Fechar
Ásia, Roteiros

Como montar um roteiro pelo sudeste asiático

23 de fevereiro de 2018

Está em dúvida sobre como montar um roteiro pelo sudeste asiático? Comprou aquela passagem promocional e agora não sabe por onde começar a planejar? Leia nesse post algumas dicas de como montar um roteiro pelo sudeste asiático. Quais países conhecer, quais cidades visitar, quantos dias ficar, como traçar a rota entre eles. Tudo que você precisa saber para começar a planejar a sua viagem agora mesmo.

Como montar um roteiro pelo sudeste asiático

Bagan – Myanmar

 

Como montar um roteiro pelo sudeste asiático

Pesquise

Primeiramente pesquise bastante sobre os países do sudeste asiático, leia relatos de pessoas que já foram, pegue modelos de roteiro para ir pegando uma base de conhecimento para montar o seu próprio.

Vá anotando as recomendações de quantos dias ficar em cada lugar, as dicas dos viajantes, informações sobre visto, os lugares para conhecer em cada cidade.

Quando você já tiver bastante conhecimento já pode pensar em rascunhar seu roteiro. Digo isso porque não adianta você começar a montar o roteiro sem saber o básico de cada país e o que você tem de mais interessante para conhecer.

Como montar um roteiro pelo sudeste asiático

Kuang Si Falls – Laos

Quantos dias você tem?

A primeira pergunta é quantos dias você tem disponível. Eu diria que o mínimo são 15 dias e quantos mais dias você tiver melhor. Para minha viagem eu tinha disponível 35 dias e ainda achei muito pouco.

Quais países conhecer?

Escolha os países que você tem mais interesse em conhecer de acordo com os dias disponíveis. Tenha em mente que não dá para conhecer tudo, infelizmente. A vontade é de sair colocando um monte de lugar no roteiro, mas aí você vai acabar perdendo o principal.

“Se viajar rápido demais perderá aquilo que o fez viajar.”

Se seu maior interesse for a Tailândia, por exemplo, saiba que para conhecer bem esse país,  é necessário ter no mínimo 15 dias. Com mais do que isso você pode ir acrescentando outros países como Laos, Camboja, Vietnã, clássicos na maioria dos roteiros pelo sudeste asiático.

Como montar um roteiro pelo sudeste asiático

White Temple – Chiang Mai

Quais cidades conhecer?

Dentro de cada país, verifique as cidades mais importantes e faça um estudo das principais atrações. No meu planejamento eu dediquei a maior quantidade de dias para a Tailândia, já que queria conhecer Bangkok, Chiang Mai e as ilhas. Para os outros países eu decidi que iria escolher apenas uma cidade de cada para não ficar muito corrido.

Como montar um roteiro pelo sudeste asiático

Sky Bar – Bangkok

Estabeleça prioridades

Estabelecer prioridades é importante para decidir como ficará seu roteiro. Por exemplo, na minha última viagem para a Ásia, eu escolhi passar 15 dias só no Japão. Poderia ter dividido com mais uns 2 países, mas preferi conhecer bem o Japão, já que queria incluir várias cidades interessantes no meu roteiro, como Tokyo, Kyoto, Hiroshima, Miyajima, Hakone, Yokohama.

Nesse roteiro eu pensei diferente. Com exceção da Tailândia, que separei 15 dias, o restante dos países eu me contentei em conhecer apenas suas cidades principais. Veja bem, não porque os outros países não mereçam mais tempo, mas sim porque eu estabeleci como prioridade isso. Eu não tenho a pretensão de zerar todos os países do sudeste asiático, minha prioridade no momento é conhecer um pouco de cada país.

Como montar um roteiro pelo sudeste asiático

Maya Bay – Tailândia

Como montar um roteiro pelo sudeste asiático

O que conhecer em cada lugar

Pesquise quais são as principais atrações dos lugares que você quer ir.

Como montar um roteiro pelo sudeste asiático

Mekong Delta – Vietnã

Quantos dias ficar em cada lugar

Defina quantos dias quer ficar em cada lugar.

Essa questão está intimamente ligada à questão anterior do que fazer em cada lugar. Algumas vezes você terá que se perguntar primeiro o que você quer fazer para depois ver quantos dias precisa e outras vezes você terá que se perguntar o que dá pra fazer com os dias que você tem. Vai depender da sua disponibilidade.

Como montar um roteiro pelo sudeste asiático

Gardens by the Bay – Singapura

Monte a rota

Definido os países, cidades, quantos dias em cada e o que fazer, é a hora de montar a rota. Com o mapa em mãos, tente pensar numa rota lógica, para evitar perder tempo de deslocamento. No meu roteiro tentei fazer uma rota circular na medida do possível, mas algumas vezes foi preciso conciliar com as passagens disponíveis.

Passagens

Enfim chegou a hora de dar vida ao seu planejamento com a compra das passagens.

Atenção: As passagens internas devem ser a última coisa a se pensar. Só compre a passagem após ter certeza do roteiro. Por isso é muito importante a questão da pesquisa inicial, para você não se arrepender de ter ficado poucos dias em um lugar e muitos em outro. Para não comprar a passagem e depois querer trocar porque encontrou um jeito melhor.

Essa é a parte mais complicada, porque uma coisa é o seu roteiro lindo, seguindo uma ordem lógica e outra bem diferente são os voos disponíveis e os preços. Imagina perceber que não tem voo de Chiang Mai para Luang Prabang na data que você planejou? Ou que o preço está muito alto?

Nessa hora você vai usar todo o conhecimento adquirido nas pesquisas que fez, para poder refazer o seu roteiro várias vezes até casar todas as passagens internas com preços dentro do seu orçamento.

