Fechar
Bom Jardim, Mato Grosso

Dicas de Bom Jardim – Nobres

25 de maio de 2017

Se você é fã de ecoturismo e turismo de aventura não pode deixar de conhecer Bom Jardim, um lugar repleto de belezas naturais, rios de águas cristalinas, belas cachoeiras e muitas atividades radicais. Confira nesse post as principais dicas de Bom Jardim – Nobres.

Bom Jardim é um distrito de Nobres, localizado a 150 km de Cuiabá, no Mato Grosso.

As atrações de Bom Jardim se parecem com as de Bonito, no Mato Grosso do Sul, com o diferencial de não serem tão conhecidas ainda. Aqui você vai fazer flutuação em rios de águas muito transparentes, ver muitos peixinhos, admirar nascentes de águas azuis, fazer trilhas, tomar banho de cachoeira, andar de tirolesa, visitar cavernas, fazer arvorismo e bóia cross, entre outros.

Dicas de Bom Jardim – Nobres

Nobres costuma levar a fama de Bom Jardim, por ser a sede do município, mas as atrações não ficam em Nobres, ficam na Vila Bom Jardim, a 65 km de de Nobres.

Então quando você for procurar hospedagem procure em Bom Jardim, pois é lá que estão as agências, pousadas e os atrativos.

Como é a Vila Bom Jardim

A vila é bem pequena e muito simples, com uma rua principal de terra batida, algumas pousadas que também funcionam como agências e pouquíssimos restaurantes. Há pouco tempo alguns turistas relatavam que não tinham onde comer.

Em Bom Jardim não pega celular, mas nas pousadas e nos atrativos tem Wi-Fi.

A maioria dos lugares não aceita cartão e lá não tem caixa eletrônico.

Tem um posto de gasolina na vila, não esqueça de abastecer o carro antes de voltar para Cuiabá, pois não existem muitos postos no caminho.

As estradas são todas de terra, mas dá pra andar de carro simples por lá.

Como fazer os passeios em Bom Jardim

O turismo está começando a ganhar forma por lá, principalmente pela organização dos passeios no esquema de voucher único, que você precisa adquirir obrigatoriamente em alguma agência para visitar os atrativos. Isso ajuda a fomentar o turismo de maneira sustentável.

É necessário estar de carro para fazer os passeios, já que o voucher não inclui transporte, apenas acompanhamento de guia local, que irá junto com você no seu carro.

Fiz todos os passeios com a agência Guaratur Viagens, que cuidou de tudo pra mim e elaborou um roteiro muito legal, abrangendo as principais atrações. Gostei muito do atendimento e da organização deles. Chegando em Bom Jardim fui recebida pela querida Rubiane e pela guia Évelin que me acompanhou em todos os passeios.

Como chegar em Bom Jardim

O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Cuiabá, no Mato Grosso. Chegando lá você vai precisar alugar um carro e dirigir até Bom Jardim. É necessário estar de carro lá, porque os atrativos são distantes uns dos outros e as agências não oferecem transporte. A viagem dura cerca de 2 horas e as estradas são asfaltadas e boas.

Uma nota importante: Não coloque o endereço do seu hotel no GPS, pois o Google Maps não mostra a estrada que vai direto para Bom Jardim, ele vai te mandar para Nobres primeiro e depois você terá que percorrer mais 65 km até Bom Jardim. Até pouco tempo a estrada que liga Nobres a Bom Jardim era de terra e foi recentemente asfaltada.

O caminho para se chegar a Bom Jardim é inicialmente o mesmo para a Chapada dos Guimarães, alterando a rota apenas no trevo para Lago Manso (onde há um posto policial), quando deve-se pegar a esquerda. Depois, basta seguir as placas. O trajeto dura cerca de 2 horas.

Saindo de Cuiabá pegue a rodovia Emanuel Pinheiro que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães. No km 16, pegue a esquerda no trevo do Manso e siga 81 km até a Usina do Manso. A partir da Ponte da Usina do Manso, ande cerca de 42 km até o Trevo onde você deverá pegar a direita sentido Vila Bom Jardim e seguir reto aproximadamente 4 km.

Eu aluguei um carro na Movida do aeroporto, uma Fiat Uno que custou 124,00 a diária, usando o seguro do cartão de crédito.

Cheguei de madrugada e esperei amanhecer para pegar a estrada. O caminho é bem tranquilo.

