Fechar
Colômbia, Destinos Internacionais, Praia, Roteiros, San Andrés

San Andrés – Planejando a viagem

25 de março de 2015
San Andrés é uma ilha colombiana localizada no mar do Caribe e que integra o Arquipélago de San Andrés e Providencia. Famosa por seu incrível mar de sete cores, suas praias são paradisíacas, com areias brancas, muitos coqueiros e um azul caribe perfeito. A vida marinha é fantástica, muitas espécies de peixes e corais fazem a alegria dos apaixonados pelo mar.
Planejamento da viagem
Eu estava pesquisando destinos baratos para viajar nas minhas próximas férias, em março de 2015, quando vi uma promoção excelente no site melhores destinos para San Andrés, na Colômbia. O preço da passagem pela Avianca estava R$984,00 ida e volta com conexão em Bogotá.
No ano passado eu tinha conhecido Cartagena por causa de uma promoção da Copa, que também vi no site Melhores Destinos. Na época paguei R$850,00 com as taxas, um ótimo preço. Gostei bastante de Cartagena e fiquei com vontade de conhecer também San Andrés e seu famoso mar de sete cores.
Além da passagem estar com um bom preço, outra grande vantagem de viajar para a Colômbia é que a moeda deles é o peso colombiano e os preços são parecidos com os praticados no Brasil, o que se tornou ideal para fugir da alta do dólar que tanto está nos assustando nos últimos dias.
Assim, rapidamente pesquisei quantos dias eram necessários para conhecer San Andrés e vi que precisava conhecer também Providencia, uma ilha paradisíaca ali próximo. Então comprei as passagens para passar 11 dias no país.
Depois precisava comprar as passagens para Providencia. Existem duas formas de chegar em Providencia, pelo ar ou pelo mar. São cerca de 20 minutos de voo contra 3 horas de catamarã. Os relatos
de outros viajantes me convenceram a ir de avião, pois, segundo eles, as 3 horas de catamarã eram uma tortura, com o mar batendo o tempo todo.
Decidido então que iria de avião comecei a pesquisar as passagens para Providencia. A empresa que opera esse trajeto é a Satena e é preciso comprar com antecedência, já que são apenas dois voos por dia e o avião é pequeno, com somente 15 lugares. Assim, distribuí meus dias ficando 5 dias em San Andrés e 4 em Providencia e montei meu roteiro da seguinte forma:
03/03 – chegada em San Andrés à noite
04 a 08/03 – San Andrés
09/03 – embarque para Providencia 07:20h
12/03 – embarque para San Andrés 17:40h
13/03 – volta para o Brasil
Foi o tempo perfeito, pois deu pra fazer tudo com calma.
Depois de compradas as passagens, comecei a pesquisar acomodação e passeios.
Um site excelente que sempre me ajuda nas minhas pesquisas é o Mochileiros.com. Adoro ler os relatos e as dicas dos viajantes. O mochileiros é uma fonte riquíssima de informação, principalmente para a América do Sul.

Hospedagem

San Andrés

San Andrés tem opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos. Tem desde resorts all inclusive a outras opções mais econômicas como o Blue Almond Hostel e o El Viajero, ou ainda em alguma pousada nativa.
Nessa viagem estávamos com nossa filha de 3 anos eu queria algo econômico com boa localização e com o mínimo de conforto básico: ar condicionado, café da manhã e água quente.
Durante minha pesquisa li boas recomendações do Hotel Noblehouse e da Pousada Mary May Inn em San Andrés.
Descobri também que existe um site bem bacana com uma lista de posadas nativas, que possuem um preço bem mais em conta.
Eu reservei pelo booking a Posada Miss Marly para a primeira noite e deixei para fechar os outros dias quando chegasse lá porque existem muitas opções de hospedagem que não estão na internet. A Pousada ficava perto do aeroporto e na verdade era um apartamento de dois quartos, sala, cozinha, banheiro, toda equipada, uma graça e com um preço ótimo. Até ficaria todos os dias nela, não fosse a localização ser um pouco longe do centro, uns 20 minutos caminhando.

No dia seguinte fomos no centro e visitamos a Posada Glad´s Place e o Hotel Noblehouse, que fica ao lado. Gostamos mais do Noblehouse e fechamos.