Eu comprei o Asean Pass da Air Asia, um passe no valor de USD 160 onde você recebe 10 créditos para usar em 30 dias. Tem também o de 20 créditos para usar em 60 dias e custa USD 290. Eu gostei bastante e pra mim funcionou bem, mas é importante fazer várias simulações para ver se compensa na sua viagem.

Como montar um roteiro pelo sudeste asiático

Night Bazaar – Chiang Mai

Reserve a hospedagem

Com as passagens compradas seu roteiro está pronto e você pode pesquisar as hospedagens. Os melhores sites para hospedagem na Ásia são Booking e Agoda. No Agoda tem mais opções. Eu reservei alguns no Booking e outros no Agoda.

Documentos e Vistos

Apesar de ter deixado pra falar por último, essa etapa deve ser feita o quanto antes para evitar problemas. O passaporte demora mais pela questão do agendamento e tal, então deve ser a primeira coisa a se fazer caso você ainda não tenha ou esteja perto de expirar .

Os vistos foram bem rápidos de fazer, consegui tirar a maioria pela internet, o e-visa, que são facilitados pra quem chega de avião.

Não esquecer do certificado internacional de vacina contra febre amarela.

Meu roteiro ficou assim:

Malásia – Kuala Lumpur – 1 dia – Por causa da promoção da passagem comprei o voo para Kuala Lumpur e aproveitei para passar 1 dia na cidade logo na chegada na Ásia) – achei um dia suficiente,  consegui fazer tudo o que queria: passear pelas Petronas, subir a KL Tower e visitar as Batu Caves.

Myanmar – Yangon e Bagan (inevitavelmente tive que passar por Yagon, porque não tem voos de outros países para Bagan, mas o objetivo era Bagan). Fiquei 1 dia em Yangon e 2 dias em Bagan. Em Yangon visitei a Sule Pagoda, Shwedagon Pagoda e o Kandawgyi Lake. Em Bagan passei 2 dias explorando infinitos templos na garupa de uma e-bike, vi o sol nascer no topo de um templo, voei de balão e fiz um passeio de barco para assistir ao pôr do sol.

Tailândia – Bangkok, Chiang Mai e Krabi (país que dediquei um tempo maior para conhecer mais cidades e  descansar nas praias no final da viagem). Em Bangkok fiquei 3 dias. No primeiro dia visitei o Grand Palace, o Wat Pho e o Wat Arun. No segundo dia visitei o Floating Market, Khao San Road  e à noite fui a um Sky Bar  (Lebuya). No terceiro dia fiz um bate-volta para Ayutaya.

Em Chiang Mai passei 3 dias. No primeiro dia visitei o templo Doi Suthep e Secret Temple e à noite fui ao Night Bazaar. No segundo dia fiz um passeio para Chiang Rai, onde visitei o White Temple, a Black House e o Golden Triangle, com uma travessia de barco até o Laos. No terceiro dia visitei um Lago, fui ao Grand Canyon e andei pela Old City.

Em Krabi fiquei 3 dias em Railay Beach e 4 dias em Phi Phi, fazendo passeio de barco e curtindo as praias.

Laos – Luang Prabang. Passei 2 dias em Luang Prabang. No primeiro dia andei bastante pela cidade e visitei os templos. No segundo dia conheci as cachoeiras Kuang Si Falls.

Vietnã – Hanói e Ho Chi Minh City (Aqui deu muita vontade de conhecer outras cidades como Hoi An, queria ter uns 10 dias só para o Vietnã). Passei 3 dias em Hanói. No primeiro dia andei pela cidade e os outros 2 dias foi fazendo o passeio para Ha Long Bay.  Em Ho Chi Minh City passei 2 dias. No primeiro dia visitei  o Museu da Guerra pela manhã e à tarde fiz o passeio para os Cu Chi Tunnels. No segundo dia fiz o passeio de dia inteiro pelo Mekong Delta.

Camboja – Siem Reap – 2 dias. No primeiro dia andei pelo centrinho e pelo night Market. No segundo dia fechei um tuk tuk para ver o nascer do sol no Angkor Wat e fiz o Small Circuit.

Singapura – Devido à proximidade com Kuala Lumpur, local do meu voo de volta para o Brasil,  decidi encaixar no final da viagem. Fiquei 2 dias explorando a cidade de metrô. Visitei Chinatown, Marina Bay, Gardens by the Bay, subi no Ion Sky para ver a cidade do alto e visitei Sentosa.

Apesar de ter conhecido 7 países em 35 dias, estou respeitando a quantidade de dias recomendada em cada cidade. O roteiro foi dividido ficando no mínimo 2 noites em cada lugar e com bastante tempo para curtir as praias da Tailândia.

Espero que essas dicas de como montar um roteiro pelo sudeste asiático tenham te ajudado de alguma forma. Qualquer dúvida pode deixar aqui nos comentários.

 

Baixe Grátis o e-book Como Viajar Gastando Pouco

Reserve sua viagem conosco

Se você gostou do nosso conteúdo, ajude a manter o blog planejando sua viagem através dos nossos links. Ao utilizar nossos links durante a reserva do seu hotel, compra do seguro viagem e demais serviços você gera uma pequena comissão para o blog. Você não paga nada a mais por isso e ainda nos motiva a continuar compartilhando nossas dicas aqui. Todos os serviços citados aqui são os que nós usamos em nossas viagens e são de nossa confiança.
Fique por dentro das promoções de passagens
Reserve seu hotel no Booking
Ganhe R$130,00 de desconto no Airbnb
Ganhe 5% de desconto no Seguro Viagem
Adquira seu chip com internet 4G
Alugue seu carro com desconto
Compre seu ingresso antecipadamente

0 Comentários
Escreva seu comentário
Comente via facebook
Instagram
@seguindo_viagem
css.php