Fechar

Dicas de viagem

Aqui vão algumas dicas para você começar a planejar suas viagens:

1 – Descubra destinos interessantes

Viajar é bom qualquer que seja o destino, mas tem aqueles lugares com os quais sonhamos em conhecer, né? Mas como você vai saber da existência desses lugares incríveis e pouco divulgados? Eu descobri muitos lugares maravilhosos pelo instagram, seguindo perfis de viagens. Ele é uma ótima ferramenta para descobrir destinos que você nunca ouviu falar e adoraria conhecer.

2 – Faça uma lista dos destinos e a melhor época para visitar

Com sua lista de destinos em mãos pesquise qual a melhor época para visitá-los. Essa pesquisa é importantíssima para você não cair em roubada, por exemplo indo para um destino de praia numa época chuvosa, viajando para um país na época dos furacões ou perdendo a chance de visitar o lugar numa época mais bonita, como o outono e a primavera. Cada destino é diferente de acordo com as estações do ano e escolher a época certa é imprescindível para aproveitar da melhor forma. Algumas atrações também só funcionam em determinados períodos, então é importante checar isso também.

3 – Acompanhe as promoções de passagens aéreas

Sabe aquelas promoções de passagens aéreas que quando você descobre já acabou? Pois é, hoje em dia você tem a facilidade de ser avisado na mesma hora sempre que alguma promoção estiver acontecendo. Sites como Melhores Destinos, Viajando Barato pelo Mundo e Passagens Imperdíveis estão sempre anunciando essas promoções. Você pode se cadastrar para receber os emails de notificação e também baixar o aplicativo deles no seu celular.

Outra forma de economizar nas passagens é fazendo uma pesquisa em sites de busca. Eu uso muito o Skyscanner, um excelente buscador de passagens aéreas, hotéis e aluguel de carros. O Skyscanner pesquisa e compara os preços praticados em inúmeras companhias aéreas, hotéis e agências de viagens e mostra qual tem o melhor preço. O melhor de tudo é que ele não cobra taxa nenhuma por isso. Eu uso mais para pesquisar voos.

4 – Pesquise muito sobre o destino

Pesquise, pesquise e pesquise. Não tem coisa pior que voltar de um destino e descobrir que você deixou de conhecer um lugar importante. Então, assim que definir o destino da viagem, leia o máximo de informações que você puder. Os blogs de viagens são excelentes fontes de informação e estão aí para ajudar o seu planejamento. Eu sempre faço uma lista das coisas que eu quero fazer, dos restaurantes, dos passeios e levo comigo na viagem.

Alguns sites importantes para seu planejamento:

Como chegar em qualquer destino: Rome2Rio

Onde conseguir o melhor câmbio: Melhor Câmbio

Previsão do tempo no destino: Accuweather

5 – Pesquise a Hospedagem ideal pra você

A escolha da hospedagem varia muito em função do perfil do viajante.

Meu site preferido para pesquisar hotéis é o booking. Você escolhe o destino e as datas e ele apresenta milhares de opções de hospedagens, para todos os gostos e bolsos. Você pode filtrar por preço, estrelas, recomendações, o que for mais importante pra você. Ele mostra o mapa de localização do hotel e os comentários dos últimos hóspedes. Tem uma interface que eu gosto muito, bem fácil e prática.

Para economizar na hospedagem considere se hospedar em hostels, uma prática muito comum no mundo todo. É super tranquilo e seguro. Eu particularmente adoro ficar em hostel, não só pelo preço, mas também pela experiência.  Você conhece gente interessante do mundo inteiro, faz amizades, fica por dentro dos melhores passeios e ainda economiza muito.

Pra mim o fator mais importante de todos na hora de escolher minha hospedagem é a localização, e normalmente os hostel estão bem localizados, pertos do centrinho e de pontos de interesse. O site HostelWorld é ótimo para você pesquisar hostels no mundo inteiro.

Outra forma de hospedagem que estou gostando muito é o airbnb, um site de aluguel de apartamentos por temporada. No Japão eu usei bastante porque era a forma mais econômica de se hospedar por lá. Fiquei em apartamentos muito bem equipados e novos.

6 – Leia os comentários de outros viajantes

O site Tripadvisor é muito útil para pegar recomendações sobre hotéis, restaurantes e passeios diversos. Ele mostra os comentários de pessoas que utilizaram o serviço e até faz uma lista com os mais bem posicionados pelas notas dadas. Eu gosto muito de dar uma olhada no tripadvisor para não deixar passar nenhum restaurante ou passeio imperdível no meu destino.

7- Participe do Fórum Mochileiros

O Mochileiros é um fórum de viajantes, onde você encontra informações sobre os destinos, relatos de viagens, companhia para viajar, etc. Eu adoro ler os relatos de outros viajantes no fórum mochileiros. Lá você vai encontrar dicas preciosas e fresquinhas de quem acabou de voltar do destino. Eu já montei vários roteiros me baseando nas viagens de outras pessoas e foi ótimo. O mochileiros tem muito material sobre mochilão pela América do Sul e viagens em geral.

8 – Faça um seguro viagem

É sempre bom estar coberto por algum seguro durante a viagem, você nunca sabe se vai ficar doente ou sofrer algum acidente. É o tipo de coisa que a gente compra e torce pra não usar, mas se precisar estará ali em mãos. Alguns cartões de crédito já oferecem o seguro viagem. Recomendo pesquisar na Real Seguro, um buscador que encontra o melhor preço para o seu seguro viagem.

9 – Verifique a documentação com antecedência

Já pensou perder um voo porque o passaporte está vencido? Ou perceber em cima da hora que o país exige visto? Ou ainda ficar barrado porque não tem o Certificado Internacional de Vacinação? A questão da documentação é extremamente importante e deve ser verificada o quanto antes. Não deixe para última hora. É preciso atentar não somente para o destino final, mas também para os países das conexões, pois se a sua conexão for em algum país que exige visto você não conseguirá embarcar no próximo voo sem ele.

Para solicitar o Passaporte: Polícia Federal

Para verificar se o país exige visto: VisaMapper.com 

Para verificar se o destino exige alguma vacina: Anvisa

10- Seja turista na sua própria cidade

A última dica é pra você ter experiências de viagens sem precisar sair de sua cidade. Já pensou que a maioria das pessoas não conhece a própria cidade? Algumas pessoas tem o hábito de passear apenas quando viajam e acabam perdendo muitas experiências bacanas que estão ali pertinho delas todos os dias. Aproveite os finais de semana e vá a algum lugar diferente na sua cidade, um museu, um parque, um ponto turístico. Redescubra o lugar que você mora.

Instagram
@seguindo_viagem
css.php