Fechar
Pedra Azul

Pedra Azul – Domingos Martins

02 de janeiro de 2017

Pedra Azul é um município de Domingos Martins, na região serrana do Espírito Santo, que abriga o principal cartão postal das montanhas capixabas, a Pedra Azul. A Pedra leva esse nome por causa da sua coloração azulada, que varia ao longo do dia, de acordo com a luz do sol.

A região possui forte influência européia, que pode ser observada nas construções típicas, nas festas folclóricas e na gastronomia local.

Como chegar em Pedra Azul

O aeroporto mais próximo é o de Vitória, 42 quilômetros de Domingos Martins.

Pedra Azul fica a pouco mais de 1 hora da capital Vitória. Da rodoviária de Vitória saem ônibus regulares das empresas Águia Branca e Alvorada.

De carro o acesso é pela BR 262, km 89 (Rota do Lagarto).

Onde ficar em Pedra Azul

A hospitalidade e conforto dos hotéis e pousadas são um dos diferenciais do município. Nós ficamos no charmoso Aroso Paço Hotel, contamos nossa experiência no post sobre o hotel.

O que fazer em Pedra Azul

A principal atração da região não podia deixar de ser a Pedra Azul, que dá nome ao local. A imponente formação de granito e gnaisse está a 1.822 metros de altitude e pode ser vista de vários pontos diferentes.

Um dos principais passeios por aqui é explorar as belas vistas da Pedra Azul ao longo da Rota do Lagarto, como é conhecido o belo trecho de 8,5 km da BR 262.

A Rota do Lagarto começa no km 89 da BR 262, em frente à Casa do Turista e rende lindas fotografias.

Casa-do-Turista-Rota-do-Lagarto-Pedra-Azul

 

Parque Estadual da Pedra Azul

Para proteger as riquezas naturais da região foi criado o Parque Estadual da Pedra Azul, um parque com uma rica fauna e diversas trilhas, cachoeiras e piscinas naturais.

O parque possui duas trilhas:

  • Trilha da Pedra Azul – uma trilha de 1.900 metros ida e volta, que leva até a base da Pedra Azul, passando pelo mirante da Pedra Azul e do Forno Grande.
  • Trilha das Piscinas Naturais – uma trilha de 2.500 metros ida e volta, que leva até as piscinas naturais da Pedra Azul. É preciso fazer uma escalada de 97 metros com o auxílio de uma corda.

A região também oferece vários atividades de aventuras, como rafting, bóia-cross, rapel, cavalgada. Nós fizemos rapel numa cachoeira localizada dentro da Pousada Pedra Azul. A pousada é uma graça e tem uma das vistas mais lindas da Pedra Azul, de frente para um lago, onde é possível ver o reflexo da pedra na água.

A pousada é uma graça e nós aproveitamos para curtir o visual enquanto aguardávamos a nossa vez no rapel.

Quem opera o rapel é a empresa Mistura Turismo e Aventura e nós gostamos muito do atendimento e profissionalismo. Tudo é feito com total segurança, utilizando os equipamentos de proteção e eles tem o cuidado de fornecer toucas descartáveis para colocar por baixo do capacete.

Prontas para iniciar a aventura.

O rapel é feito num paredão de 80 metros  ao lado de uma cachoeira e com a Pedra Azul no fundo.
pedra-azul

O visual é lindo e emocionante.

Depois do rapel ainda tem uma tirolesa de 5o metros passando por baixo da queda d’água. É muito bom!

A aventura termina com uma trilha de 15 minutos para voltar ao local de início do rapel. Eu adorei o rapel e recomendo para quem estiver por aqui.

Mas não é só de aventura que vive Pedra Azul, o município é o destino ideal para quem quer curtir o sossego e a paz da região serrana do Espírito Santo.

Com temperaturas médias em torno dos 12 graus, as montanhas capixabas possuem o terceiro melhor clima do mundo, segundo critérios da ONU.

O clima agradável, a beleza dos atrativos naturais, o aconchego das pousadas e a boa mesa fazem da Pedra Azul um destino ideal para suas férias.

 

0 Comentários
Escreva seu comentário
Comente via facebook
Instagram
@seguindo_viagem
css.php