Fechar
Bonito, Ecoturismo, Mato Grosso do Sul

Bonito

04 de abril de 2016

Bonito é um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. O turismo em Bonito é extremamente organizado e responsável, o que já rendeu até o prêmio de melhor destino de turismo responsável do mundo, o World Responsible Tourism Awards, na Feira World Travel Market, em Londres.

Beleza é o que não falta por aqui: Em Bonito você vai encontrar rios de águas incrivelmente transparentes, muitas cachoeiras, grutas surpreendentes, lagoas com água de um azul extraordinário, além de uma fauna e flora riquíssima.

Como chegar:

Bonito fica na região sudoeste de Mato Grosso do Sul, a 300 quilômetros de Campo Grande. O aeroporto mais próximo é o de Campo Grande. De lá você optar por seguir de carro, ônibus ou com o transfer que sai do próprio aeroporto. A viagem dura cerca de 4 horas.

Dica: Se você estiver indo com mais gente, acho que vale a pena alugar um carro para ir pra lá e ter mais liberdade para se locomover até o local das atrações. O preço dos passeios não inclui transporte. O que eles oferecem é o transporte compartilhado que custa em média R$ 60,00 por pessoa. Então, estando de carro lá e dividindo as despesas com os integrantes vai significar uma boa economia.

Onde ficar:

Eu fiquei no Hotel Águas de Bonito, um hotel muito confortável e ótimo atendimento. Dentro do hotel funciona uma agência de turismo, o que facilita bastante.

bonito-13

bonito-14

bonito-35

O único inconveniente é que o hotel não fica exatamente no centrinho, é preciso caminhar uns 20 minutos.

Às 16h eles servem um lanchinho delicioso chamado de merenda pantaneira, com comidinhas típicas da região.

bonito-34

Quando ir:

A melhor época para visitar Bonito vai depender um pouco das atrações de sua preferência. Por exemplo:

Para fazer flutuação, a melhor época é durante o inverno, de maio a setembro, quando os rios ficam mais cristalinos, em compensação a temperatura é mais fria.

Se você quer muito conhecer a Lagoa Misteriosa, um dos melhores pontos de mergulho, precisa saber que ela só funciona de maio a setembro.

O Abismo Anhumas fica mais interessante entre o final de dezembro e início de fevereiro, período em que os raios de sol iluminam o interior do abismo deixando o lugar ainda mais bonito.

Já as cachoeiras ficam mais cheias e mais bonitas no período de chuvas, de dezembro a março.

O que eu fiz: Eu fui no mês de agosto e gostei. Os dias estavam bonitos e quentes, o que ajudou a encarar a água fria de alguns rios. Voltaria entre dezembro e fevereiro para fazer o Abismo Anhumas com o raio de sol.

Quantos dias ficar:

Bonito tem uma infinidade de passeios para fazer. Quanto mais tempo você puder ficar melhor. Acredito que com no mínimo 5 dias inteiros ( sem contar o dia de chegada e saída) dê para conhecer o básico e fazer um passeio de cada gênero. Então separe pelo menos 1 semana para conhecer o lugar.

O que você precisa saber antes de ir:

Em Bonito não dá pra deixar pra decidir o que vai querer visitar na hora. Todos os passeios precisam ser comprados e agendados com antecedência, pois há um número máximo de pessoas por dia para visitar determinada atração.

Também não dá pra comprar o passeio na porta da atração (regra geral), todos os passeios devem ser comprados por meio das agências locais, através da aquisição do voucher. Os preços são tabelados e alguns são muito concorridos e esgotam rapidamente. O preço do voucher pode parecer salgado num primeiro momento, mas é preciso entender que no valor pago está embutido o pagamento de todos os envolvidos no turismo, o investimento em infraestrutura e equipamentos, além de toda segurança dos visitantes, como seguros contra acidentes e tudo mais. Esse sistema leva em conta a exploração do lugar de modo sustentável, garantindo o respeito ao limite de visitantes por atração.

Em alta temporada vale a pena chegar com os passeios agendados já para não correr o risco de não conseguir visitar algum de sua preferência. Como os preços são tabelados, não precisa deixar pra pesquisar quando chegar na cidade. Você pode fazer a pesquisa dos passeios que mais gosta no conforto da sua casa e quando chegar lá é só curtir.

São muitas opções de passeios, mas vários se tornam repetitivos. Para ter uma visão geral do lugar, o ideal é escolher um de cada gênero, como flutuação, grutas, cachoeiras, balneários. Se sobrar tempo faça uma segunda flutuação, que é o diferencial de Bonito.

Os preços dos passeios não incluem transporte. Você pode ir por meios próprios ou contratar o transporte compartilhado que as agências oferecem. Basicamente trata-se de uma van que passa nos hotéis pegando os passageiros que estão indo para o mesmo passeio. O único inconveniente é que a van sai bem cedo e volta no fim do dia. Então, mesmo que você só vá fazer sua flutuação às 11h da manhã, você vai sair do hotel às 7h. Alguns passeios podem ser feitos no mesmo dia pela proximidade, como é o caso da flutuação no Rio da Prata e o Buraco das Araras (ou, se preferir, Lagoa Misteriosa). Nesse caso, recomendo que você faça os dois passeios para não ficar muito tempo esperando à toa e aproveitar o transporte para conhecer mais lugares.

Dica: Faça um bom planejamento antes da viagem para encaixar os passeios e rentabilizar os dias em Bonito. Muitos passeios duram só meio dia e podem ser combinados, outros são melhores na parte da manhã, outros estão próximos um do outro. Então monte sua tabelinha com os passeios que quer fazer, os melhores horários para visitá-los e garanta seu voucher com alguma agência.

Tempo em turismo é precioso, principalmente se você tem poucos dias e quer conhecer o máximo de atrações possível. Não deixe pra última hora.

Esse site da Bonitour mostra os preços dos principais passeios da região, mas os principais são esses aqui:

Grutas

  • Gruta do Lago Azul
  • Gruta São Miguel

Flutuação

  • Nascente Azul
  • Aquário Natural
  • Rio Sucuri
  • Rio da Prata
  • Barra do Sucuri
  • Rio Formoso

Mergulho ou Flutuação

  • Lagoa Misteriosa
  • Abismo Anhumas

Cachoeiras

  • Boca da Onça
  • Estância Mimosa
  • Rio do peixe
  • Parque das Cachoeiras
  • Ceita Corê

Balneários

  • Balneário Municipal
  • Balneário do Sol
  • Praia da Figueira
  • Eco Park Porto da Ilha

Radicais

  • Rapel
  • Arvorismo
  • boia cross
  • bote

Noturnos

  • Aquário de Bonito
  • Projeto Jiboia

Passeios que eu fiz:

Gruta do Lago Azul

A Gruta do Lago azul é o principal cartão postal de Bonito e a beleza desse lugar realmente impressiona. A gruta é repleta de estalactites e estalagmites e no fundo está o lago maravilhoso, de uma azul tão lindo que dói.

gruta-azul-bonito-3

 Uma curiosidade é que dentro do lago já foram descobertos dois fósseis de animais pré-históricos, um de uma preguiça-gigante e outro de um tigre-dente-de-sabre.

Para chegar até o lago é preciso fazer uma pequena trilha e descer vários lances de escadas.

Os funcionários da Gruta Azul são muito preocupados com a segurança dos visitantes. É preciso estar de sapato fechado para fazer esse passeio e é obrigatório o uso do capacete fornecido por eles.

Flutuação no Rio da Prata

Foram as águas cristalinas e repletas de peixes que fizeram Bonito aparecer no mapa e ficar famoso. Realmente as flutuações são o diferencial de Bonito.      bonito-1

E quando se fala em flutuação, o nome mais comentado de todos é o Rio da Prata. Essa atração já foi eleita como a melhor atração turística do Brasil pelo Guia Quatro Rodas.

Existem outros lugares que oferecem o passeio de flutuação, mas a do Rio da Prata é a mais famosa e completa pelo meu ponto de vista.

O Rio da Prata fica dentro da Reserva Ecológica Rio da Prata, uma propriedade particular e muito agradável. Chegando lá, você recebe a roupa de neoprene, bota e máscara com snorkel, além das explicações sobre como será o percurso e como fazer a flutuação. É importante ir no banheiro antes de colocar a roupa de neoprene, porque depois não tem como fazer xixi.

bonito-3

Para o passeio só pode levar a câmera aquática, o restante fica guardado nos lockers.

Em seguida o grupo segue numa caminhonete até o início da trilha. O percurso é tranquilo e o guia vai dando explicações sobre as espécies de plantas do local.

Logo chegamos num deck e realizamos uma espécie de treinamento de flutuação. A própria roupa de neoprene já proporciona boa flutuabilidade, mas quem quiser pode usar os coletes também. Não é permitido tocar no fundo do rio. Também é importante fazer movimentos suaves, em alguns trechos passamos bem perto de pedras que podem machucar.

bonito-8

Logo após o treinamento, damos início ao passeio, um atrás do outro, em fila indiana acompanhando o guia. Movimentos suaves, só deixando a correnteza levar e aproveitando esse momento único.

bonito-4

O início do passeio é no Rio Olho d´água, a água é bem clarinha e tem uma cor azul linda. Durante o percurso vemos muitos peixes, dourados enormes, cardumes passeando tranquilamente, uma maravilha.

bonito-10

Num determinado ponto do rio a correnteza fica bem forte e tem até uma corda para conseguir parar e não continuar sendo levado, hahaha. Essa é a parte mais emocionante e divertida do passeio. Mas não se desespere, o guia fica na frente e ajuda o pessoal a enxergar e agarrar a corda nesse momento.

É nessa hora também que saímos do rio e voltamos para a trilha. Depois caímos na água novamente e prosseguimos flutuando até outro ponto, com uma profundidade maior e a água bem transparente, ótimo para nadar e relaxar um pouco. O guia dá um tempinho maior para curtir o lugar. É uma boa hora também para ir ao banheiro natural no matinho.

bonito-5

Depois continuamos a flutuação e num determinado momento caímos no Rio da Prata propriamente, que é mais frio e a água mais turva também e percorremos mais x metros até o final do passeio. A parte final é mais funda e vimos muitos dourados enormes nadando lá embaixo. Eles são o topo da cadeia alimentar desses rios.

bonito-7

Terminada a flutuação, entregamos a roupa e os equipamentos para o guia e voltamos para a sede na caminhonete.

Chegando lá almoçamos uma comida caseira deliciosa e descansamos na rede até a hora de ir embora.

Dica:

Dá pra combinar a flutuação no Rio da Prata com a Lagoa Misteriosa (que fica ao lado) no mesmo dia. Faça a Lagoa Misteriosa pela manhã (que é quando ela fica iluminada pelo sol) e depois faça o Rio da Prata. Nesse caso, você só terá tempo para almoçar no fim da tarde, depois de terminar os dois passeios. Então, leve um lanchinho para comer no intervalo das atrações.

Duração do passeio: 1:40h de flutuação

Preço: R$ 184,00 com almoço (preço em agosto de 2015, baixa temporada)

Visite o site do Rio da Prata.

Lagoa Misteriosa

A Lagoa Misteriosa é um dos lugares mais surpreendentes que eu visitei em Bonito.

lagoa-misteriosa-bonito-2

 Na verdade ela fica em Jardim. Não é tão longe, mas o trecho de estrada de terra faz a viagem demorar 1:30h.

É uma lagoa escondida no meio da mata, cercada de vegetação e aparentemente pequena olhando de cima, mas quando se entra nela, percebe-se que existe um mundo infinito lá embaixo.

A lagoa tem esse nome porque até hoje sua profundidade é desconhecida: o máximo que se chegou foi 220 metros.

Esse é o mapa da Lagoa, onde podemos ver como ela é por dentro com seus dois fossos subterrâneos e interligados.

Existem duas opções de passeios na Lagoa Misteriosa

1-     Flutuação

2-    Mergulho

A flutuação é feita com colete e máscara inicialmente. Depois de uma breve adaptação, é permitido tirar o colete e nadar livremente fazendo apneia.

O mergulho é feito em diferentes profundidades, dependendo do tipo de certificação que você tenha. Também existe a possibilidade de fazer o batismo, nesse caso, a profundidade máxima é 8 metros.

O passeio começa numa pequena trilha no meio da mata até chegar num deck de madeira com uma vista panorâmica da lagoa. A lagoa já te conquista mesmo antes de você entrar nela. Primeiro com todo o mistério envolvido, só pelo nome já dá vontade de conhecê-la. Depois com a vista de cima, que é maravilhosa, a lagoa no meio da clareira refletindo as árvores, naquele tom de azul único e intenso, mas tudo isso não permite nem imaginarmos o que encontraremos lá dentro.

Descendo uma escada chegamos em outro deck de madeira, onde recebemos o colete e máscara com snorkel. Inicialmente é obrigatório o uso do colete, mas depois de uma breve adaptação, pode tirá-lo e nadar sem.

 

Assim que coloquei o rosto na água fiquei completamente maravilhada. A água é muito transparente e a cor é linda demais. Todo o mistério envolvido, olhar o fundo e imaginar que ninguém nunca descobriu a profundidade, faz ela se tornar ainda mais especial. Nadar naquele azul infinito, no silêncio das profundezas da lagoa dá uma sensação de paz e tranquilidade maravilhosa.

lagoa-misteriosa-bonito-9

A visibilidade é ótima, chega até 40 metros para baixo. Dá pra ver os mergulhadores descendo cada vez mais fundo e dá uma vontade de explorar também.

Nesse momento é que eu me perguntei porque ainda não tenho o curso de mergulho. Preciso providenciar o mais rápido possível.

Mas mesmo sem mergulhar, a flutuação já é incrível, principalmente porque a visibilidade é ótima, então de qualquer forma você está vendo tudo aquilo.

lagoa-misteriosa-bonito-8

O que eu achei mais lindo foram os raios de sol refletindo até bem fundo. Vale muito a pena ir pela manhã, o sol faz toda diferença, a lagoa iluminada é muito mais bonita.

lagoa-misteriosa-bonito-4

O tempo de flutuação na lagoa é de 1:30h, mas dá vontade de ficar o dia todo admirando a beleza do lugar.

Dicas:

  1. Fique atento ao período de visitação da lagoa. De setembro a abril não é possível visitar a Lagoa, pois nesses meses a temperatura da água aumenta muito facilitando o crescimento de algas que prejudicam a visibilidade.
  2. O melhor horário para visitá-la é pela manhã, por volta das 9:30h quando a luz do sol ilumina o fundo da lagoa deixando tudo ainda mais lindo.
  3. A Lagoa Misteriosa fica na mesma reserva do Rio da Prata e dá pra fazer os dois passeios no mesmo dia. Faça a Lagoa Misteriosa pela manhã para pegar ela com sol e em seguida faça a flutuação no Rio da Prata. Se você for de transporte compartilhado, eles já agendam dessa forma.
  4. A água da lagoa é proveniente do lençol freático e a renovação da água é pequena então não pode fazer xixi nela de jeito nenhum.

Visite o site da Lagoa Misteriosa.

Flutuação no Rio Sucuri

O Rio Sucuri está entre as dez águas mais cristalinas do mundo e é o mais cristalino do Brasil.

A transparência do rio se deve à grande quantidade de cálcio presente na água, que faz com que as impurezas se aglutinem e se depositem no fundo do rio. Além disso, as margens do rio são todas protegidas por matas ciliares, que impedem a entrada de sedimentos e matéria orgânica, resultando numa água perfeitamente cristalina.

O fundo do rio é branco devido à presença de calcário e isso ajuda a iluminar ainda mais o rio quando entra o sol.

O rio fica numa fazenda a cerca de 30 minutos do centro. O lugar é muito bonito e relaxante e conta com excelente infraestrutura, com vestiários, restaurante e uma área de lazer com piscina, espreguiçadeiras e redes. Tem até um pomar onde os visitantes podem comer as frutas da estação colhendo direto do pé.

O passeio mais procurado é a flutuação, mas o lugar oferece outras opções de passeios como cavalgada, bike e quadriciclo.

Como é a flutuação

É um passeio delicioso, onde você se deixa levar pela correnteza e flutua nas águas incrivelmente transparentes do Rio Sucuri.

bonito-12

Antes do passeio você recebe roupa e bota de neoprene, colete e máscara com snorkel. Em seguida acontece um treinamento básico de flutuação e uso da máscara na piscina. Esse treinamento é ótimo para dar confiança aos que estão flutuando pela primeira vez.

Depois todos passam pela ducha para tirar as impurezas do corpo e seguem de caminhonete até o início da trilha ecológica. A trilha é rapidinha, dura uns 15 minutos e passa por duas nascentes do Rio Sucuri. A cor da nascente é linda demais, um azul bebê maravilhoso e dá um gostinho do que nos espera na flutuação.

bonito-11

Ao final da trilha chegamos num deck de madeira e nos preparamos para o início da flutuação.

Assim que coloquei meus olhos naquela água fiquei de boca aberta. É muito transparente, não dá pra distinguir quando termina a água e começa o ar. Os peixinhos coloridos passeando tranquilamente do nosso lado, o verde da vegetação ao redor e aquele azul reluzente formavam um cenário encantador. Um verdadeiro paraíso silencioso e calmo.

O passeio é muito seguro, o barco segue o tempo todo por perto, então se alguém tiver algum problema é só subir no barco.

Ao final da flutuação retornamos para a fazenda na caminhonete e almoçamos uma comidinha caseira deliciosa.

Após o passeio de flutuação pelo Rio Sucuri tínhamos incluso no pacote o almoço no Rio Sucuri. Um verdadeiro almoço de fazenda no estilo Buffet com muitas variedades e opções de escolha.

Depois do almoço foi só se jogar nas redes e descansar na sombrinha.

bonito-33

Visite o site do Rio Sucuri para mais informações

Dicas:

A flutuação dura cerca de 1 hora e é bem tranquila, não exige nenhum esforço, não é preciso nadar, apenas deixar a correnteza te levar.

O passeio conta com apoio de barco durante todo o percurso, o que é ótimo para fazer fotos de cima do barco e mostrar bem a cor da água.

É um passeio indicado para todas as idades, até mesmo as crianças pequenas podem ir no barco com seus pais, que podem se revezar durante a flutuação. Quem não quiser flutuar por algum motivo ou limitação, pode ficar no barco e curtir o passeio de um outro ângulo. O que não pode é deixar de fazer porque o rio é lindo demais.

É preciso reservar com antecedência, pois há um limite máximo de visitantes por dia.

Para as mulheres: A água do rio possui muito calcário, o que resseca demais o cabelo. Leve um creme poderoso para hidratá-lo. O meu cabelo ficou um horror e pra pentear foi um sofrimento, hahaha.

Eco Park Porto da Ilha

É um lugar bem agradável às margens do Rio Formoso que oferece diversas atividades bacanas, como boia-cross, Standup Paddle, duck (caiaque inflável), bote e slackline.

   bonito-24

A mais procurada é o passeio de bote pelo Rio Formoso, muita gente vai pra lá só pra fazer esse passeio, mas o Eco Park tem muito mais a oferecer. Você pode passar o dia inteiro por lá e aproveitar muito todas as atividades.

O preço do ingresso varia conforme a quantidade de passeios que você escolher fazer. Você pode comprar somente a entrada no Porto da llha, que dá acesso às instalações do balneário e ao slackline ou comprar algum combo, que inclui o passeio de sua preferência. Quem pretende ficar o dia inteiro pode adquirir o super combo que inclui todos os passeios + o almoço.

Chegando no Eco Park você obrigatoriamente passa na recepção e recebe informações sobre as regras do lugar. Para consumir lá dentro é preciso adquirir um cartão pré-pago e colocar crédito nele. Se você pagar em dinheiro, no final eles te devolvem o que você não gastou, mas se você pagar com cartão de crédito terá que consumir tudo o que colocou.

Eles colocam uma pulseira de acordo com o combo escolhido e agendam o horário dos passeios.

A infraestrutura do Porto da Ilha é muito boa. Conta com banheiro, restaurante, lockers e vários cantinhos ótimos para descansar com espreguiçadeiras e redes.

O almoço servido no restaurante é delicioso, uma comidinha caseira muito saborosa. É servido no esquema self-service e pode repetir quantas vezes quiser.

O ambiente é de pura tranquilidade e integração com a natureza. Possui várias passarelas e decks de madeira para relaxar e contemplar a beleza do lugar.

bonito-15

O Rio Formoso é repleto de peixes e lá dentro vende uma ração para alimentá-los. Eles já estão tão acostumados com isso que eu estava tranquila sentada com os pés pra fora do deck, que um peixão pulou e beliscou meu dedo achando que era comida, hahaha.

bonito-31

Em volta do deck principal tem várias quedas d’ água deliciosas para tomar banho.

bonito-18

Para os passeios eles fornecem capacete, coletes salva-vidas e até uma cordinha para prender óculos.

As crianças pequenas não aproveitam a maioria dos passeios porque a idade mínima para é 5 anos. No entanto, elas vão adorar alimentar os peixinhos e nadar no rio.

Mas em alguns lugares é possível simplesmente sentar e ficar observando os peixes, mesmo de fora da água. Eles chegam bem pertinho e ficam beliscando a gente. Sabe aquelas massagens que você já viu em reportagens no oriente. Aqui também rola, só que é na natureza mesmo.

Eu aproveitei para fazer Stand Up Paddle por lá e adorei.

bonito-28

Também me diverti andando no slackline e caindo no rio cheio de peixes

bonito-19

Balneário Municipal

Os balneários são ótimos lugares para passar uma tarde tranquila, descansando e nadando com os peixinhos. E o melhor, possuem um precinho mais amigável (se comparado com as demais atrações de Bonito). Então são uma boa opção para desfrutar o que Bonito tem de bom e ainda fazer economia.

 bonito-20

O Balneário Municipal fica bem pertinho do centro e é fácil de chegar. É também o que possui a água mais transparente. É muito bom para fazer fotos com muitos peixes nadando com você, tanto do lado de fora, quanto dentro d’água.

bonito-30

O local conta com vestiário, lanchonete, redário, quadras de vôlei e futebol, churrasqueiras, além de uma área de lazer bem ampla com um delicioso gramado, ótimo para um picnic ou um cochilo no meio da tarde.

De cima do deck de madeira, os turistas jogam ração para os peixes. Eu que estava nadando tranquila e contente fiquei com milhares de peixes pulando em cima de mim. Olha a cara de susto da pessoa.

 Além dos peixinhos, aqui você vai poder ver aquelas araras lindas, que voam livremente pelo balneário.

bonito-36

Crianças até 5 anos não pagam.

Considerações finais:

Sobre as flutuações: Eu fiz duas flutuações, no Rio Sucuri e no Rio da Prata. Cada um tem seu diferencial e um complementa o outro. O Rio da Prata tem muito mais peixes, mas não tem a transparência e a cor do Rio Sucuri. O Rio Sucuri á mais tranquilo e tem um barco de apoio acompanhando todo o percurso, sendo possível ir com crianças. Já o percurso do Rio da Prata é mais extenso e alguns trechos são mais radicais, com correnteza forte e passando bem próximo às pedras.

Sites:

http://www.riodaprata.com.br/

http://riosucuri.com.br/

http://www.lagoamisteriosa.com.br/

http://www.aguasdebonito.com.br/

https://bonitour.com.br/

0 Comentários
Escreva seu comentário
Comente via facebook
Instagram
@seguindo_viagem
css.php