Fechar
Neve, Santiago

Como é o passeio Cajón del Maipo e Embalse El Yeso – Santiago

08 de agosto de 2018

Um dos passeios mais procurados em Santiago é o Passeio Cajón del Maipo e Embalse El Yeso, uma região próxima da Cordilheira dos Andes, que revela uma das paisagens mais bonitas do Chile. Saiba como é o passeio Cajón del Maipo e Embalse El Yeso lendo esse post.

Como é o passeio Cajón del Maipo e Embalse El Yeso - Santiago

Esse passeio era o mais aguardado dessa viagem para Santiago. Já tínhamos visto várias fotos do lugar e estávamos muito ansiosas para conhecer.

Cajón del Maipo é o nome da região do Vale do Rio Maipo, formada por pequenos vilarejos e cercada pela Cordilheira dos Andes. A principal cidade dessa região é San Jose del Maipo, onde fizemos uma parada ao final do passeio.

O grande atrativo de toda essa região é o Embalse El Yeso, uma represa gigante aos pés da Cordilheira com um tom que vai do verde esmeralda a azul turquesa dependendo da época. O Embalse El Yeso é alimentado pelo Rio Yeso, um dos afluentes do Rio Maipo e foi construído para abastecer Santiago de água, sendo hoje seu principal reservatório.

Cajón del Maipo está a 110 km de Santiago e a viagem até lá dura cerca de 2h30m. Parte da estrada não é asfaltada e no inverno pode ser difícil circular por lá, principalmente se nevar muito. Algumas agências não fazem esse passeio no inverno por conta das dificuldades de chegar até lá.

No dia anterior tinha chovido em Santiago e ficamos preocupadas se teria o passeio, mas a nossa agência, Chile Tour Br, checou as condições e confirmou a nossa saída.

Um detalhe importante é que o Embalse El Yeso está localizado a 2500 metros de altitude, por isso lá faz muito frio. Por isso, se for no inverno, invista nas roupas térmicas, como segunda pele, calça e casaco corta-vento, um bom calçado impermeável, gorro, meia quentinha e luva impermeável.

Veja também: Dicas de Santiago – Tudo o que você precisa saber sobre a capital Chilena

Cajón del Maipo e Embalse El Yeso

Fizemos esse passeio com a Chile Tour Br que nos pegou no hotel bem cedinho às 6:40h da manhã. Seguimos viagem por 1 hora até um local para alugar roupas de frio, tomar café e ir ao banheiro.

Cajón del Maipo e Embalse El Yeso

Chegamos nessa parada com o dia amanhecendo ainda e estava muito frio.

Aqueles que não estavam com roupas adequadas puderam alugar aqui. Eu achei o aluguel das peças bem carinho, precisei alugar uma luva e paguei 5.000 pesos. As outras peças estavam 8.000 pesos cada. Vale mais a pena comprar essas roupas e já guardar para as próximas viagens.

A Decathlon tem uma boa variedade de roupas térmicas, mas se quiser economizar ainda mais, procure pelos brechós que ficam no final do Paseo Bandera, sentido Mercado Central.

Depois de equipados seguimos em direção ao Embase el Yeso. A van nos deixa num ponto a partir do qual temos que ir caminhando. São 30 minutos de caminhada até o local e a trilha toda tem 6km (ida e volta). Dependendo das condições, o caminho pode se tornar um pouco escorregadio, por isso é importante usar calçados apropriados, com solado anti-derrapante, e andar com bastante cuidado.

Embalse El Yeso

Quando fomos, o caminho inteiro estava todo coberto de neve e foi até mais tranquilo andar porque a neve estava bem fofinha. Já na volta,  uma parte do caminho era só lama porque a neve já tinha derretido.

Cajón del Maipo e Embalse El Yeso

Uma das vantagens de ir com a Chile Tour Br é que nós fomos um dos primeiros a chegar lá e pegamos o caminho bem limpinho e sem muita gente. O guia era bastante atencioso e cuidadoso conosco.

