Fechar
Nascer do sol, Trilhas

Trilha Morro Dois Irmãos

10 de junho de 2015

Essa foi a primeira trilha que eu fiz para ver o sol nascer e eu gostei tanto que fiz várias outras depois, como Pedra do Pontal, Pedra do Telégrafo, Pico da Bandeira, Morro das Aranhas em Florianópolis.

Eu fui com o pessoal do Desbravando Rio, um grupo que faz várias trilhas pelo Rio e que conheci através instagram.

O ponto de encontro foi no Vidigal às 4:00h da manhã. Depois que todos chegaram, subimos de carro até bem perto de onde se inicia a trilha.

A trilha do Morro Dois Irmãos é uma trilha de nível fácil se você subir de carro ou moto táxi até o início dela.  Mas se for subir desde a base do Vidigal aí ela pode se tornar bem cansativa.

Na metade da trilha tem um mirante com vista para a Rocinha, um infinito de casinhas coloridas bem coladas uma nas outras.

Nós levamos cerca de 30 minutos para chegar no topo do Irmão maior e chegamos ainda escuro, o que foi legal para ver as luzes da cidade.

Quando chegamos já tinha um grupo por lá e estavam bem animados tocando violão, num clima descontraído e bastante agradável.


Ver os primeiros raios de sol surgindo no horizonte, a cidade acordando ainda naquele silêncio, naquela paz, foi sensacional. Como tudo parece tão tranquilo lá do alto, nem parece a cidade que a gente vê todo dia, com aquele trânsito, aquele caos. Era impossível não se emocionar com a beleza daquele momento. As luzes sendo refletidas no mar revelavam uma paisagem surreal.

A vista do alto do Morro Dois Irmãos é bem completa. Você consegue ver o Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas e as praias de Ipanema e Leblon. Do outro lado dá pra ver a praia de São Conrado e a Pedra da Gávea.

Depois ainda rolou um rapel com essa vista perfeita no fundo.


Como chegar:

Aconselho a ir de ônibus porque é complicado conseguir vaga no Vidigal. Pegue qualquer linha que passe pela Av. Niemeyer ( 177, 382, 360) e desça na entrada do Vidigal. Dali você pode pegar uma kombi ou moto-táxi até o início da trilha, que fica perto do campo de futebol da Vila Olímpica do Vidigal. A trilha é bem marcada e tranquila de fazer.

Se precisar de um guia vá com o pessoal do @desbravandorio. Eles fazem várias trilhas legais no Rio e são muito bacanas.

 

DICAS

Use roupas leves e calçado apropriado para trilha.

Leve bastante água e um lanche.

Não esqueça do protetor solar

Acorde cedo e vá assistir ao nascer do sol lá no Dois Irmãos.

Não tenha medo de fazer essa trilha por estar dentro da favela. Com a instalação da UPP, o Vidigal está mais seguro que muitos lugares na zona sul. Além disso, o Vidigal está bem turístico, com muitos hostels, barzinhos e tem movimento a madrugada toda. No entanto, vale a pena tomar alguns cuidados básicos, como nunca fazer uma trilha sozinho. De preferência vá com alguém que conhece o local e ande em grupo.

0 Comentários
Escreva seu comentário
Comente via facebook
Instagram
@seguindo_viagem
css.php