Fechar
Direitos dos Viajantes

Overbooking – minha experiência com a Lufthansa

28 de Fevereiro de 2018

Você já foi prejudicado por causa de overbooking? Sabe o que significa? Nesse post preparei algumas dicas sobre o que é e o que fazer em caso de overbooking.

overbooking-o-que-fazer

Overbooking é uma expressão em inglês que significa sobrelotação, excesso de reservas, ou seja, o voo está lotado e não tem vaga para todo mundo.

Mas como assim não tem vaga pra todo mundo? Eu paguei minha passagem! A empresa vendeu passagens demais? Que absurdo!

Em alguns casos pode ser que isso tenha ocorrido mesmo. Em vários países essa prática é aceita e regulamentada (no Brasil é proibida) e a companhia área pode sim vender mais bilhetes do que o número de lugares disponíveis no avião. A empresa faz isso para evitar voar com assentos vazios, devido a  “No Show” (quando o passageiro não comparece por diversos motivos).

Mas essa não é a única causa do overbooking e nem a mais frequente. Existem várias outras situações que podem levar ao overbooking, tais como: troca não programada de aeronave (quando a aeronave precisa ser substituída por outra menor), junção ou cancelamento de voos (um voo foi cancelado e agora juntaram dois voos em um), reacomodação de passageiros por atrasos e perda de conexão.

Para que você não seja pego de surpresa pelo overbooking, tente sempre fazer o check-in antecipado pela internet e chegue cedo no aeroporto e no portão de embarque. As maiores vítimas do overbooking são os que ainda não fizeram check-in, os atrasados e os que embarcam por último no avião. Ser membro do programa de fidelização  também ajuda a ter prioridade em caso de overbooking.

Veja também: O que fazer em caso de atraso ou cancelamento de voo

Saiba quais são as obrigações das companhias aéreas em caso de overbooking

  • Embarque em um outro voo da mesma companhia, sem ter que pagar nenhuma diferença;
  • Comunicação, alimentação, hospedagem e translado entre hotel e aeroporto
  • A empresa deverá pagar a conclusão da viagem por outra modalidade de transporte (ônibus, van, táxi etc.), quando em trânsito ou próximo ao aeroporto de destino;
  • Companhias européias oferecem uma indenização entre 250 e 600 euros, dependendo da distância do seu voo
  • Caso você queira viajar por outra companhia, terá que receber uma indenização e reembolso da passagem aérea.

Minha experiência com Overbooking

No carnaval fiz uma viagem para Couchervel e Val Thorens com amigos para 10 dias de esportes na neve. As passagens foram emitidas pela Lufthansa. Chegando no aeroporto, logo no check-in, a atendente me ofereceu 600 euros para que eu embarcasse no dia seguinte, pois o voo estava com overbooking. Era véspera de carnaval e o aeroporto estava lotado. Confesso que eu fiquei tentada a aceitar, afinal eram 600 euros, mas como eu estava viajando com amigos, já tinha transfer pago e hospedagem paga, não valeria a pena pra mim, pois eu acabaria tendo que gastar dinheiro com transfer de Genebra para Courchevel sozinha (uns 250 euros), além de perder um dia de viagem e perder os valores que já tinham sido pagos e eu não iria usar. Então eu recusei a oferta e escolhi embarcar naquele voo mesmo.

Fiquei torcendo para que isso acontecesse de novo na volta, pois eu poderia aceitar, já que tinha o dia seguinte livre e nada programado. Para minha alegria a história se repetiu no meu voo de volta para o Brasil, dessa vez já no portão de embarque, minutos antes dele começar. Eles precisavam de um voluntário para embarcar no dia seguinte e estavam oferecendo a mesma quantia da ida, 600 euros. Para minha sorte eu não iria trabalhar no dia seguinte e poderia ficar um dia a mais em Frankfurt sem problemas. Então aceitei na mesma hora a oferta feliz da vida que ia ganhar dinheiro e ainda poderia passear por Frankfurt.

overbooking-o-que-fazer

Overbooking – Voucher de 600 euros oferecido pela Lufthansa

O procedimento foi bem rápido e tranquilo. Me deram um voucher de 600 euros e outro voucher de hotel com jantar e café da manhã. O transfer para o hotel era gratuito (ônibus do aeroporto). A mala, que já tinha sido despachada, permaneceu no aeroporto. Eu saí apenas com uma mochila, que tinha alguns itens básicos de higiene pessoal (daí a importância de se ter uma mala de mão bem feita com itens de primeira necessidade, uma muda de roupa, casaco, remédios, etc).

Passei pelo controle de passaporte, saí do aeroporto, peguei meu transfer gratuito pro Hotel Intercity. Chegando no hotel, o check-in foi super rápido, apresentei o voucher, assinei um papel e recebi minhas chaves. Jantei no restaurante do hotel e descansei. No dia seguinte aproveitei o dia inteiro passeando por Frankfurt e no final da tarde voltei para o aeroporto. Dessa vez o voo estava normal e não precisaram de voluntários para ficar (que pena!)

o que fazer em caso de overbooking

Passeando em Frankfurt – Römer Platz

No meu caso, um overbooking no final da viagem com uma compensação em euro (600 euros = 2.400 reais) e com disponibilidade de ficar mais um dia na Europa caiu super bem. Então eu resolvi aproveitar o lado bom do overbooking e ganhar mais um dia de férias. Saiba tirar vantagem quando for conveniente pra você.

Infelizmente aqui no Brasil as coisas são bem diferentes, as regras não são claras e muitas vezes eles até descumprem a lei. Nesses casos, se a pessoa não consiga embarcar por overbooking ela deve procurar seus direitos no aeroporto e também judicialmente.

Há pouco tempo conheci um site especializado em problemas com companhias aéreas, a Direito de Voar. Eles possuem uma equipe capacitada em esclarecer as principais dúvidas e orientar no que deve ser feito em cada caso, fornecendo assistência jurídica e administrativa.

Muitas vezes deixamos de entrar com uma ação na justiça por preguiça, por não querer dor de cabeça ou por não ter dinheiro para pagar um advogado. O melhor da Direito de Voar é que você só paga se ganhar, ou seja, você não vai gastar nada para entrar com a ação. E ao contrário do que muitos pensam, não dá trabalho nenhum, basta reunir a documentação que o trabalho será todo deles. Por isso, não esqueça de tirar fotos e comprovar tudo!

No site Direito de Voar tem bastante informação sobre o que fazer em casos de atraso de voo e perda de compromissos importantes, cancelamento de voo, overbooking, bagagem danificada ou extraviada, sumiço de itens na bagagem. Tire suas dúvidas no site e entre em contato com um consultor para mais esclarecimentos.

Interessante saber que você pode correr atrás dos seus direitos nos últimos 5 anos, que é o prazo de prescrição do direito de cobrança de dívidas líquidas. O que você está esperando para requerer sua compensação financeira pelos danos sofridos por essas companhias aéreas?

Já teve algum problema com overbooking? O que vocês fizeram? Conte pra gente nos comentários.

Reserve sua viagem conosco

Booking

Seguro Viagem

0 Comentários
Escreva seu comentário
Comente via facebook
Instagram
@seguindo_viagem
css.php