Fechar
Chile, Lago, Puerto Varas

O que fazer em Puerto Varas – Região dos Lagos Andinos

09 de agosto de 2016

Puerto Varas é uma encantadora cidade da Região dos Lagos Andinos, no Chile, localizada às margens do Lago Llanquihue e rodeada de vulcões. Confira nesse post dicas sobre o que fazer em Puerto Varas.

puerto-varas-chile-21

É aqui que se tem as melhores vistas do famoso Vulcão Osorno, aquele vulcão em formato de cone perfeito igual ao Monte Fuji, no Japão.

puerto-varas-chile-6

Apesar da capital oficial da Região dos Lagos Chilena ser Puerto Montt, é Puerto Varas quem rouba a cena e concentra os maiores atrativos turísticos da região.

A cidade é linda, charmosa, cheia de belezas naturais e muito bem preparada para o turismo, com excelente infra estrutura, sendo a base ideal para explorar a Região dos Lagos Chilena.

A herança da colonização alemã é facilmente notada nas construções de madeira, dando um ar europeu ao lugar.

Como chegar em Puerto Varas

O aeroporto mais próximo de Puerto Varas é o El Tepual, em Puerto Montt, a 25 km de distância e conta com vôos regulares saindo de Santiago. São cerca de 1h45min de vôo de Santiago.

De ônibus são 1000 km desde Santiago e as empresas que operam esse trajeto são a Cruz del Sur e TurBus. Viajar de ônibus no Chile é muito tranquilo, as estradas são ótimas e os ônibus muito confortáveis. As empresas disponibilizam vários horários noturnos para quem gosta de dormir e nem ver a viagem passar. Eu viajei de Pucón até Santiago num ônibus noturno da Turbus e foi ótimo.

A cidade costuma ser combinada com Bariloche na Argentina, pela proximidade, já que são apenas 300 km e permite fazer um bem bolado entre os dois países.

A travessia entre Bariloche e Puerto Varas pode ser feita de carro, ônibus ou pelo famoso Cruce Andino, uma travessia pelos lagos andinos, com alguns trechos de navegação e outros terrestres.

De ônibus são cerca de 5 horas de viagem com duas paradas na imigração argentina e chilena (mais demorada). Já o cruzeiro dura 1 ou 2 dias dependendo da época do ano.

Quando ir

A melhor época para aproveitar os passeios ao ar livre e as paisagens é no verão.

Quantos dias ficar

Nós ficamos 4 noites e achei um tempo bom pra conhecer tudo, principalmente porque pegamos alguns dias com o tempo bem fechado e só depois melhorou e conseguimos ver o vulcão Osorno. É bom reservar um tempinho maior para esses imprevistos, até porque em Puerto Varas chove cerca de 200 dias por ano.

Essas fotos foram do primeiro dia na cidade, tudo nublado, não dava pra ver os vulcões.

puerto-varas-chile-1

puerto-varas-chile-2

 

Onde ficar

Puerto Varas possui ótimas opções de hospedagem, com bons hotéis espalhados pelo centro e ao redor do lago. Se preferir ficar perto dos restaurantes e lojinhas escolha uma hospedagem no centro. Se quiser mais sossego e uma vista privilegiada pode optar por algum hotel ao longo da Via Costanera, que margeia o lago.

puerto-varas-chile-19

Eu me hospedei no Hostel Compass Del Sur. A localização era ótima, bem central, a poucos metros da rua principal. O hostel é uma gracinha, muito confortável, os banheiros eram comunitários, mas super limpos e espaçosos. Ficamos num quarto privativo no último andar. Era muito aconchegante, as camas muito confortáveis, dormi muito bem aqui.

puerto-varas-chile-28

puerto-varas-chile-29

puerto-varas-chile-38

Estava tendo um congresso de zootecnia e o hostel estava cheio de brasileiros, estava bem animado.

