteiro? Acha que vale a pena pegar excursão fechada como a que vc fez? Quanto vc pagou em cada uma? Tem mais dicas

    • Dayana    06/01/2017 - 23h20

      Olá Lidia,
      Tudo bem?
      Que legal que você conseguiu comprar também, você vai amar a Namíbia.
      Eu fiz dois tours com eles, um para Etosha e outro para Sossusvlei. Na ida de um e na volta do outro eu passei por Swakopmund. Esses dois são apenas 1 de 6 dias, mas tive que fazer separado porque minhas datas não bateram com as saídas.
      Eu acho que vale muito a pena, porque você não se preocupa em dirigir, com a alimentação, com os hotéis, tudo já está planejado por eles. Pra mim foi perfeito e não achei caro. O preço deles é bem justo.

  4. […] Embarcamos para Sossusvlei num tour com a Chameleon Safaris. Conto mais sobre o planejamento dessa viagem no post Dicas de como planejar uma viagem para Namíbia. […]

  5. […] fiz o safari com a Chameleon Safaris.  Conto mais sobre o planejamento dessa viagem no post Dicas de como planejar uma viagem para Namíbia. Escolhi o tour chamado Etosha Express, um safari de 3 dias que começa em Windhoek e termina em […]

  6. elizabeth    28/07/2017 - 15h07

    Oi, parabens pelo site.
    Quanto você pagou pelos passeios? Eu vi que outra pessoa perguntou e vc desconversou

    • Dayana    30/07/2017 - 23h58

      Obrigada Elizabeth! Eu fiz os passeios à convite da Chameleon Safaris. Os preços você pode ver no site deles.
      Beijos

Instagram
@seguindo_viagem
css.php