Neve, Snowboard

Snowboard em Nevados de Chillán

01 de outubro de 2016

Procurando um destino econômico na América do Sul para curtir esportes de neve? Nevados de Chillán é um destino ideal para começar a aprender ski ou snowboard.

nevados-de-chillan-3

Eu sempre tive vontade de aprender snowboard e aproveitei que minha amiga Raquel do blog Vamos pra Onde estava organizando uma viagem para Nevados de Chillán com os amigos e embarquei nessa viagem com eles.

Nevados de Chillán é uma estação de esqui localizada no Chile, a 480 km de Santiago. A estação fica encravada na Cordilheira dos Andes, numa região cercada de vulcões e termas naturais.

Confira aqui algumas dicas de Nevados de Chillán.

Como chegar:

O aeroporto mais próximo de Nevados de Chillán é o Aeroporto Internacional Carriel Sur, em Concepción. De lá é preciso pegar um ônibus para Chillán, a 190 km de distância. A viagem dura 1H:30min.

Outra opção é voar até Santiago, a 480 km de Nevados de Chillán. De Santiago você pode seguir de carro, ônibus ou trem até Chillán.

De carro:

O caminho é pela Rota 5 até a cidade de Chillán e depois seguir pela rota N-55 até a estação de esqui, a 80 km de Chillán. A viagem desde Santiago dura cerca de 5 a 6 horas.

De ônibus:

Os ônibus saem da rodoviária de Santiago e são operados pela empresa Turbus. A viagem dura cerca de 5 horas.

De Trem:

Já os trens são operados pela empresa Tren Central e a viagem dura 5 horas e meia.

Em Chillán é preciso pegar outro ônibus até Nevados de Chillán. São mais duas horas de viagem.

Outra opção é comprar a passagem de Santiago para Las Trancas, um vilarejo a 8 km de Nevados de Chillán. A empresa que opera esse trajeto é a Buses Nilahue, mas só existe um horário por dia. A viagem dura 7 horas. A escolha vai depender dos seus horários e sua disponibilidade.

Meus amigos foram para Santiago e alugaram um carro no aeroporto para seguir até Nevados de Chillán.

Eu comprei a passagem para Santiago porque estava mais barata que Concepción. Cheguei no aeroporto à noite e fui direto para a rodoviária de Santiago. Peguei um ônibus em frente ao aeroporto, que saem de 20 em 20 minutos. Chegando na rodoviária procurei o guichê da Turbus e comprei a passagem para o horário de meia-noite para poder dormir a maior parte da noite no ônibus.

O ônibus era semi-leito, muito confortável e a passagem custou 6.900 pesos. Cheguei em Chillán às 5 horas da manhã e comprei a passagem para Nevados de Chillán para o primeiro horário, às 8 horas. Chillán é uma hora a menos que Santiago, então eu só tive que esperar duas horas na rodoviária. A passagem custou 3.000 pesos. Não existe tanta oferta de horários para Nevados de Chillán.

A viagem durou cerca de 2 horas e o ônibus me deixou bem perto do condomínio onde meus amigos alugaram o apartamento.

Se for de carro não esqueça de levar correntes para o pneu.

Onde ficar

Nós alugamos um apartamento pelo Airbnb para nós 5. O apartamento era bem grade, tinha 3 quartos, sala, cozinha, 2 banheiros e varanda. O apartamento era uma gracinha, todo mobiliado, bem completo mesmo, com TV e muitos utensílios de cozinha.

condominio-andes-de-chilan-1

apartamento-chillan

Nosso apartamento ficava dentro do Condomínio Andes de Chillán, com excelente localização, bem ao lado do Montain Park, a parte mais baixa da estação de ski. Dava para ir andando até lá.

Há também alguns resorts como o Nevados de Chillán e o Termas de Chillán. Outra opção é se hospedar em Las Trancas, um vilarejo a 8 km de Nevados de Chillán. O bom é ficar perto dos restaurantes, lojas e mercadinhos.

Como chegar na estação de esqui

É possível chegar na estação principal utilizando o ski lift que sai da parte baixa, o Montain Park.

teleferico-chillan-2

Também é possível chegar de carro ou pegar os ônibus vermelhos que circulam de hora em hora pelos hotéis.

onibus-nevados-de-chillan

Nos primeiros dias o ski lift que liga essa parte baixa à estação principal não estava funcionando, então fomos de carro mesmo.

nevados-de-chillan-1

Como é estação Nevados de Chillán

A principal vantagem da estação Nevados de Chillán é seu fácil acesso. Ela é uma das mais baixas estações do Chile, com apenas 1.500 metros de altitude.

estacao-de-ski-nevados-de-chillan-1

Outra vantagem é o passe ser mais barato que outras estações, no entanto, a infra-estrutura é mais simples.

estacao-de-ski-nevados-de-chillan-3

A estação conta com 32 pistas e 9 lifts, sendo 5 lifts de cadeira e 4 de arrasto.

teleferico-chillan-1

O maior diferencial de Nevados de Chillán é o belo cenário que cerca a estação. Algumas pistas passam no meio dos bosques e deixam a aventura ainda melhor.

wakeboarding-chillan-3

Nevados de Chilán também conta com a pista mais extensa da América do Sul, a Tres Marias, com 13 quilômetros de comprimento.

Lá dentro funciona uma lanchonete que vende sanduíches, bebidas e outras comidinhas para quando bater a fome depois das atividades.

lanchonete-chillan

Aula de Snowboard

Como era meu primeiro contato com o esporte, decidi fazer uma aula para começar a aprender. Optei por fazer a aula particular de snowboard, fiz duas aulas para aprender o básico e depois fiquei praticando sozinha.

escola-de-ski-2

Cada aula de snowboard dura 2 horas e custa 85.000 pesos chilenos.

Aluguel de equipamento

Ao lado da Escola de Ski funciona uma loja de aluguel de equipamentos de ski e snowboard. O aluguel do equipamento completo de snow custava 17.000 pesos. Eu precisei alugar o equipamento completo para todos os dias, pois eu não tinha nada além das roupas que também foram emprestadas, mas já preciso comprar meu equipamento.

aluguel-de-equipamento

aluguel-de-equipamento-chillan

Como é fazer snowboard

O snowboard é totalmente diferente de todos os esportes, ele parece um skate, mas o movimento não tem nada a ver. O pé fica preso na bota e os movimentos são feitos com a ponta do pé e o calcanhar. Também é preciso usar bastante o corpo para se movimentar.

wakeboarding-chillan-1

A parte mais difícil que eu achei era subir no lift, tinha uma parte da neve que estava um pouco desnivelada e eu sempre caía e tinha que começar tudo de novo. No início o professor vai do seu lado, mas depois você tem que começar a tentar ir sozinha e eu apanhei um pouquinho. O ruim é que perde tempo caindo e tendo que começar de novo.

Já a parte de descer a pista é fantástica. É uma sensação deliciosa deslizar na neve, pegar velocidade, fazer as curvas, sentir o vento e o frescor da montanha. Eu amei minha experiência no snowboard e mal posso esperar pela próxima snow trip.

wakeboarding-chillan-2

Onde comer

Nós fizemos compras no supermercado e jantamos em casa na maioria dos dias. Teve uma noite que fomos até o vilarejo de La Trancas e jantamos no restaurante Chil’in.

restaurante-chillin-1

A comida era muito saborosa, pedi um salmão que estava delicioso.

restaurante-chillin-2

Junte os amigos e venha curtir os esportes de neve em Nevados de Chillán! Tenho certeza que será uma experiência inesquecível.galera-chillan