Fechar
Dicas de Viagem, Dicas para economizar

Formas alternativas de viajar pelo mundo gastando pouco

28 de agosto de 2017

Quer aprender formas alternativas de viajar pelo mundo gastando pouco?

Uma das maiores dificuldades que as pessoas encontram para viajar é grana. Se você ainda pensa que é preciso ter muito dinheiro para viajar e que só consegue viajar quem é rico, esse post foi feito pra você. Vem comigo descobrir formas diferentes de viajar sem gastar muito.

Formas alternativas de hospedagem

Viajar sem pagar hospedagem

Sabia que é possível se hospedar em casas de moradores locais sem pagar nada por isso? Hoje em dia existem sites que conectam pessoas dispostas a receber viajantes em sua casa com aqueles que estão procurando um lugar para ficar. E o melhor é que você não vai gastar nada.

O mais conhecido é o Couchsurfing, termo em inglês que significa surfando de sofá em sofá,  quer dizer que você vai ficar na casa de alguém, podendo ser num quarto, num colchão ou até mesmo no sofá da pessoa.

Além do Couchsurfing existem também o Hospitality Club, o BeWelcome e o Warm Showers (rede exclusiva para quem viaja de bicicleta)

Alugar uma casa / apartamento

Vai com bastante gente? Alugar uma casa / apartamento pode ser uma boa saída para economizar. Você pode alugar por uma semana, um mês e até mesmo um dia.

Os sites mais conhecidos são AirbnbAlugue temporada. Outros são: 9flats.com, homeaway.com, roomorama.com, e o wimdu.com

Eu viajei pelo Japão só me hospedando em Airbnb, era a opção mais econômica e valeu super a pena.

Pagar pouco na hospedagem

Outra forma econômica de hospedagem são os hostels que cobram um valor bem menor que os hotéis e ainda possuem cozinha para você fazer sua própria comida.

Acampar pode ser uma boa saída para quem quer economizar também.

 

Trocar trabalho por hospedagem

Que tal oferecer sua ajuda em troca de comida e cama?

Nessa forma de trabalho conhecida como Work Exchange, o trabalho é pago sem envolver dinheiro e as moedas de troca são moradia e alimentação.

No House Sitting você troca seu trabalho com tarefas domésticas por acomodação gratuita. Você pode por exemplo  cuidar dos animais enquanto os donos viajam, cuidar do jardim, da casa. Outros sites que usam esse conceito: TrustedHousesitters e Mind My House; House Carers, Worldpackers.

No Worldpackers você se cadastra no site, coloca suas habilidades, o que você sabe fazer e o site te conecta com vários hostels que trocam trabalho por hospedagem pelo mundo. Deve ser muito legal trabalhar em hostel, o clima é super descontraído e você conhece gente do mundo inteiro.

Formas alternativas de viajar pelo mundo

Viajar e trabalhar

Quer tal viajar e fazer uma graninha extra enquanto viaja? Existem várias formas de se trabalhar enquanto viaja, a seguir relaciono algumas delas:

Programa Work and Travel – É um programa de trabalho remunerado nos Estados Unidos para alunos de faculdades de 18 a 28 anos trabalharem temporariamente no país.

Outros sites que oferecem trabalho são Staydu, AIESEC.

Alguns países oferecem visto de trabalho temporário, Work and Holiday VISA, onde você pode trabalhar enquanto está de férias e ter contato com a cultura local. A maioria tem 1 ano de duração podendo se extender um pouco mais.

Outra opção é adquirir um visto de estudos, que possibilita que você trabalhe enquanto está estudando no país.

O Canadá e a Austrália por exemplo são países que oferece algumas oportunidades de trabalho  para estrangeiros. Informe-se nos sites oficiais.

Tem muita oportunidade de trabalho para quem dá aula de inglês também.

Estudar e Trabalhar

Alguns países permitem que você trabalhe tendo um visto de estudo. Você pode se candidatar a algum curso, uma pós graduação, uma MBA. É uma excelente forma de ganhar dinheiro e ainda melhorar o currículo.

Intercâmbio

Fazer um intercâmbio é uma ótima forma de aprender um idioma e ainda conhecer o país. É uma experiência enriquecedora.

O intercâmbio também pode ser profissional, no qual você pode encontrar um emprego na sua área. A IEASTE e a AIESEC promovem esse tipo de intercâmbio em várias partes do mundo.

