Fechar
Bom Jardim, Mato Grosso

Dica de passeio em Bom Jardim: Reino Encantado

01 de junho de 2017

O Reino Encantado é um lugar delicioso em Bom Jardim, onde é possível fazer flutuação em águas transparentes e ver muitos peixinhos. O local possui mais de 200 nascentes que formam o Rio Salobra, onde é feita a flutuação por um percurso de 1.200 metros.

O lugar é uma gracinha, com belos jardins floridos e todo decorado com objetos de madeira que remetem ao tema dos rios e peixes da região. O Reino Encantado também possui pousada e restaurante.

O restaurante serve uma deliciosa comida caseira, com carne, frango, peixe, saladas e uma farofa de banana incrível. Se puder almoce aqui quando for fazer o passeio de flutuação, a comida é maravilhosa.

Após o almoço, a pedida é descansar nas redes e curtir a tranquilidade do cerrado.

Para o passeio é preciso colocar os equipamentos de flutuação: colete, botas de neoprene e máscara. A partir daí seguimos por uma trilha até o local da flutuação. Nesse momento leve apenas a câmera subaquática, caso não tenha eles alugam por lá. No caminho observamos algumas nascentes do Rio Salobra.

Chegando lá, ficamos cerca de 30 minutos flutuando no complexo de ressurgências do rio, um fenômeno no qual a água brota do solo com bastante pressão, fazendo seu corpo flutuar com facilidade. É impressionante ver esse fenômeno, a água sai da areia formando várias bolhas, parecendo que a água está borbulhando. É muito interessante.

A cor da água é linda demais, um azul turquesa maravilhoso, além de ser ultra transparente, dá pra ver tudo com muita nitidez. O melhor horário para fazer esse passeio é perto da hora do almoço, quando o sol incide no rio iluminando o local.

Essa foi a parte do passeio que eu mais gostei, é aqui onde fica concentrada a maior quantidade de peixes e é o lugar mais bonito. Aproveite para tirar muitas fotos lindas.

O rio estava cheio de piquira, aqueles peixinhos pequenos que dão aquelas mordidinhas na pele arrancando as células mortas. O problemas das piquiras é que elas mordem os peixes maiores, arrancando suas escamas e isso os afugenta.

Não é permitido colocar os pés no solo, mas pode ficar em pé nos troncos que estão no fundo do rio.

Depois de passados os 30 minutos iniciamos a flutuação pelo Rio Salobra, num percurso de 1.200 metros. Durante o percurso vimos poucos peixes, eles estavam mais concentrados na nascente, mas vimos uma arraia escondida na areia.

Leve roupa seca para trocar depois do passeio

Informações Reino Encantado

Como chegar

O aeroporto mais próximo é o de Cuiabá, no Mato Grosso. De lá são cerca de 150 km de asfalto até Bom Jardim. É necessário estar de carro para circular pelos atrativos. As agências não disponibilizam transporte.

Importante: Não siga as placas para Nobres e não coloque no GPS, pois o Google maps ainda não está atualizado, mostrando um caminho muito mais longo.

O Reino Encantado fica a cerca de 12 quilômetros de Bom Jardim – Nobres.

Atvidades oferecidas

Flutuação, trilhas, almoço.

Melhor época

A melhor época é durante a seca, que vai de abril a outubro, sendo junho e julho os melhores meses. Evite a época das chuvas, pois as águas ficam turvas e as estradas ruins.

Quem leva

Para fazer os passeios em Bom Jardim é obrigatório adquirir o voucher único em uma das agências de turismo. Fiz esse passeio à convite da agência Guaratur Viagens e recomendo muito o serviço deles. A organização do roteiro ficou todo por conta da Guaratur e facilitou muito a viagem.

Onde ficar

A Pousada Rio Cuiabazinho é uma excelente opção de hospedagem em Bom Jardim, com quartos confortáveis e um delicioso café da manhã. A pousada é novíssima e tem os melhores comentários do Tripadvisor. Tel. (65) 8401-5479

Site

http://www.pousadareinoencantado.com/

Essa viagem recebeu o apoio da Agência Guaratur Viagens, mas a opinião expressa aqui reflete a nossa real experiência e compromisso com nossos leitores.

 

 

 

0 Comentários
Escreva seu comentário
Comente via facebook
Instagram
@seguindo_viagem
css.php