Fechar
Rapel

Rapel Morro Dois Irmãos

10 de janeiro de 2016

No domingo fomos convidados para fazer um rapel no Morro Dois irmãos pela agência Na Trilha RJ. No grupo estavam as queridas amigas e blogueiras Lu, do @aventurasdalu; Tati, do @tattytoptrips; Ana, do @viagensimperdiveis e Amanda, do @prefiroviajar.

Foi uma manhã muito divertida e de fortes emoções. Nosso ponto de encontro foi no Hotel Sheraton que fica bem pertinho da entrada do Vidigal.

rapel-morro-dois-irmaos-na-trilha-rj-1

Enquanto esperava as meninas chegarem dei uma passada na praia do Vidigal que fica ali do lado, descendo umas escadas. Uma praia quase particular e linda.

rapel-morro-dois-irmaos-na-trilha-rj-2

Nos reunimos com o guia Giovani, que passou algumas orientações sobre a trilha até o topo do Morro Dois Irmãos.
Em seguida caminhamos até a entrada do Vidigal e subimos de moto-táxi até o início da trilha, que fica atrás da quadra de futebol da comunidade. A subida de moto em si já é uma aventura, os caras sobem mega rápido, rsrs, mas é melhor do que subir andando.
A trilha é toda por dentro da mata e dura em torno de 40 minutos.
Na metade do caminho tem um mirante para a favela da Rocinha, onde o pessoal para pra tirar foto e descansar um pouco.
No caminho existem dois pontos de venda de bebidas também, ótimo para fazer uma pausa e beber uma água geladinha.
Chegando no topo, o nosso guia preparava o rapel enquanto admirávamos o visual maravilhoso do Rio de Janeiro. Eu amo essa vista, acho bem completa, com as praias, a Lagoa, o Cristo, é lindo demais!

rapel-morro-dois-irmaos-na-trilha-rj-4

rapel-morro-dois-irmaos-na-trilha-rj-3
Tudo pronto, o guia reuniu o grupo e explicou os procedimentos do rapel. Eu fui a primeira a fazer, coloquei os equipamentos de segurança e iniciei a descida.

rapel-morro-dois-irmaos-na-trilha-rj-5

A sensação é maravilhosa. A emoção do rapel somada com a vista incrível lá de cima é simplesmente sensacional.

Depois de um tempo eu estava ficando até de ponta cabeça. Isso porque o equipamento que eles usam te passa muita segurança.

O Giovani explicou que eles utilizam um tipo de freio especial, o freio ATC com um nó Prussik de backup, o que garante ainda mais segurança durante a descida.

É emocionante, só estando lá para sentir. Vocês precisam experimentar isso! O único problema eu já aviso logo, é viciante. Vocês vão querer fazer rapel em todos os picos possíveis, rsrsrs.

rapel-morro-dois-irmaos-na-trilha-rj-7

Qualquer pessoa pode fazer o rapel e não é preciso ter experiência. O procedimento de descida é bem simples, você vai liberando a corda aos poucos e o peso do seu corpo vai fazendo você descer lentamente. É você que controla a velocidade de descida também. Se você para de liberar a corda,  para de descer também e fica na posição que está.

Muita gente pergunta se é preciso ter força e não, você não usa nada de força. É só técnica mesmo.

Segurança: Ao contrário do que muita gente pensa, o rapel é um esporte muito seguro. Os equipamentos aguentam muitas vezes o nosso peso e tudo é feito com muita cautela.

Então o que você está esperando pra mergulhar nessa aventura?

Dicas úteis:

Quem leva: Na trilha RJ
Tempo de duração: 40 minutos
Nível: Médio
Como chegar: De carro ou de ônibus até a Av Niemeyer na entrada do Vidigal. Depois subir de kombi ou moto táxi até o início da trilha (atrás da quadra de esportes da comunidade)
Use roupas confortáveis e tênis
Leve muita água e um lanche
Não esqueça de recolher seu lixo

0 Comentários
Escreva seu comentário
Comente via facebook
Instagram
@seguindo_viagem
css.php