O caminho é muito bonito, as cordilheiras bem pertinho cobertas de neve e o lago formam um cenário arrebatador.

Embalse El Yeso

Se você der a sorte de pegar um dia sem vento, verá que a represa forma um belíssimo espelho d’água refletindo as montanhas. Infelizmente não pegamos ele assim.

A paisagem muda de acordo com a estação. No inverno as montanhas ficam cobertas de neve. Já no verão, as montanhas ganham lindos tons terrosos. São cenários completamente diferentes, mas igualmente lindos.

Cajón del Maipo e Embalse El Yeso

Dica: Não pare logo no início do lago, onde todo mundo para, continue caminhando e você vai se surpreender ainda mais com a beleza do lugar.

Cajón del Maipo e Embalse El Yeso

Ficamos cerca de 1 hora admirando as cordilheiras de pertinho e depois voltamos. No caminho da volta tinha até um bonequinho de neve.

Boneco de Neve - Embalse El Yeso

Boneco de Neve – Embalse El Yeso

Toda a região de Cajón del Maipo é muito procurada por quem gosta de esportes, como trekking, mountain bike, kayak. Quando estávamos andando por lá, vimos algumas pessoas de bicicleta e também de kayak.

Na chegada, um picnic delicioso nos aguardava. Na mesa tinha queijos, salame, salgadinhos, água, suco e vinho. Os queijos estavam deliciosos, em especial o queijo philadelphia com molho shoyu e gergelim, que comemos com biscoitinhos salgados.

Picnic no Embalse El Yeso

Picnic no Embalse El Yeso

Fizemos um brinde, comemos os snacks e depois partimos para a próxima parada.

Picnic no Embalse El Yeso

Fizemos uma parada no caminho para tirar foto dessa bela paisagem dos cânions .

A última parada do tour é na fofinha cidade de San José de Maipo. Ficamos passeando pela pracinha, olhando as barraquinhas de artesanato e comendo empanadas.

San José de Maipo

San José de Maipo

No meio da praça tinha uma banda formada por 2 crianças e seu pai. Eles estavam tocando rock e todo mundo ficou encantado com o talento das crianças.

A praça é muito fofinha e estava bem movimentada, gostei dessa parada que fizemos aqui.

Depois chegou a hora de voltar para Santiago com as lembranças desse lugar encantador na memória.

Vale muito a pena visitar Cajón del Maipo mesmo no inverno, quando muitas agências não fazem o passeio. O importante é contratar uma agência de confiança que irá realizar o passeio com toda segurança.

Nós fizemos o passeio para Cajón del Maipo a convite da agência Chile Tour Br.  Apesar disso, todas as informações relatadas aqui expressam nossa opinião sincera sobre as experiências vividas.

 

 

Reserve sua viagem conosco

Se você gostou do nosso conteúdo, ajude a manter o blog planejando sua viagem através dos nossos links. Ao utilizar nossos links durante a reserva do seu hotel, compra do seguro viagem e demais serviços você gera uma pequena comissão para o blog. Você não paga nada a mais por isso e ainda nos motiva a continuar compartilhando nossas dicas aqui. Todos os serviços citados aqui são os que nós usamos em nossas viagens e são de nossa confiança.
Fique por dentro das promoções de passagens
Reserve seu hotel no Booking
Ganhe R$130,00 de desconto no Airbnb
Ganhe 5% de desconto no Seguro Viagem
Adquira seu chip de internet 4G
Alugue seu carro com desconto
Compre seu ingresso antecipadamente

Baixe Grátis o e-book Como Viajar Gastando Pouco

Livro Como Viajar Gastando Pouco

1 Comentário
Escreva seu comentário
1 Comentário
  1. […] AnteriorVoltar para homePróximo […]

Instagram
@seguindo_viagem
css.php