Guiana, Lethem

Compras em Lethem na Guiana

08 de novembro de 2017

Lethem é uma cidade da Guiana Inglesa que faz fronteira com o Brasil pelo estado de Roraima. Com fácil acesso a partir de Boa Vista, pela BR- 401, a cidade atrai muitos brasileiros para compras, pelos ótimos preços das mercadorias. Saiba nesse post como é fazer compras em Lethem na Guiana.

Lethem – Guiana

Pra mim, só de ter a oportunidade de cruzar a fronteira e estar em outro país já era o suficiente para me levar até lá. Afinal, só de poder visitar um país diferente já vale a viagem para conhecer um pouco da cultura local, curiosidades e costumes.

Uma das coisas que eu acho mais legal de Boa Vista é essa proximidade com dois países, a Guiana e a Venezuela. Eu já estive na Venezuela quando fui ao Monte Roraima, em Santa Elena de Uairém em abril desse ano e agora tive a oportunidade de conhecer também a Guiana.

Compras em Lethem

A Guiana é o único país da America do Sul que fala inglês. É um inglês diferente meio engraçado. Lá se dirige pela mão inglesa (a cadeira do motorista é do lado direito do carro e dirigi-se pelo lado esquerdo da pista, ao contrário do Brasil). Por lá você encontra várias coisinhas diferentes para comprar que não tem aqui no Brasil ou que é muito mais caro, como por exemplo o Pancake Syrup, uma calda doce que se usa nas panquecas.

Pancake Syrup

E eu gostei bastante da experiência, é tão raro a gente conseguir fazer isso aqui no Brasil, diferentemente da Europa onde você cruza vários países de ônibus e trem. Então, se você estiver em Boa Vista aproveite para conhecer Lethem, na Guiana e também Santa Elena de Uairém, na Venezuela.

Como é Lethem

Lethem é bem pequena, possui apenas 5 mil habitantes. As ruas são de terra e as lojas ficam ao longo da rua. Dá pra fazer tudo à pé, apesar do forte calor que faz por lá.

compras em lethem na Guiana

A principal atração de Lethem é fazer compras nas várias lojas espalhadas pela rua principal. Os preços são muito atrativos realmente e você encontra de tudo um pouco.

Os principais produtos que você vai encontrar em Lethem são itens para casa, decoração, roupas, calçados, bolsas, malas, brinquedos, alguns eletrônicos, maquiagem, materiais de camping, como barracas, mochilas.

Compras em Lethem

Lá não tem transporte público, apenas alguns táxis que circulam pela cidade.

Como chegar em Lethem

É bem fácil chegar em Lethem a partir de Boa Vista. O acesso é pela BR-401 até a cidade de Bonfim, que é a última cidade brasileira antes da fronteira com a Guiana. A estrada é muito boa e o tempo de viagem é cerca de 1:15h. As duas cidades são separadas pelo rio Tacutu por uma ponte.

Da rodoviária partem ônibus para Bonfim da empresa Amatur. A ida é em dois horários. às 7h e às 9h. O retorno é às 14h e às 16h. O valor da passagem ida e volta promocio O ônibus para na rodoviária de Bonfim e depois segue até a fronteira. Logo ao desembarcar do ônibus já tem alguns táxis oferecendo o transporte até Lethem ao preço de 10 reais por pessoa.

Depois de passar da fronteira você entra num viaduto que faz a conversão para a mão inglesa, ou seja, a gente passa a dirigir do lado esquerdo, já que na Guiana eles dirigem do lado oposto ao nosso. É muito legal ver isso aqui na América do Sul.

Quem mora em Boa Vista costuma ir no próprio carro, o que facilita para fazer as compras, vai  guardando as coisas no carro. Como eu estava de ônibus, tinha que carregar todas as minhas compras e no final já estava cheia de sacolas.

E as distâncias entre as lojas também não são pequenas. No sol e cheia de sacolas fica mais difícil se deslocar. No final eu queria voltar numa loja que ficava no começo e desisti porque já estava cansada.

Compras em Lethem

Documentação necessária para entrar na Guiana

A documentação para entrar na Guiana é passaporte válido e certificado internacional de vacinação contra febre amarela. No entanto, em Lethem a fiscalização é bem tranquila e o pessoal entra só com a identidade mesmo. No meu caso nem isso eles cobraram. Nosso táxi passou direto e não precisou mostrar nada.

