Fechar
Bom Jardim, Mato Grosso

Conhecendo as cavernas de Bom Jardim – Nobres na Pousada Akaiá

26 de maio de 2017

Nosso primeiro passeio em Bom Jardim – Nobres foi para conhecer as cavernas situadas na propriedade da Pousada e Agência Akaiá.

A visita é feita com o acompanhamento de um guia que conta a história da origem das cavernas e várias curiosidades. É obrigatório utilizar equipamento de proteção e lanterna.

O local conta com duas cavernas, a Toca dos Quatis e a Gruta Ronco do Bugio, ambas com formações rochosas muito interessantes.

Vista do interior da Caverna

As cavernas foram formadas há milhares de anos, fato observado a partir da espessura das colunas e cavidades em seu interior, que levam muito tempo para chegar ao estado atual.

As cavernas surgiram por esta ser uma área de rochas calcárias. Em contato com a água, as rochas dissolvem-se formando gotas que ficam penduradas na parte superior dando origem às estalactites. As gotas que caem no solo vão acumulando-se umas sobre às outras dando origem às estalagmites. O crescimento das estalactites em oposição ao das estalagmites faz com que muitas vezes elas se unam, dando origem à colunas.

Estalactite e estalagmite crescendo em direções opostas

Quando as gotas de água calcária direcionam-se em movimentos verticais originam-se formações denominadas de véus e travertinas.

 

Formação que se parece com uma mesa, reparem no “copo” que estou segurando.

Logo após o passeio nós experimentamos um delicioso suco de acaiá, um fruto típico da região também conhecido como cajazinho do cerrado. Eles também produzem mousse e cachaça de acaiá.

Atualmente a Fazenda Akaiá está construindo a maior ponte pênsil do mundo construída para pedestres. A ponte contará com 530 metros de vão livre e vai ligar uma montanha à outra. A travessia terá uma visão panorâmica de um vale rodeado pela natureza. Ao fim da ponte uma tirolesa de 500 metros estará aguardando os visitantes.

No local funciona uma pousada que serve de base para explorar as belezas da região de Bom Jardim e são os proprietários que recebem pessoalmente os turistas.

A pousada também conta com uma agência que oferece diversos passeios nos arredores de Bom Jardim, como flutuação, cachoeiras, tirolesa, bóia cross, etc.

0 Comentários
Escreva seu comentário
Comente via facebook
Instagram
@seguindo_viagem
css.php