Fechar
Fotografia, Gopro

Qual Gopro comprar? Conheça as vantagens da Gopro Hero 5

17 de março de 2017

Se você está em dúvida sobre qual Gopro comprar, confira nesse post as novidades da Gopro Hero 5, o mais novo modelo da Gopro.

A GoPro Hero5 Black é o mais novo modelo da Gopro, lançada em outubro de 2016 nos Estados Unidos. A câmera veio com muitas melhorias e novidades como comandos de voz, corpo emborrachado à prova d’água, estabilização de vídeo, gravação de vídeos em 4K, display touchscreen integrado, entre outros.

O principal slogan da Gopro Hero 5 é It’s all get easy – Tudo fica mais fácil.

Isso porque o novo modelo veio para facilitar a vida dos usuários de Gopro, com muitos recursos novos e bem mais fácil de usar. Abaixo listamos as principais melhorias da Gopro Hero 5.

Design Emborrachado

A característica mais marcante da Hero 5 é o seu design todo emborrachado na cor preta e totalmente à prova d’água sem precisar da caixa estanque. Isso trouxe como benefício a captura do som sem aquele efeito abafado que o antigo modelo tinha durante a gravação dos vídeos com a Gopro na caixa.

Só é preciso tomar mais cuidado, já que a lente fica mais exposta a quedas e arranhões. Para isso, a Gopro vende protetores de tela e de lente.

Apenas dois botões de comando

Outra coisa que mudou foi a quantidade de botões da câmera, o novo modelo possui apenas dois botões, enquanto o anterior possuía 3 botões. Um botão fica na lateral e outro na parte superior. O uso é bem fácil e intuitivo, rapidamente você se adpta a eles.

Comando de Voz

A mais inovadora das mudanças com certeza é o comando de voz. A possibilidade de controlar a câmera sem precisar de controle remoto ou de tocá-la é fantástica. O comando de voz é ótimo para praticar esportes ou quando estamos com as mãos ocupadas. Também é muito útil em ambientes com pouca luz, quando o simples toque de pressionar o botão faz com que a foto fique tremida. Dessa forma você pode selecionar o modo noturno, colocar a câmera no tripé e executar o comando de voz para que a foto saia perfeita.

A Gopro possui uma lista de comandos pré-definidos em várias línguas. Quando eu ganhei a minha no lançamento da Hero 5 em Tulum ainda não tinha comando de voz em português, mas agora já tem.

Lista de comandos:

GOPRO TURN ON

GOPRO TURN OFF

GOPRO START RECORDING

GOPRO HILIGHT

GOPRO STOP RECORDING

GOPRO SHOOT BURST

GOPRO TAKE A PHOTO

GOPRO START TIMELAPSE

GOPRO VIDEO MODE

GOPRO PHOTO MODE

GOPRO TIMELAPSE MODE

GOPRO BURST MODE

Estabilização de vídeo

Outra grande melhoria foi a Estabilização Eletrônica de Vídeo em Nível Profissional, que diminui consideravelmente a tremedeira durante as gravações. Eu senti bastante essa diferença durante as filmagens. Além disso, a captação de áudio melhorou bastante, o novo modelo possui gravação de áudio estéreo e sistema avançado de redução de ruído do vento

Modo noturno

O novo modelo vem com o modo noturno para fazer fotos à noite ou em ambientes com baixa luminosidade. Também é possível alterar o ISO quando necessário. Para fotos com pouca luz, o ideal é utilizar tripé para a foto não sair tremida. Experimente também utilizar o comando de voz nesses casos.

Formato Raw

Um novidade excelente para os fotógrafos é a possibilidade de fazer fotos no formato .raw, que possibilita a edição de todas as características da foto.

Tela touchscreen

A tela touchscreen facilita demais a seleção das configurações da câmera e a visualização das imagens. Sempre gosto de dar aquela conferida para ver se a foto ficou boa. Na água o touchscreen não funciona tão bem por causa das gostas e do dedo molhado, é preferível usar os botões quando estiver na água.

Na frente tem uma tela pequena que mostra o modo selecionado, a quantidades de fotos tiradas até o momento e a situação da bateria.

Tentar achar o guia de bolso da gopro ou bater as fotos. Tirar fotos da gopro

Escolha da Resolução

A resolução é o tamanho dos quadros de um vídeo, é o principal fator de determinação da qualidade e da nitidez. Quanto maior a resolução mais detalhes o vídeo terá. A Gopro Hero 5 filma em até 4k em até 30 frames por segundo, possibilitando uma imagem de alta qualidade nos vídeos.

A câmera tira fotos em até 12 megapixels.

Escolha da Proporção da imagem

A câmera possui duas proporções de imagem: 16:9 e 4:3

Escolha da Taxa de Quadro

A taxa de quadro é a velocidade na qual o vídeo é gravado, ou seja, o número de quadros individuais de vídeo gravados por segundo. A escolha da taxa de quadro vai depender das condições de luz, do tipo da foto e se você quer reproduzir em câmera lenta.

Taxa de quadro mais alta – 60 FPS

Alta luminosidade

Fotos de ações rápidas

Reprodução em Câmera lenta

Taxa de quadro mais baixa – 30 FPS

Pouca presença de luz

Fotos de ações lentas a moderadas

 

Escolha do Campo de Visão (FOV)

A Hero 5 trouxe a possibilidade de escolha de 4 tipos de campos de visão (FOV): wide, linear, medium e narrow.

A novidade é o FOV linear, que tira aquele efeito arredondado das fotos, que algumas pessoas não gostam. Eu particularmente adoro o “efeito bola” da Gopro, principalmente em fotos no mar.

E o FOV narrow (estreito), que possibilita fotos mais aproximadas do objeto. Eu gostei bastante desse FOV, pois se parece muito com uma câmera normal, possibilitando tirar fotos sem diminuir muito o objeto.

O único problema é que às vezes o FOV muda sozinho porque seu dedo esbarra na tela touchscreen e aí você acaba perdendo fotos porque não checou em qual FOV estava. Por isso, agora eu fico toda hora checando o FOV, já que eu prefiro usar o FOV wide, principalmente porque a maioria das minhas fotos são em ambientes abertos e na natureza.

Para vídeos a Gopro tem o FOV Superview que possibilita uma gravação na proporção 16:9, por meio da extensão dinâmica da filmagem em 4:3 para se ajustar à proporção de imagem de 16:9.

No Guia de bolso da Gopro vem algumas configurações recomendadas para vídeo e fotos:

Especificações da Hero 5

Considerações Finais

Eu gostei muito das melhorias da Gopro Hero 5 e acho que está valendo muito a pena adquirir o novo modelo. A Hero 5 está sendo vendida lá fora por US$ 399,00.  Ela acabou de ser lançada no Brasil e já pode ser encontrada em algumas lojas na faixa de R$2.000,00.

Se você está em dúvida de qual Gopro comprar, não pense duas vezes, adquira a Hero 5 que não vai se arrepender.

Confira também o nosso post Como tirar fotos com a Gopro.

 

0 Comentários
Escreva seu comentário
Comente via facebook
Instagram
@seguindo_viagem
css.php