Quando ir

A melhor época para conhecer Bom Jardim é durante a seca, que vai de abril a outubro. Os melhores meses são junho e julho. No período de chuvas, os rios ficam turvos e atrapalha os passeios, além disso as estradas ficam mais difíceis de circular.

Quantos dias ficar em Bom Jardim

Com 3 dias inteiros você consegue fazer todos os passeios. Eu fiquei apenas 2 dias e senti falta de mais 1 dia.

Onde se hospedar em Bom Jardim

Fiquei hospedada na Pousada Rio Cuiabazinho, uma pousada toda novinha e muito confortável. A pousada é muito bem recomendada no Tripadvisor, com muitos comentários positivos.

Dicas de Bom Jardim - Nobres

Pousada Rio Cuiabazinho – Bom Jardim – Nobres

Os quartos são amplos, com ar condicionado, televisão e frigobar. As camas são espaçosas e muito confortáveis.

O café da manhã é muito bom, com pães, bolos, frios, sucos, frutas, geléias, ovos e é servido a partir das 7:30h da manhã.

Dicas de Bom Jardim – Nobres

O que fazer em Bom Jardim:

Cachoeira Serra Azul

Uma belíssima cachoeira de águas azuis e transparentes repleta de peixes. Possui uma queda d’água de 45 metros e ao lado uma pequena nascente de águas quentes.

Dicas de Bom Jardim Nobres

Cachoeira Serra Azul – Bom Jardim – Nobres

Aquário Encantado

Um delicioso poço de água azul turquesa rodeado de vegetação e com vários peixinhos.

Dicas de Bom Jardim - Nobres

Aquário Encantado – Bom Jardim – Nobres

Reino Encantado

No Reino Encantado é possível fazer flutuação no Rio Salobra e observar muitos peixes em suas águas transparentes, além do fenômeno de ressurgência do rio.

Dicas de Bom Jardim - Nobres

Reino Encantado – Bom Jardim – Nobres

Lagoa das Araras

Uma bela lagoa rodeada de vegetação, suas águas refletem as árvores e o céu. No pôr do sol é possível apreciar a bela revoada dos pássaros da região.

Dicas de Bom Jardim - Nobres

Lagoa das Araras – Bom Jardim – Nobres

Dicas de Bom Jardim – Nobres

Fazenda Akaiá

Quem gosta de cavernas vai adorar conhecer a Fazenda Akaiá. No local existem duas cavernas, a Toca dos Quatis e a Gruta Ronco do Bugio, com interessantes formações rochosas. A partir de julho será inaugurada uma ponte pênsil de 530 metros de vão livre, que estará entre as maiores do mundo.

Dicas de Bom Jardim - Nobres

Gruta Ronco do Bugio – Fazenda Akaiá

Estância da Mata

A Estância da Mata disponibiliza alguns passeios de aventura como bóia-cross, tirolesa e arvorismo. O local possui restaurante e área para camping.

Dicas de Bom Jardim - Nobres

Arvorismo Estância da Mata

Mirante do Cerrado

Dicas de Bom Jardim - Nobres

Mirante do Cerrado – Bom Jardim – Nobres

Um local muito agradável para passar o fim de tarde e apreciar o pôr do sol. O local conta com arvorismo e tirolesa, além de uma piscina de borda infinita com uma bela vista do Cerrado.

Dicas de Bom Jardim – Nobres

Onde comer

Restaurante do Chapolin

O Restaurante do Chapolin é um clássico de Bom Jardim. O Chapolin faz questão de receber todos os seus clientes na entrada do restaurante e no meio do jantar ele faz uma aparição todo vestido de Chapolin. A comida é deliciosa e o melhor é ouvir as histórias que ele conta.

Dicas de Bom Jardim – Nobres

O que levar:

Roupas leves, roupa de banho, tênis, protetor solar, repelente, boné

Não deixe de conhecer esse paraíso do ecoturismo, você vai se surpreender com as belezas de Bom Jardim. Compartilhe suas dicas de Bom Jardim nos comentários.

Confira todos os posts de Bom Jardim – Nobres

Hospedagem em Bom Jardim – Nobres

Flutuação no Reino Encantado

Estância da Mata

Lagoa das Araras

Mirante do Cerrado

Cachoeira Serra Azul

Aquário Encantado

Cavernas na Pousada Akaiá

 

0 Comentários
Escreva seu comentário
Comente via facebook
Instagram
@seguindo_viagem
css.php