Na volta eles apenas pedem para olhar o bagageiro para ver as compras. Por isso é bom observar a quantidade máxima de itens permitida.

Queria ter carimbado meu passaporte, mas não consegui. Li que é possível carimbar o passaporte se você tiver carimbado sua saída do Brasil no posto da Polícia Federal em Bonfim.

Curiosidades

A Guiana está entre os vinte países mais pobres do mundo, com um terço da população na pobreza.

De Lethem é possível pegar um voo ou um ônibus / van para a capital Georgetown. Quem quiser saber mais sobre esse trajeto pode ler no blog Travelerbr

Eu peguei o ônibus na rodoviária de Boa Vista às 7h da manhã. Chegamos em Lethem umas 9h. Nós paramos na primeira loja e fomos andando até a última.

Quando já era perto de 11h vimos um restaurante brasileiro chamado Delícias do Brasil e resolvemos entrar. Ainda nem estava aberto, ia começar a servir 11h. Resolvemos esperar e foi a melhor coisa, porque depois o restaurante lotou. Os brasileiros vem todos almoçar aqui, então cheguem cedo. É um buffet à kilo e eu achei gostosinha a comida.

Compras em Lethem

Lethem é muito boa para comprar coisas para casa, itens de camping, bolsas, mochilas, etc.

Eu comprei várias coisinhas legais.

Você vai encontrar muitas bolsas e mochilas da Kipling de ótima qualidade. Elas são perfeitas e os modelos novos com macaquinho de metal são melhores ainda. Tem muita variedade de modelos, cores e estampas, bolsinhas de todos os tamanhos, porta moedas, necessaire, estojos.

Também tem mochila de rodinha e mala da Kipling. A melhor loja para comprar os modelos novos da Kipling é a primeira, Hua Long.

As malas parecem boas, uma mala rígida pequena estava custando 120 reais e a grande 160 reais.

Tem muita coisa para decoração de casa, aquelas folhas e flores, quadrinhos, enfeites.

O que eu mais gostei de ter comprado lá foi uma barraca transparente de tela mosquiteiro que eu só tinha visto em fotos e estava louca querendo uma. Custou só 25 reais.

Compras em Lethem

Lá tem muita roupa também, tem roupas de marca, Adidas. Essa loja foi uma das que tinham roupas melhores e uma boa variedade de Kipling também.

Na parte de brinquedos não achei tanta variedade não e não gostei muito da qualidade.

Algumas lojas as roupas eram bem feias, mas em outras até que encontrava roupas melhores. Na Amazon tinha blusas da Hollister perfeitas.

Vale a pena conferir também as prateleiras dos mercados, onde você pode encontrar produtos diferentes como o Pancake Syrup.

Lethem - Guiana

Tinha muita maquiagem, perfumes.

Na parte de eletrônicos, o pessoal tava comprando muito aquelas caixinhas de sol JBL e de outras marcas também. Tinha caixinha de 25 reais.

Tinha até uma agência de turismo anunciando uns passeios, fiquei interessada se tivesse mais tempo queria conhecer.

Achei essa construção bem bonitinha.

Lethem - Guiana

Essa loja China Star Shop é bem grande e encontrei algumas coisinhas legais, como um kimono branco de renda por 10 reais, que até usei na Gran Sabana.

Tinha bastante roupa e dava pra garimpar alguma coisinha interessante.

Nessa loja tinha uma sessão nos fundos só de brinquedos, o mais procurado era uma imitação do Lego.

Achamos o famoso skate overboard por 700 reais.

skate-overboard-Lethem - Guiana

Compras em Lethem

Essa Bliss é a loja mais arrumadinha de Lethem. Tem muita coisa para decoração de casa e coisinhas de bebê.

loja-bliss-lethem-guiana

A loja é refrigerada e tem até um espaço para as crianças brincarem. Fizemos uma pausa para descansar e a Maria brincar um pouco.

Lethem - Guiana

Muita gente fala que não tem nada pra fazer em Lethem, que só tinha coisa falsificada, mas mesmo assim eu queria conhecer. E digo que não é bem assim não, tem muita coisa interessante e vale a pena ir fazer compras em Lethem e também conhecer a cidade.

