Fechar
Palmas

O que fazer em Palmas – a capital do Tocantins

10 de maio de 2017

Vai para o Jalapão e tem algumas horinhas em Palmas? Saiba o que fazer em Palmas nesse post.

Palmas é a mais nova capital do Brasil, fundada em 20 de maio de 1989, após a criação do estado do Tocantins pela Constituição de 88.

o que fazer em Palmas

Praça dos Girassóis

A capital foi toda planejada nos mesmos moldes de Brasília.

Palmas é a capital mais quente do Brasil e você notará isso ao caminhar por lá. A estação chuvosa vai de outubro a abril, com temperatura média de 26 °C, e a seca vai de maio a setembro.

Conheci Palmas durante minha viagem ao Jalapão. Cheguei um dia antes da saída da expedição de 4 dias pelo Jalapão com a Jalapão Selvagem e aproveitei para conhecer a Praça dos Girassóis e a Praia da Graciosa.

Fiquei hospedada no Hotel Jardim do Porto, um hotel simples e com ótimo preço bem próximo da Praça dos Girassóis.

O que fazer em Palmas

A Praça dos Girassóis é visita obrigatória em Palmas, afinal ela é a maior praça da América Latina e a segunda maior praça urbana do mundo.

Com 571 mil metros quadrados, a Praça dos Girassóis perde apenas para a Praça Merdeka, em Jacarta, na Indonésia.

A praça é um lugar bem agradável para passear, rodeado de muito verde, monumentos, museus e muito simbolismo. Passei a manhã inteira visitando cada cantinho, entrei nos museus e foi uma verdadeira aula de história e geografia.

A Praça dos Girassóis é a sede dos três poderes públicos estaduais e das Secretarias de Governo.

o que fazer em Palmas

Palácio Araguaia

Imperdível visitar o Palácio Araguaia, que é a sede do Poder Executivo. O Palácio oferece visita guiada e na recepção você ganha um livrinho que explica cada atrativo da Praça dos Girassóis.

o que fazer em Palmas

Palácio Araguaia

Logo no Hall de Entrada tem um desenho de uma Rosa dos Ventos no chão. Ela marca o Centro Geodésico do Brasil, ou seja, o ponto central do país. Significa que esse ponto está a uma mesma distância entre os extremos do nosso país: norte-sul e leste-oeste.

Rosa dos Ventos - Centro Geodésico do Brasil

Rosa dos Ventos – Centro Geodésico do Brasil

No meio da Praça está o Monumento do Centro Geodésico do Brasil, uma enorme Rosa dos Ventos pintada no chão. No centro da Rosa dos Ventos está o Monumento à Bíblia.

Centro Geodésico do Brasil

Centro Geodésico do Brasil

Existem também outros símbolos e pinturas desenhados no chão, representando as etnias indígenas do Brasil.

A Praça deve ser bem interessante vista do alto, porque dá pra ver melhor esses desenhos no chão.

Memorial Coluna Prestes

O Memorial Coluna Prestes é um Memorial que homenageia a Coluna Prestes e a sua passagem pelo território tocantinense entre os anos de 1920 e 1930. O Memorial é uma obra de Oscar Niemeyer, o que nota-se pela presença das curvas sinuosas, características do arquiteto.

Memorial Coluna Prestes

Memorial Coluna Prestes

 

A rampa de acesso à entrada e a escultura de bronze possuem a cor vemelha, que representa o sangue derramado pela pátria e a forma de foice simboliza o comunismo defendido por Prestes.

Memorial Coluna Prestes

Memorial Coluna Prestes

Lá dentro tem uma exposição com fotografias, documentos e objetos que contam a história da Coluna Prestes.

Monumento à Bíblia

É um monumento ecumênico que faz homenagem à liberdade de cultos e credos no Brasil. A escultura tem a forma de um homem com os braços estendidos sustentando ao céu a Bíblia Sagrada, onde se lê a escritura “Deus enviou seu filho não para condenar, mas para salvar o mundo” (João 3:17).

Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana

A obra é uma homenagem aos dezessete militares e um civil que se rebelaram em 1922 insatisfeitos com a República Velha. Eles pediram o fim das oligarquias no poder. A escultura que carrega a bandeira à frente do grupo é uma homenagem ao tenente Siqueira Campos, líder do levante do Forte de Copacabana, a quem se credita a frase “À Pátria, tudo se deve dar, nada se deve pedir, nem mesmo compreensão”, que pode ser lida à frente do monumento.

Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana

Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana

Detalhe para a calçada que faz referência à Avenida Atlântica, em Copacabana.

Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana

Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana

O que fazer em Palmas

Monumento Súplica dos Pioneiros

Homenagem aos primeiros moradores de Palmas e que ajudaram a construir a capital.

As estátuas estão voltadas para o leste, em posição de agradecimento pela oportunidade de conquistar e construir a vida nova no novo Estado. O carneiro foi o animal escolhido para expressar o sentimento religioso do povo tocantinense.

Monumento Súplica dos Pioneiros

Monumento Súplica dos Pioneiros

Relógio de Sol

É considerado o maior relógio de sol horizontal do Brasil, com seis metros de altura e sessenta metros de diâmetro. É formado pelo mostrador que fica no chão e é feito de pedras portuguesas. As linhas que indicam horas e meses são de cor preta. Durante a noite, o Relógio de Sol de Palmas ganha outra função. Ao observar o céu, com a ajuda da haste do ponteiro podemos ver a movimentação da constelação do Cruzeiro do Sul, que gasta cerca de uma hora para girar em torno do eixo.

Relógio de sol

Relógio de sol

Depois de passear pela Praça dos Girassóis fui almoçar no shopping que fica bem em frente.

O que fazer em Palmas

Praia da Graciosa

Mais tarde fui até a Praia da Graciosa para ver o pôr do sol, que todo mundo recomenda demais. Estava um pouco nublado e não deu pra ver direito, mas dizem que é espetacular. O sol se põe na Lagoa de Palmas.

Praia da Graciosa - Palmas

Praia da Graciosa – Palmas

A Praia da Graciosa é a principal praia de Palmas, tem algumas barracas com o telhado de palha que eu acho bem bonitinho, alguns barzinhos e restaurantes.

Do píer da Praia da Graciosa é possível pegar um barco até a Ilha da Canela.

Achei bem interessante conhecer a capital de Tocantins, dá pra ver o principal em algumas horas e você pode encaixar essa visita na ida ou na volta da sua expedição ao  Jalapão.

Tem alguma dica sobre o que fazer em Palmas? Compartilhe conosco.

 

 

0 Comentários
Escreva seu comentário
Comente via facebook
Instagram
@seguindo_viagem
css.php