Fechar
Fotografia, Gopro

Como tirar fotos com a GoPro – 10 dicas para você usar sua Gopro e fazer fotos lindas

22 de fevereiro de 2017

Quer saber como tirar fotos com a Gopro? Confira algumas dicas que vão ajudar você a fazer lindas fotos com sua Gopro.

A GoPro é minha câmera preferida, eu carrego ela para todos os lugares. Ela é tão leve e pequena que cabe até no bolso. E ainda dá um show de qualidade de imagem.

Prática, compacta e super versátil, ela pode ser usada em praticamente qualquer atividade. Queridinha dos esportistas, a Gopro consegue registrar momentos incríveis durante a prática do seu esporte preferido.

Ano passado eu participei do lançamento da Gopro Hero 5 em Tulum e aprendi várias dicas legais de como tirar fotos com a Gopro.

Descubra 10 dicas de como tirar fotos com a Gopro

1 – Conheça os Recursos da Gopro

A Gopro possui 3 formas de capturar uma foto:

Single – Este modo captura uma única foto. É usado para tomar fotos simples pressionando o botão superior

Timelapse – Ao selecionar o timelapse e pressionar o botão superior, a Gopro irá fazer uma foto a cada intervalo de tempo, conforme selecionado a cada 0.5 segundo, 1, 2 ou 5 segundos. Ela vai ficar tirando fotos e só vai parar quando você pressionar o botão novamente. Usado para fazer fotos automaticamente sem precisar ficar pressionando o botão a cada foto. É ótimo para não perder nenhum momento de alguma atividade que você estiver fazendo. As fotos saem mais naturais também, pois pegam o movimento, não fica uma foto posada.

Burst – Captura de 10 a 30 fotos em um intervalo de tempo pré-definido, 1, 2 ou 3 segundos. Por exemplo, se você selecionou 30/1 ela irá tirar 30 fotos em 1 segundo. Assim que o tempo é atingido ela para de tirar as fotos. Usado para fotos em movimentos muito rápidos, por exemplo quando você quer pegar um pulo, uma manobra esportiva.

É muito importante saber qual deles escolher para cada situação

2 – Cuide da iluminação

A iluminação faz muita diferença numa foto. Aproveite ao máximo a luz do dia e sempre preste atenção na posição do sol e use a iluminação a seu favor.

 

Golden Hour

Aproveite a Golden hour, o momento do nascer e pôr do sol. O sol fica com uma cor dourada linda e a iluminação fica mais suave deixando as fotos muito mais bonitas. Nesse momento, você pode fazer fotos contra o sol ou a favor dele, as duas formas vão dar um efeito especial. Contra o sol sua foto ficará com uma linda cor laranja e as siluetas aparecem dando um belo contraste. A favor do sol tudo fica iluminado com uma luz perfeita, sem sombras duras.

Fotos Noturnas ou em locais com pouca luz

Para fotos com baixa iluminação não esqueça de ajustar as configurações para o modo noturno. Ajuste também o ISO, aumentando-o para que a câmera consiga captar mais luz. Importante usar um tripé para a foto não sair tremida.

Essa foto foi feita dentro de um cenote em Tulum. O cenote tinha pouca iluminação e para conseguir capturar bem a luz que estava entrando no cenote eu configurei a minha Gopro Hero 5 para o modo noturno.

como-tirar-fotos-com-a-gopro

 

3 – Distância da câmera

Um fator importante a se considerar é a distância que você deve ficar da câmera. Como a Gopro possui uma lente grande angular para pegar um campo de visão maior, ela diminui muito os objetos que estão longe dela. A distância ideal vai depender do propósito da foto, em algumas eu gosto de ficar bem pertinho, outras eu gosto da distância do bastão extensor, não mais longe que isso, para não ficar muito pequeno.

como-tirar-fotos-com-a-gopro

4 – Explore novos ângulos

Capture suas fotos a partir de diferentes ângulos. Faça fotos de baixo pra cima e de cima pra baixo. Coloque a Gopro em lugares inusitados, no pé, na cabeça, no pulso.