Formas alternativas de viajar pelo mundo

Au Pair

O Au Pair é um programa que oferece emprego de babá em casas de família para mulheres de 18 e 28 anos. Alguns programas incluem cursos de idiomas, além do convívio com a família que já é um aprendizado. É uma forma econômica de fazer um intercâmbio, com direito a hospedagem, alimentação e um salário fixo.

Demi Pair

Demi Pair é um programa de trabalho parecido com o Au Pair, onde o jovem mora na casa de uma família da Austrália ajudando no cuidado com crianças. Um dos pré-requisitos do programa é fazer um curso de idiomas de meio período.

Formas alternativas de viajar pelo mundo

Fazer um trabalho voluntário

Imagina viajar e ainda fazer um bem para a humanidade? Você pode fazer um trabalho voluntário em troca de hospedagem e comida.

O site Para Onde reune mais de 150 oportunidades de trabalho voluntário em mais de 60 países.

Veja outros sites que podem te ajudar a encontrar o trabalho voluntário ideal:

No WWOOF você encontra oportunidades de trabalho voluntário em fazendas orgânicas pelo  mundo. O período de trabalho varia de 4 a 6 horas por dia e você tem direito  a hospedagem e alimentação. O site é o www.wwoof.net.

No Workaway você se conecta com anfitriões que estão precisando de ajuda, geralmente são pessoas que vivem em fazendas.

No site Helpx, existe uma variedade maior de locais de trabalho, que pode ser uma fazenda, um hostel, um hotel, etc. No site você pode escolher o tipo de programa que mais te agrada.

Outros sites: Volunteers Base e HelpStay

Minha experiência de trabalho voluntário foi na Namíbia, onde pude ajudar a alimentar algumas crianças de uma comunidade carente. Foi muito gratificante receber o carinho das crianças.

Formas alternativas de viajar pelo mundo

Trabalho voluntário Soup Kitchen – Namíbia

Quem pensa que trabalho voluntário é só pra quem é jovem está muito enganado. Existem oportunidades para todas as idades, inclusive alguns projetos que estão dispostos a receber, casais e até famílias inteiras.

As oportunidades são nas mais diversas áreas, você pode ajudar a construir uma escola, pode trabalhar com esportes, cuidar de crianças, etc.

Formas alternativas de viajar pelo mundo

Viajar fazendo trabalho social

Você também pode viajar e fazer um trabalho social. Alguns sites que oferecem esse tipo de trabalho: AIESEC e o Programa de voluntários das Nações Unidas

 

Home Exchange (troca de casa)

O Home Exchange foi muito bem retratado no filme O amor não tira férias, estrelado pela Cameron Dias, onde as duas cansadas das vidas que estão levando resolvem tirar férias trocando de casas. Então, uma fica hospedada na casa da outra e começa a história do filme é muito legal, vale a pena assistir.

Essa é a idéia do Home Exchange, duas pessoas que trocam de casa, podendo ser em período simultâneo ou não.

Alguns sites que oferecem esse serviço: Troca CasaHouse Exchange.

Formas alternativas de viajar pelo mundo

Trabalhar em Cruzeiro

Trabalhar em cruzeiro é uma ótima maneira de conhecer muitos lugares e ainda juntar uma graninha. Imagina acordar cada dia num lugar diferente e ainda ser pago por isso?

São vários tipos de ofertas de trabalho num cruzeiro, cozinheiro, fotógrafo, limpeza, arrumação, entretenimento, etc. O ritmo é frenético, mas em compensação você pode aproveitar para passear quando o cruzeiro atracar (dependendo da sua função, claro).

Essa é uma opção para que deseja conhecer muitos lugares, com alojamento, alimentação e outros benefícios garantidos. Além de conhecer pessoas de diversos países trabalhando com você.

Encontre uma opção no site Find a crew.

Nômade Digital

Um nômade digital é uma pessoa que pode trabalhar de qualquer lugar, pois ela só precisa de um computador e internet. Pra mim é a fórmula dos sonhos para poder viajar e ganhar dinheiro ao mesmo tempo. Muitas profissões possibilitam esse tipo de vida, como: escritor, tradutor, web designer, programador, professor,etc.

Existem vários site que oferecem oportunidades de trabalho para quem é freelancer, como o Workana,  Upwork, Freelancer, 99 Freelas.

E você já viajou ou conhece outras fomas alternativas de viajar pelo mundo? Compartilhe conosco nos comentários

0 Comentários
Escreva seu comentário
Comente via facebook
Instagram
@seguindo_viagem
css.php