Fechar
Monte Roraima, Venezuela

Como chegar no Monte Roraima

24 de abril de 2017

O Monte Roraima é um dos trekkings mais cobiçados entre os trilheiros. Descubra como chegar no Monte Roraima lendo esse post.

Conhecido como Mundo Perdido, o lugar é único no mundo e diferente de tudo que você já viu.

como-chegar-no-monte-roraima
O Monte Roraima engloba 3 países da América do Sul: Venezuela, Guiana e Brasil. O acesso ao topo se dá pelo lado Venezuelano, país que detém a maior parte.

Para chegar lá é preciso muita disposição para vencer os 3 dias de caminhada para chegar no topo e mais 2 dias para voltar.

como-chegar-no-monte-roraima
A subida é feita por um trecho chamado La Rampa, uma subida em diagonal de 4 km no meio da floresta, com um pouco de escalaminhada (mistura de caminhada com escalada) e alguns trechos com muitas pedras.

como-chegar-no-monte-roraima
Como chegar no Monte Roraima

A porta de entrada para o Monte Roraima é a cidade de Santa Helena de Uairém, na Venezuela e a forma mais fácil de chegar lá é atravessando a fronteira a partir de Boa Vista.

Para chegar em Santa Helena é possível pegar um ônibus na rodoviária de Boa Vista ou pegar um táxi compartilhado que cobra R$40,00 por pessoa. São 230 km de distância até Santa Helena, cerca de 2 horas de viagem. A última cidade brasileira antes da fronteira é Pacaraima, onde as pessoas aproveitam fazer o câmbio. Quando fui 1 real estava valendo 1.000 bolívares. Troquei apenas 150 reais para comida e algumas comprinhas em Santa Helena.
Se você contratou uma agência no Brasil esse trecho já estará incluído.

Veja aqui as opções de agências e guias para o Monte Roraima.

De Santa Elena de Uairém é preciso ir até Paraitepuy, que é o último ponto onde se chega de carro e onde a trilha começa. Para chegar em Paraitepuy só com um veículo 4×4, porque o trecho é de terra, com muitas subidas e cheio de buracos. O jipe sacode bastante. Esse percurso também já está incluído no pacote da agência e também quando se contrata um guia local é ele quem providencia esse transporte.

Nosso grupo fez uma parada em São Francisco, uma vila no meio do caminho entre Santa Helena e Paraitepuy, onde mora o nosso guia Nelson. Paramos na casa dele, tomamos café da manhã e aproveitamos para deixar lá algo que não iríamos levar para o Monte Roraima. Em São Francisco tem várias barraquinhas de artesanato local.

Paraitepuy é uma comunidade indígena bem carente onde efetivamente começa a expedição para o Monte Roraima. Chegando lá é preciso assinar um livro antes de partir e também quando retornar. Importante ler as regras do Parque Canaima porque tem muitas coisas proibidas e que inclusive podem gerar multas, como, por exemplo, trazer cristais lá do Monte Roraima. Na volta é obrigatório passar por uma revista, onde eles olham todos os compartimentos da mochila para ver se não estamos trazendo nada. A multa é o equivalente ao custo de um carregador durante 10 dias, o que dá em torno de R$300,00.

A partir daí começa a expedição ao Monte Roraima.

como-chegar-no-monte-roraima
Resumo da expedição Monte Roraima de 6 dias:

Dia 1 – 12 km de caminhada desde Paraitepuy até o acampamento Tek.
Dia 2 – 10 km de caminhada até o acampamento Base.
Dia 3 – 4 km de subida até o topo e acampamento nos hotéis formados pelas pedras.
Dia 4 – Exploração do topo, visitando os principais pontos turísticos, Maverik, La Ventana, Jacuzzi, Abismo.
Dia 5 – Descida até o acampamento Base e caminhada até o acampamento Tek
Dia 6 – Retorno para Paraitepuy, jipe para São Francisco, almoço em São Francisco, retorno para Santa Helena e por fim Boa Vista.

No total são cerca de 85 km percorridos durante a expedição.

como-chegar-no-monte-roraima
Documentação

Para atravessar a fronteira é necessário levar identidade e cartão internacional de vacinação contra febre amarela.
Na fronteira tem um Posto chamado SENIAT onde é feito o controle. Antigamente era preciso tirar o permisso, um tipo de autorização para entrar na Venezuela. Agora não precisa mais de permisso para ir ao Monte Roraima. Nós apresentamos as identidades dentro do carro mesmo, nem precisamos descer.

Gastos

Os vôos para Boa Vista não costumam ser muito baratos, no entanto, os demais custos são menores, já que nossa moeda vale muito na Venezuela.
Quem está em Manaus, como foi o meu caso, tem a facilidade de poder ir de ônibus e economizar na passagem, ou então, aproveitar as promoções de passagens aéreas para Boa Vista.
A melhor forma de economizar é montando um grupo e contratando um guia venezuelano.
Os demais gastos serão hotel em Santa Helena, alimentação antes e depois do trekking, deslocamento.

Outros posts sobre o Monte Roraima no blog

O que fazer em Boa Vista
O que levar para o Monte Roraima
Santa Elena de Uairén
Contratar agência ou guia para o Monte Roraima

1 Comentário
Escreva seu comentário
Comente via facebook
1 Comentário
  1. […] Se você ainda não leu os posts anteriores sugiro ler o posts sobre o planejamento da viagem: Como chegar no Monte Roraima, O que levar na mochila, Contratar agência ou guia e Santa Helena de […]

Instagram
@seguindo_viagem
css.php