Reserve sua viagem conosco

Se você gostou do nosso conteúdo, ajude a manter o blog planejando sua viagem através dos nossos links. Ao utilizar nossos links durante a reserva do seu hotel, compra do seguro viagem e demais serviços você gera uma pequena comissão para o blog. Você não paga nada a mais por isso e ainda nos motiva a continuar compartilhando nossas dicas aqui. Todos os serviços citados aqui são os que nós usamos em nossas viagens e são de nossa confiança.

Fique por dentro das promoções de passagens
Reserve seu hotel no Booking
Ganhe R$130,00 de desconto no Airbnb
Ganhe 5% de desconto no Seguro Viagem
Adquira seu chip de internet 4G
Alugue seu carro com desconto
Compre seu ingresso antecipadamente

Baixe Grátis o e-book Como Viajar Gastando Pouco

Livro Como Viajar Gastando Pouco

40 Comentários
  1. Pablo Costa Ferreira    30/11/2017 - 10h31

Bom dia. Lá eles aceitam o nosso real ?
    E as caixinhas da Jbl tem muitas por lá ?

• Dayana    30/11/2017 - 10h42

Todas as lojas aceitam real, não precisa fazer o câmbio. A maioria dos produtos já vem com os preços em real inclusive.
      Tem muitas caixinhas da Jbl e de outras marcas também.
      Obrigada

2. Fabio    23/12/2017 - 00h38

Vi a matéria agora no Jornal da Globo e fui pesquisar sobre o comércio dessa cidade.

Legal para quem é da região, mas é bem mais caro que no Paraguay. Não compensa a viagem. Mas acheio legal saber da existência desse comércio na Guiana.

• Dayana    26/12/2017 - 19h31

Oi Fabio!
      Verdade, as passagens sao bem caras para o norte do Brasil, so vale mesmo pra quem mora por aqui.

3. Fabio    23/12/2017 - 00h41

Dayana, quando tiver oportunidade vá conhecer Foz do Iguaçu, isso se já não tiver conhecido rs… Cidade com muitas atrações turísticas e ao lado de um Paraíso das compras. Lembrando que Ciudad Del Este também tem muitas atrações turísticas além dos preços excelentes nas lojas de fronteira.

Grande abraço. Fique com Deus.

• Dayana    26/12/2017 - 19h31

Oi Fabio!
      Eu fui uma vez a Foz, tenho vontade de voltar. Obrigada pelas dicas.

4. Sônia Maria    14/01/2018 - 16h51

Amei suas informações e me senti segura para viajar agora dia 31.01.18.

• Dayana    22/02/2018 - 08h16

Que bom Sônia!
      Espero que tenha gostado de Lethem e feito boas compras.
      Beijos

5. Arthur Tavares    25/02/2018 - 20h17

Olá Dayana, sabe me dizer quanto é a “taxa” sobre um produto importado por lá, como por exemplo aqui no Brasil é 60% sobre o produto e lá? Você sabe me dizer?

• Dayana    26/02/2018 - 11h12

Oi Arthur, não sei te dizer. Eu comprei pouca coisa e não precisei pagar taxa.

6. Natália Guedelha    14/03/2018 - 08h56

Olá, gostaria de saber em média quanto estão custando essas mochilas kipling comuns por lethem.

• Dayana    16/03/2018 - 11h21

Olá Natália,

Elas custavam em média 50 reais.

7. Raimundo Neto    19/03/2018 - 11h26

Você foi somente com sua filha?
    Precisou de algum documento (de cartório) autorizando ela ir sem o pai?

• Dayana    26/03/2018 - 23h30

Fui sim, não precisei de nenhum documento não. O controle na fronteira é bem superficial.

8. Vina andrade    21/03/2018 - 19h50

Oi, sabe de dizer se por la eles vendem jogos da nintendo? E mais ou menos quanto era?

• Dayana    26/03/2018 - 23h29

Vendia sim, mas não sei informar o preço.

9. Benjamim souza    25/03/2018 - 13h11

Bom dia!

até quantas mercadorias podemos trazer de Lethem ao Brasil por pessoa

• Dayana    26/03/2018 - 23h27

Olá Benjamim,
      Eu li o seguinte:
      Ao atravessar as fronteiras, o turista tem direito ao limite de US$ 300 mensais para a compra de mercadorias. Além do limite de valores, há o de quantidade.

Caso o valor da mercadoria seja inferior a US$ 5, a compra pode ser de 20 itens no total, com direito a três unidades idênticas por mercadoria.