Eu gosto muito de colocar a Gopro no chão e incliná-la uma pouco para cima. Dá um efeito bem legal.

Ou então colocá-la deitada no chão com a lente toda voltada pra cima. Esse jeito fica muito legal em locais com bastante coqueiros.

5 – Seja criativo

Use a criatividade para fazer as fotos, fuja do óbvio e tente inovar, capture momentos espontâneos. Colocar a Gopro num buraco de areia, dentro de algum lugar,

6 – Mostre na fotografia o seu ponto de vista – POV

Para fazer uma foto diferente abuse do conceito de POV – Point of View (Ponto de Vista), um estilo de foto que mostra o que a pessoa está vendo naquele momento. Normalmente essa foto pega apenas uma parte do corpo da pessoa, como as mãos e os pés.


A Gopro possui alguns acessórios para esse tipo de foto como o Chest (que usa no peito) e o Helmet (que usa na cabeça). É ótimo para fazer fotos praticando algum esporte que necessita das mãos livres. Além de fazer fotos legais é super fácil e prático de fazer.

Essa foto mostra a bela vista que eu estava vendo na Pedra do Pontal.

como-tirar-fotos-com-a-gopro

7 – Limpeza da lente

Verifique constantemente se a lente está limpa. Por ser muito pequena, é fácil encostar o dedo na lenta deixando-a suja. Esse simples toque faz com que as fotos fiquem com aspecto embaçado. Por isso cheque sempre se a lente está limpa e passe um paninho seco para limpá-la.

Como se livrar das Gotas indesejáveis na Gopro

Fotos na água são muito legais, mas muitas vezes perdemos a foto por causa de uma gota que estraga tudo. Para evitar as indesejáveis gotas na lente da sua Gopro basta lamber a lente e em seguida mergulhar a Gopro na água. A saliva vai criar uma película protetora não permitindo a formação de gotas. Essa técnica funciona muito bem, mas é preciso fazer constantemente, porque depois de um tempinho a água escorre e não vai ficar tão uniforme. Eu sempre faço isso antes de começar a fotografar na água.

8 – Use os acessórios

Existem vários acessórios para Gopro disponíveis no mercado. Handler, Bastão, Tripé, Straps, Suporte adesivo, Dome. Nesse post eu explico melhor cada acessório para Gopro.

como-tirar-fotos-com-a-gopro

Foto tirada com suporte adesivo para prancha de surf

Em Lampedusa fiz muitas fotos com dome, que é um acessório que deixa as fotos com efeito aquário, metade dentro e metade fora d’água. A água lá era muito transparente, perfeita para esse tipo de foto.

como-tirar-fotos-com-a-gopro

Foto tirada com Dome

Eu uso muito o bastão (conhecido também como pau-de-selfie), porque ele é bem prático e também porque ele salva quando não tem ninguém para tirar sua foto.

como-tirar-fotos-com-a-gopro

Foto tirada com o bastão da Sandmarc

O meu bastão é da Sandmarc, uma marca que eu gosto bastante. O bastão é super resistente e pode ser usado em vários tamanhos facilmente reguláveis. Nossos leitores tem 10% de desconto utilizando o código seguindo_viagem na compra.

Também uso o bastão para apoiar a Gopro como se fosse um tripé deixando-a um pouco mais alta. Coloco dentro da bolsa, da mochila, apoiada na parede, na cadeira. É muito bom para não ficar aparecendo o bastão em todas as fotos.

9 – Planejamento

No dia anterior a alguma atividade prepare sua Gopro, carregue a bateria, descarregue as fotos para o computador. Já pensou se acontece alguma coisa com a sua Gopro cheia de fotos que você ainda não descarregou? Se você perder, se ela cair, etc. Eu sempre penso nisso e descarrego as fotos assim que chego de algum passeio e já seleciono logo as melhores e apago o resto, não deixo acumular muito não.

Nada pior do que perder um momento especial por falta de bateria ou de memória.

10 – Capriche na edição

Use algum programa para editar as fotos deixando as cores mais vivas e fazendo pequenos ajustes de exposição, sombras, melhorando a aparência da foto.

