Fechar
Cachoeira, Ecoturismo, Minas Gerais, Passa Quatro

Cachoeiras de Passa Quatro

26 de dezembro de 2016

Já estive diversas vezes em Passa Quatro, essa pequena cidade da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, mas ainda não conhecia as belas cachoeiras da região. Em nossa última viagem a Passa Quatro, ficamos hospedados no Mira Serra Parque Hotel com o Grupo de Viagem onde passamos a noite de natal.

O Paulinho, amigo da minha irmã que mora na cidade, nos convidou para conhecer as cachoeiras de Passa Quatro e nós ficamos impressionadas por não conhecer esses lugares, já que sempre viajamos pra cá com a nossa família.

Ele conhece tudo por aqui e nos levou para as melhores cachoeiras de Passa Quatro.

Paramos o carro numa portaria e seguimos por uma curta trilha até a primeira cachoeira.

A paisagem do caminho é linda, com todo o visual da Serra da Mantiqueira.

A primeira parada foi na Cachoeira do Andorinhão, uma linda queda d’água que formava uma piscina natural de águas verdinhas e cristalinas. A água era bem transparente e até conseguimos fazer umas fotos com Dome.

A Cachoeira do Andorinhão fica na divisa entre os municípios de Passa Quatro e Itanhandu.

Depois da Cachoeira do Andorinhão voltamos para a portaria e seguimos por outra trilha até um lindo poço de águas verde-esmeralda.

Em seguida fomos até a Cachoeira da Gomeira, que é uma das mais conhecidas da região. Primeiro fomos até a parte alta da cachoeira, paramos o carro na estrada e descemos pela mata. Não tem uma trilha marcada, nós fomos porque o Paulinho conhece muito bem o local. Chegando lá, ficamos admiradas com a vista maravilhosa das montanhas e a queda d’água bem aos nossos pés. O local lembra muito a Janela do Céu, em Ibitipoca.

Logo após, nós voltamos pelo mesmo caminho e descemos pelo meio do mato até chegar na base da Cachoeira. Esse não é o caminho convencional, a trilha para a Cachoeira da Gomeira começa em outro ponto na parte baixa e o percurso tem cerca de 1 km de extensão.

Por esse caminho já era possível ver a queda d’água de longe.

A queda d’água é enorme e muito forte, tomar um banho revigorante na cachoeira.

Adorei conhecer as cachoeiras de Passa Quatro, agora quero fazer a travessia da Serra Fina, considerada a trilha de montanha mais difícil do Brasil.

2 Comentários
Escreva seu comentário
Comente via facebook
2 Comentários
  1. Mary Angela Braz Soares    20/10/2017 - 13h59

    Amei fica perto de Montes Claros? Linda demais

    • Dayana    23/10/2017 - 13h47

      Oi Mary,
      Não é perto não, fica a 840 km de Montes Claros.

Instagram
@seguindo_viagem
css.php