Fechar
California, Estados Unidos

Lassen Volcanic National Park

30 de junho de 2017

Nosso segundo destino na California foi o Lassen Volcanic National Park, um parque nacional pouco explorado da California repleto de trilhas, lagos, vulcões, atividades geotérmicas e paisagens cinematográficas.

O Lassen Volcanic é uma das poucas áreas do mundo onde são encontrados todos os quatro tipos de vulcão existentes: cúpula, escudo, cinder cone e strato.

Um dos principais atrativos do parque é o Lassen Peak, o maior vulcão de cúpula do mundo e que dá nome ao parque. É possível subir o Lassen Peak e ter uma vista panorâmica de todo o parque.

O parque é belíssimo, cercado de montanhas nevadas, vulcões fotogênicos, lagos maravilhosos e pinheiros por toda parte.

O Manzanita Lake é um dos principais cartões postais do parque e de onde se tira a foto do lago com o Mt. Lassen no fundo. Uma boa pedida é alugar um caiaque e remar pelo lago.

Nós acampamos por 2 noites no parque e fizemos algumas trilhas por lá. O parque possui várias áreas de camping, algumas com mais infraestrutura que outras. Nós acampamos no Manzanita Lake Campground e a infraestrutura era excelente, com lojas, lavanderia e ótimos banheiros com água quente que funcionam com token, uma moeda que você compra e insere na máquina do chuveiro.

Na Camper Store vendia vários souvenirs, roupas de frio e demais utilidades de camping, além de comidas e bebidas em geral.

Cada área de camping tinha uma mesa grande, uma churrasqueira e um locker para guardar as comidas. É proibido deixar qualquer comida fora do locker porque o cheiro atrai os ursos. O descumprimento dessa regra é penalizado com uma multa altíssima.

Nosso camping no Lassen Volcanic

O camping era todo rodeado por pinheiros gigantes e as pinhas caídas no chão serviam de combustível para a nossa fogueira.

Nós fizemos duas trilhas no parque, Crags Lake e Cinder Cone. Existem várias outras trilhas e lugares interessantes, mas algumas estavam fechadas por causa da neve, como o Bumpass Hell, uma das trilhas mais procuradas do parque que leva até uma área de piscinas borbulhantes de larvas do vulcão.

A primeira trilha que fizemos foi para Crags Lake, um lago de cor esmeralda cercado de pinheiros e com as montanhas nevadas ao fundo. A trilha foi bem tranquila, cerca de 6 km planos a maior parte do tempo. Chegando lá ficamos completamente admirados com a beleza do lugar.

A cor da água era surreal, mas estava congelante.

A segunda trilha foi o Cinder Cone, um vulcão ativo de 230 metros, com uma subida bem íngreme feita num solo vulcânico cheio de pedrinhas. Era como pisar na areia, a caminhada foi bem difícil e nós fizemos com o auxílio de bastões de trekking. Fazia muito calor durante a subida, mas ao chegar lá em cima o ventava bastante e fazia frio. Ao chegar no topo avistamos a surpreendente cratera do vulcão e ficamos completamente maravilhados.

É possível descer até a base da cratera e sentir como é estar dentro de um vulcão.

A vista do topo do Cinder Cone é surreal, dá pra ter uma boa ideia da dimensão do parque.

Do topo do Cinder Cone é possível observar as Painted Dunes (dunas pintadas), que são campos de pedra-pomes multicoloridas formadas pela oxidação das cinzas vulcânicas provenientes da última erupção do vulcão.

Depois da trilha assitimos a um lindo pôr do sol no lago.

Informações

Clima

O Lassen Volcanic está situado numa das regiões mais frias da Califórnia e recebe cerca de 10 metros de neve por ano. Mesmo no verão espere temperaturas baixas durante a noite e leve bastante roupa de frio.

Quando ir

Para pegar a maioria das trilhas abertas e aproveitar os lagos, vá no verão, de julho a outubro.

Quanto tempo ficar

Fique pelo menos 2 noites para fazer as principais trilhas do parque.

Como chegar

O Lassen Volcanic National Park fica no norte da Califórnia, a cerca de 4 horas de carro de San Francisco, próximo da fronteira com o Oregon. O parque é acessível pelas Highway 36 e 44.

Para quem quiser saber mais sobre o Lassen Volcanic National Park, o site Visit California tem bastante informação em português.

1 Comentário
Escreva seu comentário
Comente via facebook
1 Comentário
  1. […] de acampar duas noites no Lassen Volcanic National Park, seguimos viagem para Carmel, onde pernoitamos num ótimo apartamento alugado pelo […]

Instagram
@seguindo_viagem
css.php