Fechar
Bom Jardim, Mato Grosso

Cachoeira Serra Azul – Bom Jardim

27 de maio de 2017

A Cachoeira da Serra Azul é uma lindíssima cachoeira de águas azuis repleta de peixes. Descubra nesse post todas as dicas sobre o passeio da Cachoeira Serra Azul, em Bom Jardim – Nobres.

Esse é o passeio mais completo de Bom Jardim na minha minha opinião. Você faz trilha, toma banho de cachoeira, nada numa água muito transparente, vê muitos peixes e ainda termina com uma tirolesa super radical.

Administrada pelo SESC Serra Azul, a cachoeira fica na sede do SESC, a 25 km de Bom Jardim. O caminho é um pouco longo e todo feito em estrada de terra.

Para visitar a cachoeira é obrigatório estar acompanhado de guia e ter adquirido o voucher único com alguma agência de turismo, que agendará seu horário. Nosso horário estava marcado para 10h e achei ótimo porque o sol já estava começando a iluminar a cachoeira. Os melhores horários são entre 10h e 13h.

Chegando lá é preciso passar na recepção e pegar os equipamentos para a descida da tirolesa (opcional). Quem não quiser descer de tirolesa pode descer de escada normalmente.

A trilha para a cachoeira tem 800 metros incluindo uma subida de escada. No total são 470 degraus, metade subida e metade descida. Vi várias crianças pequenas por lá, a trilha é bem tranquila.

O visual da cachoeira é belíssimo, uma queda de 46 metros de altura e um poço azul maravilhoso.

No local tem um deck de madeira para deixar os pertences. Para nadar na cachoeira é obrigatório usar colete salva-vidas.

Próximo ao deck fica cheio de peixes e os guias colocam banana na ponta de uma vara para atrair os peixes, que dão verdadeiros saltos ornamentais para pegar a comida, é muito divertido assistir.

A Cachoeira Serra Azul é perfeita para fazer fotos com dome, porque tem a queda gigante do lado de fora e uma água super transparente e com muitos peixes.

A única coisa chata é a obrigatoriedade do uso do colete, pois fica difícil nadar e mergulhar livremente. Acho que deveria ser opcional porque quem sabe nadar já está acostumado a mergulhar nesses lugares. Essa foi a primeira cachoeira que eu vi ser obrigatório o uso de colete. E a cachoeira é uma grande piscina, com algumas partes rasas perto das pedras.

A temperatura da água é muito gostosa, não tão gelada e agradável para nadar. Pena que o tempo de permanência é de apenas 50 minutos por grupo, dá vontade de ficar o dia inteiro.

 

Pode nadar até próximo da cachoeira, mas não é permitido ficar embaixo da queda d’água por questões de segurança, já que a queda é muito forte e existe o risco de tromba d’água.

Essa cachoeira tem um fato muito curioso. Ao lado da queda maior, no lado direito, tem uma pequena nascente de água quente. É impressionante.

O melhor horário para visitá-la é perto das 12h para pegar a cachoeira toda iluminada pelo sol.

Atingido o tempo de permanência na cachoeira, voltamos pela mesma trilha até o ponto da tirolesa. A partir daqui pode descer de tirolesa ou pela escada.

A tirolesa tem 700 metros de comprimento e 40 segundos de duração, chegando a uma velocidade de 60 km/h.

É só pendurar o colete, colocar os equipamentos da tirolesa e curtir a aventura.

A descida de tirolesa é muito legal e emocionante, além de ter um visual lindo. Vale a pena fazer.

Informações Cachoeira Serra Azul

Como chegar

O aeroporto mais próximo é o de Cuiabá, no Mato Grosso. De lá são cerca de 150 km de asfalto até Bom Jardim. É necessário estar de carro para circular pelos atrativos. As agências não disponibilizam transporte.

Importante: Não siga as placas para Nobres e não coloque no GPS, pois o Google maps ainda não está atualizado, mostrando um caminho muito mais longo.

Melhor época

A melhor época é durante a seca, que vai de abril a outubro, sendo junho e julho os melhores meses. Evite a época das chuvas, pois as águas ficam turvas e as estradas ruins.

Preço

O passeio custa R$ 70 e inclui todos os equipamentos de segurança, seguro e acompanhamento de guia.  Não inclui transporte, é preciso estar de carro.

Quem leva

Para fazer os passeios em Bom Jardim é obrigatório adquirir o voucher único em uma das agências de turismo. Fiz esse passeio à convite da agência Guaratur Viagens e recomendo muito o serviço deles. A organização do roteiro ficou todo por conta da Guaratur e facilitou muito a viagem.

Onde ficar

A Pousada Rio Cuiabazinho é uma excelente opção de hospedagem em Bom Jardim, com quartos confortáveis e um delicioso café da manhã. A pousada é novíssima e tem os melhores comentários do Tripadvisor. Tel. (65) 8401-5479

0 Comentários
Escreva seu comentário
Comente via facebook
Instagram
@seguindo_viagem
css.php