Fechar
Escalada, Guia de Manaus

Dicas de Manaus: Escalada em árvore na Amazônia

11 de fevereiro de 2017

Quer uma dica de algo diferente para fazer em Manaus? A escalada em árvore é o programa ideal para quem quer fugir do básico e está buscando um passeio diferente em Manaus.

Fizemos a escalada em árvore à convite da Amazon Tree Climbing, empresa pioneira na oferta da atividade de escalada em árvore no Brasil.

dicas-de-manaus-escalada-em-arvore

A escalada em árvore (tree climbing) é uma atividade que te leva ao topo das maiores árvores da Floresta Amazônica. Mais que uma simples atividade, esse passeio proporciona uma experiência única de interação com a floresta, a partir do alto das copas das árvores, num conceito que eles chamam de “floresta em pé”.

escalada-em-árvore

A Amazon Tree Climbing buscou toda a técnica de escalada nos EUA e na Europa garantindo a segurança da atividade o e profissionalismo da equipe. A empresa segue os mais rígidos protocolos de segurança em vigor no Brasil e integra o primeiro grupo de empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura certificados pela implementação da norma que rege o segmento.

A escalada em árvore não pode ser confundida com o arvorismo, pois são atividades diferentes. O arvorismo é uma travessia entre plataformas suspensas, montadas na copas das árvores. Já a escalada é subir até a copa das árvores por uma corda, sem encostar na árvore e descer descer fazendo rapel.

A escalada em árvores é uma atividade que pode ser praticada por toda a família, desde crianças a partir dos 3 anos e até a melhor idade.

escalada-em-árvore

A empresa oferece dois tipos de passeios, de 1/2 período ou de 1 dia inteiro.

½ Período: O passeio é feito no Tarumã e dura de 3 a 4 horas. Ideal para quem possui pouco tempo na cidade.

1 dia inteiro: A escalada é feita em uma majestosa Samaúma nos arredores de Manaus. Após a escalada, visita-se o Parque Ecológico Janauary e o Encontro das Águas.

Como é a escalada em árvore?

A equipe da Amazon Tree Climbing busca o cliente no hotel e leva até o local da escalada.

Chegando lá, todos os participantes são equipados com capacete, cadeirinha de escalada, luva e são orientados quanto às regras de segurança.

escalada-em-árvore

Em seguida recebem as instruções sobre os procedimentos da escalada e o uso dos equipamentos.

A primeira dúvida que vem à cabeça é se escalar é muito difícil. Não é difícil e não é necessário ter força para escalar uma árvore, e sim, técnica.

Então, pouco a pouco começamos a escalada subindo cada vez mais, fazendo algumas pausas para apreciar a natureza ao redor e tirar fotos.

escalada-em-árvore

A velocidade de subida vai de cada pessoa, não é preciso ter pressa, dá pra ir no seu ritmo, curtindo e descansando.

Chegando no topo, o guia nos ajudou a sentar em um galho enorme.

escalada-em-árvore

Não senti medo durante a subida, mas confesso que quando passei para o galho senti um friozinho na barriga, uma sensação estranha, engraçada, porque ao mesmo tempo que eu sabia que estava presa aos equipamentos, parecia que precisava me equilibrar para me manter ali.

Era uma mistura gostosa de medo, adrenalina e euforia. Afinal, não é todo dia que a gente escala uma árvore de 50 metros.

Sem dúvida escalar uma árvore é uma experiência única, a vista da copa das árvores é maravilhosa. Chegar no topo e descansar em um dos galhos é uma sensação incrível, foi o ponto alto do passeio.

Depois de aproveitar a vista lá em cima, chegou a hora de descer. A descida é bem mais fácil, o guia troca o equipamento e você desce bem devagar fazendo rapel. Esse equipamento possui um freio anti-pânico, que trava caso seja puxado demais, então não se preocupe que você não vai descer rápido. A descida é lenta e controlada.

escalada-em-árvore

A escalada é feita com, no máximo, 6 turistas por vez, garantindo mais segurança e um atendimento individualizado, além de minimizar o impacto ambiental.

Apesar de a escalada em árvore ser considerada um esporte de aventura, ela é uma atividade totalmente segura e a Amazon Tree Climbing tem como prioridade a segurança dos seus clientes. Todo equipamento utilizado por eles é de ótima qualidade, feito especificamente para escaladas em árvore e certificado pela CE, ANSI ou UIAA. Para garantir a vida útil do material, eles mantém o registro de todas as escaladas e uso das cordas.

Cada corda, mosquetão ou cadeirinha aguenta mais de 2.000 kg, então não precisa ter medo de a corda não agüentar seu peso.

Além disso, a empresa é super preocupada com o meio ambiente e adota práticas de turismo sustentável e preservação ambiental.

Quer mais dicas sobre o que fazer em Manaus? Leia nosso post O que fazer em Manaus

Dicas para a escalada em árvore:

Usar calças compridas e sapatos fechados.

Prender o Cabelo

Levar Repelente e Protetor solar

A escalada em árvore foi uma das experiências mais impactantes que vivi na Amazônia, além de ter um contato com uma fauna e flora diferenciada, é uma atividade que proporciona um sentimento de conquista e superação de limites.

 

3 Comentários
Escreva seu comentário
Comente via facebook
3 Comentários
  1. VERA MOREIRA    01/06/2017 - 11h09

    Olá Dayana,

    Estou muito interessada em fazer a escalada, mas não consigo contato com o pessoal da Amazon Tree Climbing – todos os telefones que consegui através de busca ninguém atende. O site deles está fora do ar.
    Você tem algum contato para passar, por favor.
    Obrigada pelas informações postadas, são dicas imperdíveis.
    Vera

    • Dayana    01/06/2017 - 11h15

      Oi Vera, tudo bem?
      Quem bom que gostou, você vai amar a escalada na árvore, é uma experiência emocionante.
      O telefone do Igor é (92)993014885
      Se você não conseguir contato com ele, me passa seu telefone por email que eu passo pra ele.
      Uma ótima viagem pra você.

    • Dayana    01/06/2017 - 12h00

      Vera, você também pode entrar em contato por esse email: igor@amazontreeclimbing.com
      Procura eles no face e no instagram também.
      Boa Sorte!

Instagram
@seguindo_viagem
css.php