Fechar
África, Namíbia, Urbano

O que fazer em Windhoek

14 de dezembro de 2016

Windhoek é a capital da Namíbia e a principal porta de entrada para o país. Confira nesse post o que fazer em Windhoek, onde se hospedar, o que fazer, onde comer, etc.

Se você está vindo para a Namíbia de avião, esta será sua primeira cidade ao chegar ao país, pelo aeroporto internacional Hosea Kutako. Windhoek possui uma localização bem central, o que funciona muito bem como ponto de partida para as principais atrações da Namíbia.

A capital Windhoek não é um destino muito turístico e até seria covardia competir com as belezas naturais de Sossusvlei ou Etosha. No entanto é legal esse primeiro contato para servir de introdução à história do país, visitar os museus, dar uma volta na cidade e observar os traços da colonização alemã, comprar artesanatos.

Um dia é suficiente para conhecer o básico, mas se você quiser fazer outros passeios como Township Tour ou fazer um trabalho voluntário separe uns dois dias pelo menos.

A forma mais comum de se deslocar no país é por terra, com excursões organizadas pelas agências locais ou alugando um carro adaptado para camping e fazendo por conta própria.

Windhoek está a 3 horas e meia de carro de Swakopmund, 6 horas de Etosha e 5 horas de Sossusvlei.

Para saber sobre o planejamento da viagem recomendo ler o post Dicas de como planejar uma viagem para Namíbia.

Onde ficar em Windhoek

Em Windhoek eu escolhi me hospedar no hostel Chameleon Backpackers. O hostel possui uma localização excelente, bem central e a poucos metros das principais atrações da cidade.

hostel-namibia-chameleon-backpacker-2

Gostei muito da área comum, bem ampla e com um lindo jardim florido ao redor da piscina. O hostel possui um animado bar e uma mesa de sinuca.

hostel-namibia-chameleon-backpacker-8

hostel-namibia-chameleon-backpacker-1
hostel-namibia-chameleon-backpacker-3

hostel-namibia-chameleon-backpacker-4

Mesa de sinuca pra galera se divertir.
hostel-namibia-chameleon-backpacker-7

Esse espaço com poltronas é ótimo para ficar jogando conversa fora. Eu amo isso em hostel, a gente conhece gente do mundo todo e sempre são pessoas muito legais, que viajam bastante, cheias de histórias pra contar. Conheci um brasileiro que já tinha dado a volta ao mundo e peguei várias dicas de lugares interessantes que já entraram para minha lista. Conheci também um senhor que estava fazendo intercâmbio para aprender inglês, ou seja, gente de todas as idades e de todas as partes do mundo se encontram por aqui.

hostel-namibia-chameleon-backpacker-9

As acomodações são confortáveis, fiquei em um quarto compartilhado e foi ótimo, fiz várias amizades legais.

A cozinha é enorme e disponibiliza vários utensílios para você fazer sua própria refeição se quiser.

O hostel também oferece um delicioso café da manhã com pães, geléias, pasta de amendoim, café, leite, sucos, iogurte, cereais.

Dentro do hostel funciona uma agência de turismo, a Chameleon Safaris, que opera diversos tours na Namíbia.

hostel-namibia-chameleon-backpacker-6

Duas brasileiras muito gente boa trabalham na agência, a Debora e a Gina. Elas são super simpáticas e muito divertidas. Foi ótimo poder pegar umas dicas com elas antes de viajar.

hostel-namibia-chameleon-backpacker-5

Quem estiver indo pra lá e estiver lendo essas dicas, por favor, leve um pacote de feijão pra Debora, ela vai ficar muito feliz! Rsrsrs

 O que fazer em Windhoek

A Chameleon Safaris oferece algumas opções de Day Tours em Windhoek, entre eles destaco as seguintes:

Free Walking Tour

Saindo do hostel Chameleon Backpacker é possível visitar os principais pontos da capital à pé mesmo. Uma dica é fazer o Free Walking Tour oferecido pela Chameleon. O tour sai todos os dias às 9 horas da manhã e visita os principais pontos de interesse como a igreja Christ Church, o Museu Nacional da Namíbia e o Centro de Artesanato.

windhoek-namibia-4

Christ Church

windhoek-namibia-1

Zoo Park

O Museu Nacional da Namíbia também tem muita história interessante, vale a pena entrar.