puerto-varas-chile-23

O que fazer em Puerto Varas

A principal atração de Puerto Varas é passear ao redor do Lago Llanquihue e admirar as lindas paisagens. O Lago Llanquihue é o segundo maior do Chile, com cerca de 860km².

puerto-varas-chile-5

O vulcão Calbuco num dia limpo de céu azul e visibilidade excelente.

puerto-varas-chile-20

O calçadão da Avenida Costanera é ótimo para se exercitar, andar de bicicleta, caminhar, correr. A orla é muito bem cuidada, com vários jardins floridos e mirantes para observar os vulcões.

puerto-varas-chile-24

puerto-varas-chile-16  puerto-varas-chile-18

A Plaza de Armas fica bem no centro e nas proximidades dela tem várias lojas, cafés, bancos, agências, locadoras de carro.

puerto-varas-chile-37

Quase em frente à Plaza de Armas tem um píer com um excelente vista para o lago e para os vulcões Osorno e Calbuco. Ali também funciona uma agência de turismo com várias opções de passeios pela região.

puerto-varas-chile-22

Ao longo da orla tem várias esculturas como essa da foto.

puerto-varas-chile-36

O centrinho de Puerto Varas é uma graça, com construções em estilo colonial e muitas lojas e restaurantes.

A Igreja Sagrado Coração de Jesus, que aparece principais cartões postais de Puerto Varas, pode ser vista de vários pontos da cidade.

puerto-varas-chile-3

Igreja Sagrado Coração de Jesus - Puerto Varas - Chile

Ao lado da igreja está a Gruta de Lourdes

Igreja Sagrado Coração de Jesus - Puerto Varas - Chile

Caminhe até o Parque Philippi, um parque com algumas trilhas que levam para um mirante de onde se tem uma bela vista de Puerto Varas.

Parque Philippi - Puerto Varas

puerto-varas-chile-30

puerto-varas-chile-31

puerto-varas-chile-32

puerto-varas-chile-33

Um passeio imperdível é dar a volta ao Lago Llanquihue. Nós alugamos um carro e fomos parando pelo caminho, Vulcão Osorno, Saltos de Petrohué, Lago todos los Santos. Também é possível contratar excursões nas agências. Separe um dia inteiro para esse passeio.

Não deixe de ir até Frutillar, o lugar é uma graça.

Se estiver com tempo vá a Puerto Montt e almoce no Mercado Angelmó.

Onde comer

Nós almoçamos no Donde El Gordito, um restaurante muito bem recomendado. Os pratos são bem servidos e a comida é deliciosa. Pedimos congrio, um peixe muito gostoso dessa região.

puerto-varas-chile-7

puerto-varas-chile-8

puerto-varas-chile-9

puerto-varas-chile-10

Depois paramos numa confeitaria e pedi o kuchen, uma sobremesa alemã bem tradicional por aqui. Uma delícia. puerto-varas-chile-11

puerto-varas-chile-12

puerto-varas-chile-13

puerto-varas-chile-14

puerto-varas-chile-15

Puerto Varas deixou as melhores impresões com sua delicadeza e charme! Não deixe de conferir o post sobre a Volta ao Lago Llanquihue, Puerto Montt e Frutillar. Tem alguma dica sobre o que fazer em Puerto Varas? Deixe nos comentários.

 

 

 

2 Comentários
Escreva seu comentário
Comente via facebook
2 Comentários
  1. Patricia Leite Brito    07/08/2017 - 19h20

    OI , Dayana. Quero te dizer que adorei seu blog.
    Vou fazer essa viagem entre bariloche e san martin de los andes , e vou utilizar suas dicas. Estava em dúvida se seria legal ir para lá no verão, mas vc me convenceu.
    Um abraço.

    • Dayana    09/08/2017 - 08h49

      Obrigada Patricia! Fico feliz que tenha gostado e decidido fazer essa viagem, você vai amar. Aquela região é linda demais! Depois me conta como foi.
      Beijos e boa viagem

Instagram
@seguindo_viagem
css.php