Fechar
Caribe, México, Praia, Tulum

Tulum e Playa Paraiso

19 de março de 2014
Uma enigmática cidade Maya emoldurada por um infinito mar azul turqueza, formando uma paisagem inacreditavelmente bela. Essa é Tulum, o primeiro centro urbano da civilização Maya descoberto pelos espanhóis no século XVI e o único sítio construído à beira mar. Reconhecida por suas milenares edificações, foi uma importante porta marítima e comercial na época, exportando produtos como mel, algodão e sal.
 
Como chegar
É bem fácil chegar em Tulum a partir de Playa. Na rodoviária de Playa saem ônibus  da empresa ADO para Tulum  de hora em hora, por 70 pesos. Outra opção é pegar os colectivos (van) que passam toda hora pra lá. Fui de ônibus ADO, a viagem dura cerca de 1 hora e o ônibus é super confortável, passa até um filminho pra distrair.  A primeira parada do ônibus é nas Ruínas Maias. O ônibus deixa os passageiros na beira da Estrada e é necessário realizar uma caminhada de 15 a 20 minutos até a entrada do sítio aqueológico. No meio do caminho  muitas pessoas te oferecem passeios de barco com snorkel. Não feche ainda, pois na praia mesmo você pode negociar o passeio.
O centrinho  de Tulum (Pueblo) é mais afastado das ruínas e é onde ficam os principais hostels, restaurantes e lojas. Para chegar até o centrinho, uma boa opção é alugar uma bike por ali mesmo e visitar o centrinho se quiser. Eu acabei não indo porque passei a tarde na praia.
O ideal é chegar o mais cedo possível no sítio arqueológico, pois mais tarde o lugar fica muito cheio de turistas , além de fazer muito calor.
Ruínas de Tulum
A entrada do sítio custou 57 pesos. Eu não contratei guia, mas quem quiser pode contratar na entrada das ruínas. O dia estava lindo e fazia muito calor. Chapéus e protetor solar são indispensáveis.
Fiquei cerca de 1 hora e meia caminhando pelas ruínas e admirando aquela imagem surreal, dá vontade de ficar o dia todo ali contemplando aquelas cores fantásticas, mas eu ainda queria visitar as praias.
Não deixe de descer as escadas e visitar a praia que fica na base das ruínas.
Ruínas de Tulum
 Tulum
A famosa construção que aparece nos cartões postais de Tulum é a Pirâmide El Castillo, onde os maias faziam sacrifícios em oferenda aos seus deuses.

Uma boa forma de aproveitar Tulum é conjugar a visita às ruínas com uma caminhada até a Playa Paraíso. Basta caminhar uns 15 minutos na mesma estradinha da entrada da zona arqueológica até chegar numa entradinha para as praias públicas. Chegando na praia fui presenteada com esse visual maravilhoso.

Logo na entrada da praia fechei um passeio de lancha para tirar a foto com a pirâmide El Castillo no fundo e fazer snorkel. O passeio valeu mais pela foto e pela vista das ruínas do que pelo snorkel.
Tulum
Depois do passeio, que durou cerca de 1 hora e meia, continuei minha caminhada em busca da famosa Playa Paraíso. Não é difícil perceber que achamos a praia por conta dos belos coqueiros inclinados e da infraestrutura montada na areia.
Depois de aproveitar a tarde na Playa Paraiso, não esqueça que até o local do ônibus / vans ficou um pouco distante, cerca de 30 minutos caminhando, então se programe caso já tenha comprado a passagem de volta no ônibus. Tem vários taxis na estradinha também se não quiser caminhar.
Caso queira aproveitar mais a praia sem se preocupar com o horário dos ônibus, sugiro não comprar a passagem de volta de ônibus, pois você pode voltar tranquilamente de van, que sai a todo instante. O ponto das vans fica próximo do ponto onde você desembarcou do ônibus. Eu acabei comprando a ida e a volta na rodoviária, saí de Tulum às 17:25h, mas queria ter ficado um pouco mais. Pra quem está em Playa, recomendo fortemente que vá e volte de van (colectivos) pois são mais baratos e saem a toda hora e são bem confortáveis.

Resuminho:

Chega-se facilmente em Tulum de ônibus ADO ou vans. Vá e volte de van, é mais barato e mais prático. Assim você não se preocupa com  horário da volta e fica o tempo que quiser.
A zona arqueológica abre às 8h. Se programe para chegar nesse horário e pegar o sítio vazio e com o sol mais ameno.
A entrada custa 57 pesos.
Em 1 hora e meia a 2 horas dá pra conhecer tudo com calma, pois o sítio é pequeno.
Faz bastante calor em Tulum, use roupas bem leves, leve água, protetor solar e chapéu.
Combine as ruínas com as praias públicas das proximidades. A Playa Paraiso é imperdível.
Faça o passeio de lancha para ter uma vista panorâmica da Pirâmide El Castillo.
Alugue uma bicicleta e vá até o centrinho (pueblo), onde estão os restaurants e pousadas.

 

1 Comentário
Escreva seu comentário
Comente via facebook
1 Comentário
  1. […] da aula fomos visitar as ruínas de Tulum, um lugar mágico que tive a oportunidade de conhecer em 2014 na viagem que eu fiz para essa […]

Instagram
@seguindo_viagem
css.php