Fechar
Dome, Fotografia, Gopro

Como tirar fotos com Dome – Aprenda os segredos para tirar fotos meio a meio

19 de fevereiro de 2017

Sabe aquelas fotos lindas que a gente vê na internet metade dentro e metade fora d’água? Essas fotos são feitas utilizando um acessório chamado Dome.

Aprenda nesse post como tirar fotos com Dome e faça você também as famosas fotos meio a meio.

O Dome é um acessório de superfície redonda que funciona conectado a uma câmera fotográfica. Ele já era muito utilizado em câmeras DSLR com caixa estanque por fotógrafos profissionais, mas se popularizou após criarem um modelo para a Gopro.

O objetivo desse equipamento é separar a linha d’água da lente da câmera possibilitando pegar na mesma foto dois mundos diferentes, o aquático e o externo. Como a lente da Gopro é minúscula, ela fica a apenas 1 cm de distância da água. Com a ajuda de um Dome você ganha cerca 7 cm e até mais dependendo de quantas polegadas tenha o dome.

Com esse aumento da distância da água, você tem mais chances de conseguir deixar a linha d’água na metade da lente, conseguindo o chamado “efeito aquário”, onde metade da foto é dentro d’água e a outra metade fora d’água.

Confira também esse post com 10 dicas de como tirar fotos com a Gopro

Onde comprar um Dome?

Antes vendido apenas no exterior, hoje o dome se popularizou e existem várias empresas que oferecem o modelo para ser usado na Gopro. O meu é da marca Meu Dome e eu gosto bastante e recomendo. Eles já tem modelo de dome para a Gopro Hero 5. Fácil de usar, o dome da Meu Dome permite acesso a todos os botões da Gopro. A instalação também é bem simples, basta encaixar a Gopro e pronto.

O Dome é um dos meus Top 10 acessórios para o verão na praia e na piscina.

Confira algumas dicas para usar o dome

1 – Local ideal

O melhor ambiente para fazer as fotos com dome é um lugar com águas transparentes e calmas. Você pode fazer as fotos numa piscina, numa praia calminha, numa cachoeira. Na praia, tente não levantar muita areia para não sujar a água. Deixe a água acalmar um pouco antes de fazer novas tentativas.

2 – Posicionamento do Dome

Atente para o posicionamento do Dome na água, tentando deixar metade da superfície do dome embaixo da água. Essa tarefa pode ser um pouco difícil por causa do movimento da água, o próprio movimento do se corpo e de outras pessoas. Se estiver na praia, até mesmo ondas pequenas podem atrapalhar também.

Uma boa dica é fazer as fotos com o Dome na vertical (em pé), assim, a separação com água será ainda maior.

3 – Modo da Gopro

O modo mais recomendado é o Timelapse em 0.5 segundos ou burst para movimentos mais rápidos. Isso porque como os movimentos dentro d’água são rápido e mudam a todo instante, a chance de conseguir uma foto boa é maior se você fizer mais fotos em um intervalo curto de tempo. Na foto abaixo eu utilizei a Gopro no modo Timelapse 0.5 segundos.

Como-tirar-fotos-com-dome

Gopro no modo Timelapse 0.5 seg

Já nessa foto eu utilizei o modo burst, que é ideal para pulos.

omo-tirar-fotos-com-dome

4 – Luz

Tente fazer as fotos em um dia de sol, de preferência, pois a luz do sol ilumina o fundo da água deixando a foto muito mais bonita. Atente-se também ao posicionamento em relação ao sol. Fotos contra o sol irão refletir no acrílico do Dome e formar aquela bola branca. Quem está tirando a foto deve ficar de costas para o sol.

5 – Criatividade

A criatividade será o maior diferencial da sua foto. Abuse das idéias e explore essa relação entre os dois mundos, dentro e fora d’água. Tente fotografar algo tanto em cima quanto embaixo. Alguns exemplos:

6 – Poses

Para fazer fotos nadando não mergulhe muito fundo, tente ficar mais próximo da superfície e fique o máximo de tempo que conseguir embaixo d’água para ter mais chances de uma foto dar certo. Nade naturalmente mas sem se mexer muito. Repita várias vezes para garantir.

Para fazer fotos deitada embaixo d’água, primeiro afunde, depois deite o corpo, relaxe a cabeça, o corpo e os braços e deixe o corpo subir naturalmente. No início pode parecer difícil, mas com a prática melhora. O maior problema aqui é entrar água no nariz.

Explore poses diferentes, use a criatividade nessa hora.

7 – Use o Dome embaixo d’água

Experimente usar o Dome todo na água, ele aumenta o campo de visão e dá um efeito bem legal nas fotos. Aprendi essa dica com o fera Bruno Bezerra no lançamento da Gopro Hero 5 em Tulum. Ele fez essa foto incrível no Cenote Labnaha.

como-tirar-fotos-com-dome

Foto feita pelo fera Bruno Bezerra

8 – Gotas na superfície

Para evitar as indesejáveis gotas que acabam estragando o efeito do dome você pode passar uma fina camada de vaselina. Isso irá repelir as gotas do dome. Detergente também costuma funcionar bem.

Essa foto ficou com várias gotinhas.

como-tirar-fotos-com-dome

9 – Previna o embaçamento

O maior problema que pode aparecer durante o uso do Dome é ele embaçar por dentro. Isso acontece devido a umidade no interior do dome. Em dias muito quentes, a água que estava acumulada dentro do dome evapora e provoca o embaçamento da superfície. Para evitar isso, você pode guardar o dome dentro de um pote com um desumidificador dentro. O pote tem que vedar bem, por isso sugiro usar os da marca Tupperware.

Outra dica é manusear o dome em ambientes com ar condicionado.

10 – Cuidado ao transportar

A superfície do Dome é feita de acrílico na maioria das vezes exigindo cuidado no transporte e manuseio. Sempre proteja seu dome com uma sacola de pano ou flanela para evitar arranhões e transporte com bastante cuidado para não quebrar.

Gostou das nossas dicas de como tirar fotos com Dome? Agora é só colocar em prática e se divertir muito.

 

5 Comentários
Escreva seu comentário
Comente via facebook
5 Comentários
  1. Roberta    18/02/2017 - 12h08

    Adorei o post! Alguma dica de como aparecer na foto quando viajamos sozinhas? Vi que ele fica direitinho só com o acessório amarelinho que faz boiar, mas ainda não arrisquei.

    • Dayana    19/02/2017 - 23h59

      Obrigada Roberta!
      Esse é um problema que eu também enfrento, porque gosto das fotos de dome mais longe e se tirar selfie fica muito perto. O que eu faço é pedir pra alguém tirar mesmo.
      Obrigada

  2. […] tão fácil conseguir tirar uma foto certinha, mas eu fiz um post com algumas dicas pra te ajudar a tirar fotos com dome. Com um pouco de paciência e algumas tentativas (às vezes muitas) você consegue resultados […]

  3. Jessica    23/08/2017 - 08h49

    Adorei! Comprei um dome recentemente e este post me ajudou muito!

    • Dayana    24/08/2017 - 10h19

      Que bom Jessica! Fico feliz que tenha te ajudado. Boa sorte nas fotos. Bjs

Instagram
@seguindo_viagem
css.php