windhoek-namibia-6

 windhoek-namibia-7

Esse edifício bonito é o Owela Museum, ele faz parte do Museu Nacional da Namibia, fica bem ao lado. É um prédio bonito e chama a atenção em Windhoek.

dicas de windhoek

Owela Museum

windhoek-namibia-5

No Owela Museum você vai encontrar exposições sobre a história natural e cultural da Namíbia. Cada andar do edifício é sobre um tema diferente, um museu bem interessante.

windhoek-namibia-8

windhoek-namibia-9

No topo do Owela Museum tem um restaurante com um terraço aberto com um bela vista panorâmica de Windhoek. Eles deixam entrar para tirar fotos até às 16h, depois desse horário não é permitido, apenas consumindo no local.

windhoek-namibia-10

windhoek-namibia-11

Não deixe de visitar a feirinha de artesanato, tem várias coisas legais e dá pra pechinchar na hora da compra. Lá também você vai ver muitos integrantes da Tribo Himba.

tribo-himba-1

tribo-himba-2

tribo-himba-3

Crianças da Tribo Himba

tribo-himba-4

City & Township Safari

O City & Township Safari é um tour de 3 horas pelo centro de Windhoek, contando sua história e passando pelos pontos principais, bem como pelo município de Katutura, para conhecer em pouco da cultura desse povo e ver como vive a maior parte da população de Windhoek.

Soup Kitchen

Que tal passear e ainda ajudar quem precisa? Em Windhoek você pode fazer um trabalho voluntário de um dia promovido pela ONG Home of Good Hope. O trabalho chama-se Soup Kitchen e consiste em ajudar a distribuir o almoço para as crianças da periferia de Windhoek. O projeto alimenta cerca de 600 crianças por dia.

trabalho-voluntario-soup-kitchen-namibia-2

Esse tour é ideal para quem tem vontade de fazer um serviço voluntário, mas nunca teve oportunidade ou tempo. Dá pra sentir o gostinho de como é ajudar, conhecer o trabalho deles e sentir o carinho das crianças.

trabalho-voluntario-namibia-soup-kitchen-1

Onde comer em Windhoek

Bem ao lado do hostel tem um restaurante indiano muito bom, o Garnish. Almocei lá no primeiro dia e gostei muito da comida.

Pertinho do hostel também tem shopping com alguns restaurantes e fast foods e supermercados, bom para comprar comidinhas e belisquetes para levar durante a viagem.

Um local super recomendado em Windhoek é o Joe’s Bierhaus, um restaurante  temático com o melhor do churrasco da Namíbia e uma variedade enorme de cervejas. São diversas carnes exóticas, como zebra, avestruz, oryx, crocodilo, etc. O restaurante é ótimo para ir em grupo e o preço é excelente.

Gostou das dicas de Windhoek? Deixe um comentário com sua dúvida que responderemos com prazer. Faltou alguma informação? Compartilhe sua dica conosco nos comentários.

 

 

4 Comentários
Escreva seu comentário
Comente via facebook
4 Comentários
  1. André    15/09/2017 - 15h31

    Hey Dayana! Tudo bem?

    Me chamo André e estou indo para África em 1 mês. Estou vendo algumas hospedagens em Windhoek e fiquei curioso por não encontrar muitos hostels – principalmente nos sites hostelworld e hostelbookers, onde eu costumo fazer minha reservas. Gostei deste Chamaleon que você mostrou. Meu receio é quanto ao pagamento/reserva e inserção de dados de cartão num site não confiável. Você fez tudo online mesmo pelo site deles? Foi seguro?

    Muito obrigado e ótimo o seu site!!!

    • Dayana    15/09/2017 - 21h37

      Oi André,

      Também encontrei dificuldades ao pesquisar opções de hospedagem lá na Namíbia, mas depois que conheci a Chameleon foi super tranquilo. Fiz tudo com eles e deu tudo certo. Pode ficar tranquilo que é super seguro sim. Lá trabalhavam 2 brasileiras e facilitaram bastante minha vida por lá. O hostel é ótimo, conheci gente muito bacana lá.
      Você vai amar a Namíbia, país incrível.

      Boa viagem!

      Dayana

      • André    18/09/2017 - 20h08

        Ótimo!!

        Muito obrigado!!
        André.

        • Dayana    19/09/2017 - 11h05

          Disponha!

          Dayana

Instagram
@seguindo_viagem
css.php