Fechar
Direitos dos Viajantes

O que fazer em caso de atraso ou cancelamento de voo

28 de Fevereiro de 2018

Você sabe o que fazer em caso de atraso ou cancelamento de voo? Se você é um viajante frequente com certeza já passou por algum desses problemas com companhias aéreas. Muitas vezes não corremos atrás do prejuízo por não conhecer nossos direitos. Por isso preparei um post com as principais informações sobre o que fazer em casos de atraso ou cancelamento de voo.

o que fazer em caso de atraso ou cancelamento de voo

Saiba o que fazer em caso de atraso ou cancelamento de voo

Atrasos e cancelamentos de voos são as principais reclamações de passageiros. Os atrasos podem ocorrer por diversos fatores, tais como, condições climáticas desfavoráveis, manutenção, tráfego aéreo, problemas com a tripulação, etc. No Brasil, não importa qual seja a causa do atraso ou cancelamento do voo, a empresa possui responsabilidade e é seu dever providenciar assistência ao passageiro. Porém, mesmo sabendo disso, muitas vezes as empresas não cumprem a lei, sendo necessário recorrermos nossos direitos ao judiciário.

Saiba quais são os seus direitos segundo a Resolução 400 Anac:

Mais de uma hora de atraso:

  • Comunicação (Internet e Telefone)

Mais de duas horas de atraso:

  • Comunicação (telefone e internet)
  • Alimentação (voucher para almoço, jantar ou lanche);

Cancelamento ou atraso superior a 4 horas:

  • Hospedagem (em caso de pernoite)
  • Transporte ida e volta para o aeroporto (inclusive se o passageiro morar na cidade onde ocorreu o atraso)
  • Reacomodação em outro voo ou reembolso do bilhete

Eu já passei pelas duas situações, atraso e cancelamento. No atraso superior a duas horas, a empresa aérea ofereceu um voucher num restaurante do aeroporto.

Em outra ocasião o meu voo foi cancelado devido a problemas de manutenção da aeronave e rapidamente um caos se instaurou no portão de embarque. Todo mundo querendo ir embora, cada um com seus motivos particulares de urgência. Uma fila enorme se formou e os primeiros atendidos conseguiram ser reacomodados em outro voo no mesmo dia. Os outros só puderam viajar no dia seguinte, inclusive eu. No nosso caso, a empresa pagou hotel com jantar e café da manhã e táxi de ida e volta para o aeroporto.

Nessas situações fica um aprendizado também, se você precisa muito embarcar naquele dia, tente ser um dos primeiros da fila de atendimento. Quanto mais o tempo passa, menos lugares sobram nos outros voos.

Nessa época eu não conhecia meus direitos e aceitei embarcar no dia seguinte sem reclamar. Lembro que perdi um dia de trabalho e me prejudiquei por isso, mas não fiz nada.

Hoje em dia eu já sei que poderia ter entrado com uma ação e pedido indenização da empresa.

Veja também: Overbooking – Minha experiência com a Lufthansa

Saiba o que fazer em caso de atraso ou cancelamento de voo

Há pouco tempo conheci um site especializado nesses problemas com companhias aéreas, a Direito de Voar e ficou bem mais fácil correr atrás dos nossos direitos. Eles possuem uma equipe capacitada em esclarecer as principais dúvidas e orientar no que deve ser feito em cada caso, fornecendo assistência jurídica e administrativa.

Muitas vezes deixamos de entrar com uma ação na justiça por preguiça, por não querer dor de cabeça ou por não ter dinheiro para pagar um advogado naquele momento. O melhor da Direito de Voar é que você só paga se ganhar, ou seja, você não vai gastar nada para entrar com a ação. E ao contrário do que muitos pensam, não dá trabalho nenhum, basta reunir a documentação que o trabalho será todo deles.

Eu mesma tenho uma ação na justiça contra a empresa aérea Insel Air e já tenho sentença favorável, estou só aguardando os trâmites finais para receber minha indenização.

A história foi a seguinte: Comprei passagens de Manaus para Curacao e de Curacao para Aruba para comemorar o aniversário da minha filha. Faltando algumas semanas para a viagem, a Insel Air anunciou que não iria mais operar no Brasil e cancelou os meus voos de Manaus para Curacao. O trecho Curacao – Aruba permaneceu normal, porém eu não poderia utilizá-lo por motivos óbvios. A Insel Air não reembolsou o valor das passagens e nem entrou em contato para negociar nada. Tentei falar com eles diversas vezes por email e nenhuma resposta. Juntei todos os comprovantes, e-mails trocados, pagamentos efetuados e entrei com uma ação.

Essa foi minha primeira ação na justiça contra companhia aérea, mas lembro de já ter sofrido vários prejuízos e não ter feito nada. Já perdi conexão por atraso e acabei perdendo outro voo de outra empresa que desencadeou uma série de perdas (só consegui chegar no destino final no dia seguinte, perdi diária de hotel e um dia de passeio).

Saiba o que fazer em caso de atraso ou cancelamento de voo

No site Direito de Voar tem bastante informação sobre o que fazer em casos de atraso de voo e perda de compromissos importantes, cancelamento de voo, overbooking, bagagem danificada ou extraviada, sumiço de itens na bagagem. Tire suas dúvidas no site e entre em contato com um consultor para mais esclarecimentos.

Interessante saber que você pode entrar com uma ação para fatos ocorridos até 5 anos atrás, que é o prazo de prescrição do direito de cobrança de dívidas líquidas. O que você está esperando para requerer sua compensação financeira pelos danos sofridos por essas companhias aéreas?

Agora que você já sabe o que fazer em caso de atraso e cancelamento de voo, não deixe passar em branco, entre em contato com o pessoal da Direito de Voar e garanta seus direitos de uma forma fácil, rápida e eficaz.

Já teve algum problema com companhias aéreas? O que vocês fizeram? Conte pra gente nos comentários.

 

Reserve sua viagem conosco

Booking

Seguro Viagem

0 Comentários
Escreva seu comentário
Comente via facebook
Instagram
@seguindo_viagem
css.php