Eu gosto muito do aplicativo Snapseed e edito minhas fotos para o instagram nele.

No computador uso o Lightroom da Adobe. No youtube existem vários tutoriais ensinando a usar o Lightroom.
Evite saturar muito a foto e usar esses filtros do instagram. O melhor mesmo é fazer uma edição suave, apenas realçando as cores da foto e melhorando a iluminação.
Gostou das nossas dicas de como tirar fotos com a Gopro? Compartilhe sua dica conosco nos comentários.

13 Comentários
Escreva seu comentário
Comente via facebook
13 Comentários
  1. […] Confira também esse post com 10 dicas de como tirar fotos com a Gopro […]

  2. Maria Eduarda Guerra de Oliveira    08/03/2017 - 19h42

    Olá! Comprei uma GoPro Hero 5, e fiquei com duvida na sua dica para não embaçar a lente: Como a minha é a prova d’agua ate sem a capinha, eu devo lamber a lente da propria GoPro ou da capinha? Um beijo!! <3

    • Dayana    08/03/2017 - 21h03

      Oi Maria Eduarda, tudo bem?
      Você tem que lamber a lente que estiver em contato com a água no momento. Se estiver usando a Gopro com a capa, deve lamber a lente da capa.
      Qualquer dúvida é só falar. Tem mais alguma coisa que você gostaria de saber? Estou preparando outro post de Gopro.
      Obrigada

      Dayana

  3. […] Confira também o nosso post Como tirar fotos com a Gopro. […]

  4. […] a Gopro e está buscando algumas dicas e inspirações. Recomendo que leiam  também esse post com dicas gerais da Gopro. E para quem não sabe qual Gopro comprar, leiam o nosso post sobre o novo modelo da Gopro, a Hero […]

  5. […] melhores momentos dessa fase, esse post é pra você. Recomendo que leiam  também esse post com dicas gerais da Gopro. E para quem não sabe qual Gopro comprar, leiam o nosso post sobre o novo modelo da Gopro, a Hero […]

  6. Joyce    01/08/2017 - 12h14

    Adorei as dicas!!!

    • Dayana    02/08/2017 - 14h00

      Que bom que gostou Joyce, qualquer dúvida pode falar!
      Beijos

  7. Joaquim    18/08/2017 - 17h46

    Amigo que dicas importantes! Tô em Orlando passando férias, comprei ontem minha go pro 5 tava quebrando minha cabeça com algumas funções que eu queria saber, e você me informou. Parabéns vlw

    • Dayana    19/08/2017 - 23h14

      Que bom que consegui te ajudar Joaquim. Qualquer dúvida é só falar.
      Obrigada.

  8. […] Como tirar fotos com a Gopro […]

  9. Luiz Niemeyer    08/11/2017 - 22h55

    Bom primeiro gostaria de te dar os parabéns pleas dicas, pois você conseguiu passar todas as informações com simplicidade, bom pelo menos eu achei.
    Gostaria de tirar umas dúvidas:
    – Qual o memorycard que você usa ou qual seria o melhor?
    – Você nas fotos com o carro em movimento usa o controle remeto da GoPro ou tira a melhor imagem de um vídeo, tipo, faz um pequeno vídeo e depois pausa no momento que achar melhor a imagem e tira do vídeo?

    Mais uma vez, parabéns!!!

    • Dayana    09/11/2017 - 11h32

      Obrigada Luiz,
      Espero que as dicas tenham te ajudado. O meu cartão é aquele Sandisk extreme. É bom você pegar um que seja no mínimo classe 10, porque são melhores para vídeos. Dá uma olhada nesse post: http://getoutside.com.br/qual-o-melhor-cartao-de-memoria-para-gopro/
      Essa foto do carro eu fiz no modo Timelapse, que vai tirando fotos automaticamente. Eu praticamente só uso esse modo, gosto muito porque sempre sai fotos espontâneas.
      Obrigada
      Dayana

Instagram
@seguindo_viagem
css.php