Bariloche, Bike, Lago

Circuito Chico de bicicleta

01 de agosto de 2016

Eu e minha irmã amamos bicicleta e adoramos saber que dava para fazer o Circuito Chico pedalando. Reservamos o dia inteiro para fazer o Circuito Chico de bike. O Circuito possui 25 km de muitas subidas e descidas. É preciso ter disposição e muito fôlego, mas o visual compensa com certeza. O que eu mais gosto é da liberdade de fazer tudo no meu ritmo, parar onde quero, ficar o tempo que eu quiser nos lugares e a sensação de explorar o lugar com as minhas próprias pernas.

O Circuito Chico é o passeio mais tradicional de Bariloche. Normalmente é feito de ônibus ou van e vai parando nos mirantes para tirar foto e tal. Quando soubemos que dava para fazer de bicicleta não tivemos dúvida que era perfeito para nós.

circuito-chico-de-bicicleta-bariloche-15

Fomos de ônibus até o km 18 (uma parada depois do Cerro Campanario) que é onde inicia o Circuito Chico. Bem em frente à parada de ônibus tem uma casa rosa onde alugam bicicleta, mas nós alugamos na Cordillera que fica um pouco mais à frente e estava mais barato.Além disso, fechava 1 hora mais tarde que a outra.

Alugamos a bike por 250 pesos o dia todo. Começamos o circuito às 11:00h e só entregamos a bike perto da hora de fechar, às 19h.

Fizemos o Circuito no sentido anti-horário começando no km 18. Nossa primeira parada foi no Puerto Pañuelo, local de onde saem os passeios de barco para Puerto Blest e Isla Victoria. Aproveitamos para pegar informações sobre o horário dos passeios, que saíam às 10h e às 13h. Lá no porto mesmo tem o quiosque da Turisur, empresa que faz os passeios de barco. O preço é o mesmo vendido pelas outras agências. Dá pra chegar de ônibus aqui também.

Em frente ao Porto está o famoso Hotel LlaoLlao, um lindo resort 5 estrelas com uma vista maravilhosa. Dá pra subir lá de bike e tirar umas fotos bem legais lá em cima.

circuito chico de bicicleta bariloche

Lindas tulipas no jardim do hotel.

circuito-chico-de-bicicleta-bariloche-17

circuito-chico-de-bicicleta-bariloche-10

Um dos belos mirantes do Hotel Llao Llao

circuito-chico-de-bicicleta-bariloche-16

Continuando o trajeto do Circuito Chico, ingressamos no Parque Municipal Llao-Llao, um parque enorme com várias trilhas por dentro dos bosques, lagos e mirantes lindos.

Algumas trilhas só podem ser feitas à pé e outras pode ir de bike. O dono da Cordillera nos recomendou ir até a Villa Tacul, que dá pra ir de bicicleta e onde tem uma praia bem bonita e depois fazer a trilha do Cerro LlaoLlao.

E foi o que fizemos, pegamos a estrada de terra que vai até a Villa Tacul. A estrada de terra é mais cansativa, com algumas subidas mais íngremes.

Chegando lá, ficamos apaixonadas pelo lugar. Uma praia linda de frente para a montanha nevada. A praia tem uma boa área para fazer picnic. circuito-chico-de-bicicleta-bariloche-2

circuito-chico-de-bicicleta-bariloche-3

circuito-chico-de-bicicleta-bariloche-18

circuito-chico-de-bicicleta-bariloche-19

circuito-chico-de-bicicleta-bariloche-20

circuito-chico-de-bicicleta-bariloche-21 Ficamos um tempo descansando por aqui e depois seguimos de bike até o início da trilha do Cerro LlaoLlao. Dali em diante é à pé mesmo. A trilha é íngreme e tem a duração de 40 minutos. Chegando lá em cima uma vista lindíssima dos lagos e da Cordilheira. Visual maravilhoso.

circuito-chico-de-bicicleta-bariloche-4

circuito-chico-de-bicicleta-bariloche-5

circuito-chico-de-bicicleta-bariloche-6

circuito-chico-de-bicicleta-bariloche-22   circuito-chico-de-bicicleta-bariloche-11

circuito-chico-de-bicicleta-bariloche-28

circuito-chico-de-bicicleta-bariloche-13

Descemos, pegamos as bicicletas e seguimos até a estrada asfaltada.

Nossa próxima parada foi no Lago Escondido. No meio da estrada tem uma placa indicando Lago Escondido, é preciso seguir por uma trilha dentro da mata que pode ser feita caminhando (20 minutos) ou de bicicleta (10 minutos). O Lago Escondido é lindo e um lugar delicioso para um descanso.

circuito-chico-de-bicicleta-bariloche-8

Em seguida continuamos nosso percurso parando em alguns mirantes. Primeiro paramos no mirante da Bahía Lopez.

circuito-chico-de-bicicleta-bariloche-24

Aqui tinha uns meninos andando de longboard e eu, claro, pedi para dar uma voltinha. Foi incrível, preciso aprender para fazer isso mais vezes.

circuito-chico-de-bicicleta-bariloche-23

Nossa última parada foi num lugar chamado Punto Panorámico, de onde se tem uma vista bem abrangente dos lagos e é o ponto mais alto do circuito.

circuito-chico-de-bicicleta-bariloche-9

circuito-chico-de-bicicleta-bariloche-27

Depois desse ponto vinha uma descida mega rápida e deliciosa. Era o fim dos 25 km do belo Circuito Chico. Devolvemos as bicicletas e ganhamos um chocolatinho delicioso como recompensa. Foi uma experiência incrível.

Considerações Finais: Quem gosta de pedalar, vai amar fazer o Circuito Chico de bicicleta. É bem cansativo, com muitas subidas pesadas, mas intercaladas com várias descidas para dar uma descansada nas pernas. São 25 km, é pesadinho, mas nada impossível. Com tanta paisagem linda você nem sente. O visual é incrível e a liberdade de poder parar onde quiser, o tempo que quiser é tudo de bom.

Use roupas leves e calçados apropriados.

Leve bastante água e um lanche

Faça pausas para descanso sempre que precisar

Aprecie as belezas do caminho e cuide da natureza, traga seu lixo de volta