Fechar
Cachoeira, Hotéis, Manaus, Presidente Figueiredo

Onde Ficar em Presidente Figueiredo – Hotel Iracema Falls

06 de junho de 2016

No último final de semana fomos conhecer Presidente Figueiredo a convite do Hotel Iracema Falls.

Presidente Figueiredo é um município do interior do Amazonas, a 107 km de Manaus.  Conhecido com a Terra das cachoeiras, o local possui mais de 100 cachoeiras, além de grutas, cavernas, rios e corredeiras. Presidente Figueiredo é o principal destino dos manauaras nos finais de semana e feriados.

hotel-iracema-presidente-figueiredo-festa-do-cupuacu-13

O acesso até Presidente Figueiredo é pela BR 174, km 990. A BR 174 é a rodovia que liga Manaus à Boa Vista e segue até a Venezuela. A estrada é boa e o caminho é muito bonito, rodeado pela floresta e com vários igarapés pelo caminho. A viagem dura cerca de 2 horas.

O que não pode faltar numa viagem até Presidente Figueiredo é uma parada em um dos cafés regionais espalhados pela BR 174. Nós paramos no Café Regional Priscila, que é bem famoso por lá, vimos 2 na estrada e mais 2 em Presidente Figueiredo. No cardápio estão bolos, uma variedade enorme de tapiocas, e o famoso X-Caboquinho, um sanduíche que leva queijo, banana frita e tucumã. As tapiocas são vendidas nos tamanhos P e G. Nós pedimos uma tapioca grande e ela veio bem recheada e serve duas pessoas tranquilamente.

Chegando em Presidente Figueiredo passe no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) para pegar informações sobre o que fazer na região. Aqui você pode também contratar um guia se preferir ou pegar um mapa e explorar sozinho as inúmeras cachoeiras existentes. É bom estar de carro para explorar as cachoeiras da região, que são distantes uma das outras.

hotel-iracema-presidente-figueiredo-festa-do-cupuacu-5

O centro de Presidente Figueiredo possui  boa infraestrutura com hotéis, pousadas, restaurantes, lojas, bancos.

Um pouco mais à frente do centro de Presidente Figueiredo está o Parque Corredeira do Urubuí, um parque com corredeiras e atividades de aventura, como bóia-cross e tirolesa, além de pousadas, restaurantes, lojinhas. Ao lado das corredeiras estava montado o palco da Festa do Cupuaçu, que estava acontecendo durante o fim de semana. A cidade estava lotada e bastante animada com muita música.

hotel-iracema-presidente-figueiredo-festa-do-cupuacu-6

hotel-iracema-presidente-figueiredo-festa-do-cupuacu-7

Chegando em Presidente Figueiredo fomos para o  Hotel Iracema, que fica um pouco depois do centro de Presidente Figueiredo, a 10 km de distância.

O acesso ao Hotel Iracema é na mesma BR 174, no km 998 (antigo km 115). Tem uma placa bem grande com o nome do hotel. Depois é preciso seguir por uma estrada de terra de 2,5 km.

O fato do hotel ser mais afastado do centro é até bom, porque você fica mais isolado, com mais sossego, só curtindo a natureza.

 hotel-iracema-presidente-figueiredo-festa-do-cupuacu-10

hotel-iracema-presidente-figueiredo-festa-do-cupuacu-11

O Hotel Iracema possui 85 apartamentos , todos equipados com ar condicionado , frigobar, TV e água quente.

hotel-iracema-presidente-figueiredo-festa-do-cupuacu-8

A área de lazer conta com 2 piscinas de adulto e 2 piscinas infantis, além de parquinho para crianças, quadra esportiva e salão de jogos.

hotel-iracema-presidente-figueiredo-festa-do-cupuacu-1

hotel-iracema-presidente-figueiredo-festa-do-cupuacu-9

O hotel possui um restaurante que funciona no almoço e no jantar no sistema self-service com balança e onde é também servido o café da manhã.

hotel-iracema-presidente-figueiredo-festa-do-cupuacu-12

O principal diferencial do Hotel Iracema é que ele fica dentro do Parque Ecológico Iracema Falls, um parque com cachoeiras, trilhas e grutas. A principal cachoeira é a Cachoeira da Iracema, uma das mais visitadas de Presidente Figueiredo.

hotel-iracema-presidente-figueiredo-festa-do-cupuacu-4

O Parque Ecológico Iracema Falls é aberto à visitação todos os dias das 8h às 16h e a entrada custa R$ 10,00 por pessoa. Os hóspedes do hotel não precisam pagar para entrar no parque. Ao lado da recepção do hotel tem uma guarita que controla o acesso ao parque.

O acesso às cachoeiras é feito por uma estrada de terra de 1,5 km. Você pode ir de carro que ao final dela tem um estacionamento gratuito.

A partir do estacionamento é preciso percorrer uma trilha de 200 metros até a Cachoeira da Iracema. A trilha é bem fácil e o caminho muito bonito, por dentro da mata, passando por várias formações rochosas interessantes e grutas. A mais conhecida é a Gruta Palácio do Galo da Serra.

gruta-palacio-galo-da-serra-presidente-figueiredo-amazonas

Foto: Google

A Cachoeira das Iracema é muito bonita, com uma queda de 8 metros. A cachoeira forma uma enorme piscina natural. Em alguns pontos é bem rasinha e calma e em outros tem bastante correnteza. A água tem aquela cor de coca-cola semelhante a de outros lugares como as Chapadas e Ibitipoca.

hotel-iracema-presidente-figueiredo-festa-do-cupuacu-2

hotel-iracema-presidente-figueiredo-festa-do-cupuacu-3

Chegando na Cachoeira da Iracema você tem a opção de continuar a trilha até a Cachoeira das Araras, uma caminhada de cerca de 1 km. Quem preferir pode acessar a Cachoeira das Araras de carro por uma estrada de terra que passa por dentro do Hotel Iracema. Depois é preciso continuar por uma pequena trilha até a cachoeira.

cachoeira-das-araras-05

A Cachoeira das Araras possui duas quedas divididas por rochas formando um cenário bem bonito.

Informações

Parque Ecológico Iracema Falls

End: Rodovia BR 174 KM 998 (antigo KM 115). Presidente Figueiredo – AM

Site: www.iracemafalls.tur.br

Fones:(92) 99250-4370/ 99250-4338/ 99267-1805

Crianças até 7 anos não pagam.

2 Comentários
Escreva seu comentário
Comente via facebook
2 Comentários
  1. […] Caverna do Maroaga e a Gruta da Judéia são os dois lugares mais impressionantes para conhecer em Presidente Figueiredo, município a 108 km de Manaus. Belas cachoeiras em meio à vegetação e misteriosas grutas e […]

  2. […] 12. Conhecer Presidente Figueiredo […]

Instagram
@seguindo_viagem
css.php