Hotel Noblehouse

A localização é ótima, em uma das ruas principais do comércio. A praia principal fica atrás do hotel, não anda nem 5 minutos. Os quartos tinham ar condicionado e chuveiro quente, pode parecer óbvio o chuveiro quente, mas acredite, é um luxo em San Andrés, a maioria das hospedagens não tinha. Fechamos com eles e ainda ganhamos um desconto por ficar 6 noites e pagar em dinheiro. A diária saiu por 180.000 COP com café da manhã. O café era bem servido, com frutas, ovos, iogurte, cereal, torradas, mas não é no estilo self-service, as porções são individuais. Você escolhe se quer omelete, ovos mexidos, salsicha e outras opções do cardápio.

Providência

Em Providencia não são muitas opções, mas li boas referências do Hotel Sirius e da Posada Enilda.
Optei por reservar 2 noites na Posada Enilda, porque as recomendações eram as melhores possíveis, tanto no booking quanto no tripadvisor e 1 noite no Hotel Sirius, porque queria ficar em frente a praia e
aproveitar para fazer mergulho com eles.

Posada Enilda

A Enilda é um amor, chegamos de manhã cedo e ela já liberou o quarto pra gente e ainda nos convidou para tomar café da manhã sem custo. Deu várias dicas de passeios e  ainda alugamos uma moto com ela por 50.000 COP a diária. A moto valeu muito porque tudo na ilha era longe, e nos deu bastante liberdade para circular à vontade.

A pousada é super limpa, os quartos são bons, com ar condicionado e chuveiro quente. O café da manhã é variado e tem a opção de jantar na pousada fazendo a reserva até 15h. Jantamos uma noite na Enilda e a comida estava ótima, custou 15.000 COP cada prato, muito barato.

Hotel Sirius

O Hotel e Centro de Buceo Sirius é um hotel em frente à praia South Beach, uma das principais, onde tem vários restaurantes, inclusive o recomendado Divino Niño. O hotel é grande, os quartos são enormes, com ar condicionado e uma varanda deliciosa com uma rede de frente para o mar. No hotel funciona uma agência de mergulho muito boa. Fiz um mergulho com eles e gostei bastante. Vi uns 5 tubarões, me empolguei e quero fazer o curso de mergulho para ter o certificado internacional logo.
O café da manhã é bom, nos padrões de San Andrés, servido em porções na mesa. Tem frutas, ovos mexidos, pães, suco, café, chocolate.

Câmbio

Em março de 2015, 1 real estava valendo aproximadamente 700 pesos colombianos. Eu levei reais e troquei um pouco nas casas de câmbio. Também sacamos pesos colombianos nos caixas eletrônicos. Não esqueça de habilitar o uso internacional do seu cartão de débito. O melhor é sacar em grande quantidade, pois a taxa é cobrada por transação. Em San Andrés existem vários cajeros automáticos. Leve pesos colombianos para Providencia, pois lá não existe casa de câmbio, apenas 2 caixas eletrônicos no centro.

Documentação

Não é preciso passaporte para entrar na Colômbia, apenas identidade emitida a menos de 10 anos.

Fique atento apenas quanto ao local da conexão. A Avianca faz conexão em Bogotá, já a Copa faz conexão no Panamá e você vai precisar do passaporte, mesmo que não saia do aeroporto, eles não vão permitir nem embarcar
sem o passaporte.

Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela

Apesar da Colômbia estar na lista dos países que exigem o certificado, em nenhum momento eles nos pediram. Na minha viagem para Cartagena também não pediram.
Mas, para não ter essa preocupação se vão pedir ou não, recomendo tê-lo em mãos, até porque a validade é de 10 anos, então você fica livre por 10 anos de ter que pesquisar se o país exige ou não o certificado.
Para tirar o certificado basta tomar a vacina em qualquer posto e levar o cartão de vacinação, juntamente com sua identidade, a um dos centros de atendimento(veja a lista aqui).  Aqui no Rio de Janeiro eu tomei a vacina e emiti o certificado no mesmo local, na Rua Evaristo da Veiga, 16 – Centro, do lado do Teatro Municipal. Levei menos de 10 minutos.

Clima

O clima em San Andrés é muito quente e úmido, com temperaturas variando entre 25° e 30° C. Venta muito em San Andrés e choveu várias vezes durante o mesmo dia quando eu fui, mas a chuva era sempre passageira e logo o sol saía novamente. O período de chuva vai de abril a maio e de
outubro e novembro.
0 Comentários
Escreva seu comentário
Comente via facebook
Instagram
@seguindo_viagem
css.php