Se o valor for acima de US$ 5, o turista pode comprar apenas dez unidades no total, desde que não haja mais de três mercadorias idênticas. Se o valor das cotas ultrapassar o limite permitido, é cobrada a tributação de 50% sobre o preço da mercadoria.

Espero ter ajudado.

10. Fernando Fernandes    31/03/2018 - 12h04

Olá!

Moro no Rio Grande do Sul em uma região de fronteira com o Uruguai e a Argentina. Tenho acesso aos dois países. Tenho enorme desejo de conhecer Roraima e ir a Lethem não só para comprar, mas também para conhecer um país que se tem pouco conhecimento.
    Para ir até Lethem existe algum ônibus ou tem que ter carro particular?

• Dayana    18/04/2018 - 15h39

Olá Fernando,

Você vai adorar conhecer Lethem, não deixe de ir.
      Tem ônibus saindo da rodoviária de Boa Vista e lotações também.

Dayana

11. André    01/04/2018 - 10h49

Seu blog me ajudou bastante, irei para Boa Vista na terça-feira (03/04/2018) e Lethem já está no meu roteiro. Moro em Manaus, ano passado fui para Boa Vista para um congresso de química, mas infelizmente não tive oportunidade de ir a Guiana por causa do curto tempo.

Foi uma ótima dica sobre como deve proceder para carimbar o passaporte :).

Thanks

• Dayana    18/04/2018 - 15h38

Olá André,
      Desculpe a demora na resposta.
      Espero que tenha dado tudo certo na sua viagem.
      Bjs

Dayana

12. Vitoria Santos    24/04/2018 - 21h23

quanto é essas mochilas que vem com macaquinho

• Dayana    25/04/2018 - 11h28

Tem de vários preços, dependendo do tamanho varia entre 30, 40, 50 reais.

13. Jucelia    19/06/2018 - 23h20

Olá, Dayana! Você viu em Lethem produtos de papelaria? Como canetas, borrachas, apontadores e outros? E o preço estava bom? Para comprar em atacado?Estou querendo ir à Lethem, mas estou em dúvida se vale à pena ou não! Estou interessada em produtos de papelaria!

• Dayana    28/06/2018 - 16h52

Oi Jucelia, não reparei muito nos preços, mas tinha sim.

14. Gaby    04/07/2018 - 19h41

Mas as coisas não são falsificadas? Pq não é da JBL, da Sol, da Adidas, Kipling… Nada original não é isso?

• Dayana    24/07/2018 - 17h03

Olha, as bolsas da Kipling pareciam muito com as originais, inclusive na qualidade. Mas realmente, fronteira é complicado, a maioria das coisas são falsificadas, mas dá pra achar coisas sem marca por um preço legal também.

15. Lelliany Santos    21/07/2018 - 15h06

Hola ,adorei gostaria de conhecer !!!

• Dayana    24/07/2018 - 17h00

Oi Lelliany!
      Tenta ir sim, é muito legal.
      Bjs

16. Tanua    23/09/2018 - 02h25

Amei o post de vocês como posso ir até Lethem?

• Dayana    11/10/2018 - 14h26

Oi Tanua,

Na rodoviária de Boa Vista tem ônibus até a fronteira e de lá você pega um dos táxis compartilhados que ficam esperando os passageiros do ônibus.

17. Valeria    03/10/2018 - 12h05

Bom dia. Muito interesante sus publicação. Você sabe informar si en Lethem existe Caixa eletrônico? Posso fazer saquê de dinheiro com cartão de crédito??? Obrigada pela resposta.

• Dayana    11/10/2018 - 14h28

Oi Valeria.

Não observei se tinha caixa eletrônico. É melhor você levar seu dinheiro. Alguns lugares aceitam cartão de crédito e todos aceitam Real.

18. Wilson    26/10/2018 - 19h25

Ola. Domingo o comercio funciona ? Quais horarios? E sabado?

• Dayana    06/11/2018 - 13h50

Eu acredito que sim, mas não sei te dizer os horários. Sábado funciona com certeza.

19. Marcos    07/11/2018 - 19h00

Tem algum problema entrar com o carro do Brasil , alguma restrição ?

• Dayana    13/11/2018 - 16h49

Não tem problema nenhum Marcos. Pode entrar sim!

20. Douglas Oliveira    11/11/2018 - 21h26

Parabéns, pleas informações.
    Elas foram de grande importância!