Jalapão, Tocantins

Jalapão – Dia 4 – Fervedouro Bela Vista, Cachoeira das Araras, Morro Vermelho

09 de maio de 2017

Nosso último dia no Jalapão começou com um delicioso café da manhã na Pousada Encanto do Jalapão.

Pousada Encanto do Jalapão

Tomamos nosso café tranquilas numa mesa ao ar livre na beira do rio, um clima muito gostoso.

Depois do café seguimos para o primeiro atrativo do dia, o Fervedouro Bela Vista, o maior do Jalapão e o mais bonito na minha opinião. O fervedouro é bem amplo, cercado de bananeiras e o fundo tem uma cor azul clarinha. É lindo demais, fiquei completamente encantada nesse lugar.

Fervedouro Bela Vista – Jalapão

A principal diferença desse fervedouro é a textura da areia, bem fininha que lembra polvilho. A areia sobe e te envolve de uma forma bem delicada e gostosa. É muito bom.

O Fervedouro Bela Vista conta com área para camping, restaurante que serve almoço e jantar por encomenda, rede de vôlei e banheiros com água quente. Conhecemos uma família de Minas Gerais que estava acampando por lá. Imagina que maravilha acordar ao lado desse paraíso!

Fervedouro Bela Vista - Jalapão

A água do fervedouro é super transparente e o fundo de areia branquinha. A profundidade desse fervedouro pode chegar até 35 metros.

Eu e a Gisela Carvalho de novo.

Última vez do grupo todo reunido. Aqui nos despedimos do grupo da Cerrado Dourado, porque eles tinham que voltar para Palmas cedo por causa do horário do voo da galera.

Fervedouro Bela Vista - Jalapão

Depois do Fervedouro Bela Vista fomos conhecer o Fervedouro do Alecrim, que também é bem grande, mas a cor dele é mais esverdeada.

Fervedouro do Alecrim - Jalapão

Eu acho lindo esse círculo que se forma no meio do fervedouro.

Todos os fervedouros tem tempo máximo de permanência e regrinhas básicas de não entrar com protetor solar, repelente, não retirar areia nem vegetação.

Embaixo d’água aquela transparência de sempre.

Fervedouro do Alecrim - Jalapão

Depois fomos visitar a Cachoeira das Araras, uma linda cachoeira de águas esverdeadas e transparentes. No meio da cachoeira tem um tronco que atravessa os dois lados. Nós ficamos brincando de equilíbrio andando por cima do tronco, era bem divertido.

Cachoeira das Araras - Jalapão

Cachoeira das Araras – Jalapão

A cachoeira tem duas quedas bem fortes e dá pra ir nadando até lá.

A temperatura da água é uma delícia, não é muito gelada. Passamos um bom tempo aqui.

Cachoeira das Araras - Jalapão

Depois da Cachoeira das Araras fomos almoçar num restaurante de comida caipira muito bom. Comemos uma abóbora recheada com legumes que estava divina. Todos esses dias nos alimentamos muito bem e vou sentir saudade dessa comidinha saborosa do Jalapão.

Após o almoço iniciamos nosso retorno para Palmas, mas ainda aproveitamos para parar em alguns pontos de interesse pelo caminho, como a Serra da catedral, que recebeu esse nome devido ao seu formato que lembra uma catedral.

Serra da Catedral - Jalapão

Serra da Catedral – Jalapão

A Serra da Catedral foi referência na música Passarim do Jalapão, de Dorivan: ” teus morros povoaram sonhos, criando mistérios e lendas, desenharam templos em pedras, coisas que eu nem sei cantar…”

Por último fomos conhecer o Morro Vermelho, conhecido também como Morro do Gorgulho. O lugar é um conjunto de formações rochosas vermelhas com diversos e inusitados formatos.

Para chegar lá é preciso seguir por uma pequena trilha e depois subir um trecho com o auxílio de uma corda com uns degraus feitos nas pedras. Vale a pena subir até o topo, o visual é belíssimo.

Morro Vermelho - Jalapão

Morro Vermelho – Jalapão

No caminho para Palmas pegamos esse pôr do sol maravilhoso na estrada.

pôr do sol no Jalapão

Infelizmente a expedição Jalapão chegou ao final, voltamos para nossas casas com a certeza de ter conhecido um dos lugares mais incríveis do Brasil.

Obrigada Jalapão Selvagem por essa viagem inesquecível!

Informações:

Jalapão Selvagem

Site: https://www.jalapaoselvagem.com/

Telefone: 63 – 8401-4222

Email: jalapaoselvagem@gmail.com

Confia todos os posts do Jalapão: