Capitólio, Ecoturismo, Minas Gerais

Capitólio, Furnas e Paraíso Perdido

05 de setembro de 2015

Três amigas, um lugar novo para explorar e muitas histórias para contar no caminho.

A Lu @aventurasdalu me convidou para conhecer Capitólio – MG e eu topei na hora. Chamei mais uma amiga e juntas embarcamos nessa aventura.

Foi uma viagem decidida às pressas. Nós compramos a passagem de ônibus dois dias antes da viagem e fomos sem nada reservado. Deixamos para ver tudo quando chegássemos lá. Como era fora de feriado não teria problema. A única certeza era que muitas belezas esperavam por nós.

Capitólio é um destino que se encaixa perfeitamente num final de semana. O lugar é pequeno e em 2 ou 3 dias você consegue fazer os principais passeios.

Nós fomos quinta à noite e voltamos domingo à noite.

Como chegar:

Capitólio fica próxima de três aeroportos: Belo Horizonte, Ribeirão Preto e Campinas. De Ribeirão Preto e Belo Horizonte são em média 3:30h de carro. Do aeroporto de Campinas é um pouquinho mais, cerca de 4:30h até Capitólio.

Quando decidimos ir, as passagens aéreas estavam caras, então fomos de ônibus noturno mesmo. A passagem de ônibus do Rio de Janeiro até Belo Horizonte custou R$ 96,00 cada trecho. Pra quem consegue dormir no ônibus é uma boa. São 7 horas de viagem. Saímos 23h e chegamos às 6h da manhã.

Chegamos na rodoviária e pegamos um ônibus até o aeroporto da Pampulha para alugar o carro. Tem ônibus de BH até Capitólio também, mas a melhor opção é alugar um carro para conseguir se deslocar até os atrativos.

Tudo pronto, era hora de pegar a estrada rumo ao desconhecido. A estrada é muito boa e bem sinalizada. Até Capitólio passamos por 4 pedágios de R$5,10.

Nossa ideia era ir direto para o Paraíso Perdido, mas no meio do caminho vimos um restaurante bem movimentado e decidimos parar para pedir informação. E paramos no lugar certo. Era o famoso restaurante do Rio Turvo, de onde saem os passeios de lancha pelo Lago de Furnas. Um senhor muito simpático explicou tudo pra gente e nos indicou um lugar pra ficar também, a pousada da Fátima em Furnas.

Fechamos com o Carioca, que sugeriu que fizéssemos o passeio no último horário para pegar o pôr-do-sol no lago.

A decisão não poderia ter sido mais acertada. Pegamos alguns pontos com o sol incidindo na posição certa, deixando a cor da água mais brilhante e um pôr-do-sol fenomenal.

O passeio de lancha tem duração de 2:30h, percorre 13 km explorando os cânions e faz 3 paradas para banho: Lago Azul, Cânions e Cascatinha.

A primeira parada foi no Lago Azul, onde tem um bar na entrada e um poço delicioso para banho. O Lago Azul mesmo fica na parte de cima, subindo umas escadas ao lado. Para subir até lá é preciso pagar uma taxa de R$10,00 mas como ninguém falou nada conosco não ficamos sabendo e subimos de graça mesmo.

Também dá pra chegar no Lago Azul de carro. A entrada é pelo restaurante de mesmo nome que fica na rodovia MG 050, altura do km 311. É cobrado o valor de R$25,00.

A segunda parada foi nos Cânions. Um lugar simplesmente maravilhoso. Foi incrível poder navegar por entre os paredões gigantes e ver como a natureza é surpreendente. A lancha faz uma parada ao lado de uma queda d’água enorme entre os paredões. A água aqui é bem clarinha, num tom verde-água maravilhoso.

Ficamos um tempo nadando e contemplando a grandiosidade do lugar.

Logo após, seguimos para a terceira e última parada do passeio de lancha, a Cascatinha.

Essa parada possui uma enorme piscina natural no meio das paredes de pedra.

Caminhando pelas pedras chegamos em uma bela cachoeira.

Nosso passeio foi incrível e enquanto regressávamos o sol nos brindava com um espetáculo de cores e se escondia por trás dos imponentes cânions.

Foi um fim de tarde memorável.

Após o passeio, seguimos para Furnas e procuramos a Pousada da Fátima, que na verdade se chama Cantinho do Aconchego, mas todo mundo conhece por Pousada da Fátima. Não foi difícil de encontrar, o senhorzinho explicou super bem e lá em Furnas todo mundo conhece a pousada.

A pousada da Fátima é simples, mas confortável e com um café da manhã gostosinho. A Fátima é um doce, adora conversar e foi super gentil conosco. Ficamos num quarto triplo pelo preço de R$60,00 por pessoa a diária.

O bom de se hospedar em Furnas é que você fica perto das principais atrações. Fica bem no meio do caminho do Restaurante de onde saem os passeios e do Paraíso Perdido.

No dia seguinte fomos conhecer o Paraíso Perdido. Um lugar maravilhoso com várias piscinas naturais e quedas d’água entre os paredões.

O Paraíso Perdido fica em São João Batista do Glória, logo depois de Furnas.

Para chegar pegue a rodovia MG 050 até o km 321. Fique atento a uma placa vermelha escrito Paraíso Perdido que indica a entrada. Dali são mais 4,5 km de estrada de terra.

Para passar o dia no Paraiso Perdido é cobrada uma taxa no valor de 35 reais.

O local possui uma boa infraestrutura com banheiros e área para camping, churrasqueira e restaurante que serve almoço.

Dica: Assim que chegar, avise no restaurante que vai querer almoçar para eles se programarem.

Depois é só curtir a natureza e relaxar. O local possui um circuitinho muito bem sinalizado, com pegadas pintadas no chão marcado o caminho. O percurso leva a várias piscinas de águas que variam do verde ao dourado. Lembrei muito de Ibitipoca por causa da cor da água e dos paredões.

A temperatura da agua é uma delícia e fazia bastante calor.

Nós ficamos uma manhã inteira curtindo as piscinas, almoçamos no restaurante e depois fomos embora.

A comidinha é bem saborosa e o restaurante funciona no quilo.

Após o almoço pegamos a estrada no sentido de Capitólio e fomos descobrir algum lugar legal.

Paramos num acostamento que estava cheio de carros estacionados e fomos ver o que tinha por ali.

Descobrimos que as pessoas descem pelas trilhas para chegar nas cachoeiras e tomar banho no lago.

Continuamos um pouco mais e encontramos um belo mirante para os cânions do Lago de Furnas.

Mais tarde fomos ver o pôr do sol na Usina de Furnas e foi encantador. Novamente a natureza caprichou por aqui.

No dia seguinte fomos até o Restaurante do Turvo decidir qual passeio faríamos.

As meninas optaram por fazer a trilha do sol, uma trilha que passa por algumas cachoeiras legais. Eu preferi repetir o passeio de lancha pelos cânions, para pegar outros lugares com sol.

O passeio foi ótimo, pude visitar todos os lugares novamente e com mais calma. A parada da Cascatinha estava bem ensolarada e mais bonita. O Lago Azul também estava mais bonito com sol, mas também estava mais cheio. Já a parada dos Cânions, que tem a cachoeira mais alta e a água azul clarinha estava com sombra.

Foi bom ter feito o passeio nos dois horários para pegar todos o pontos com sol. No fim da tarde estava mais vazio e a parada dos Cânions que tem a água mais bonita estava com sol. Em compensação as outras duas paradas com sombra.

Pela manhã os lugares são mais cheios, mas o sol predomina na maioria.

Enfim, o passeio é maravilhoso e vale a pena ver de novo todas as belezas, que são o diferencial de Capitólio.

Após os passeios nos encontramos no Restaurante do Turvo e seguimos para nossa pousada, para pegar nossas coisas. Nos despedimos e a Fátima nos indicou um ótimo restaurante para almoçarmos, que fica dentro do Clube Náutico.

O Clube Náutico cobra R$25,00 de entrada, mas quem vai só almoçar não precisa pagar a entrada e tem direito a ficar 1 hora no Clube.

A comidinha do restaurante é uma delícia e super baratinha. Você pode se servir no quilo ou pagar R$20,00 e comer à vontade.

Depois do almoço, pegamos a estrada rumo à Belo Horizonte. Chegando lá devolvemos o carro no aeroporto e pegamos nosso ônibus noturno de volta pra casa. Chegamos no Rio no outro dia de manhã já com saudades desse lugar encantador que é Capitólio.

Quem tiver interesse em uma excursão para Capitólio saindo do Rio de Janeiro, entre em contato com nossa agência parceira Rosanetur, eles fazem vários pacotes pra lá.