Fechar
Para inspirar

Compre experiências e não coisas – consuma felicidade duradoura

16 de março de 2017

Quer ser mais feliz? Então compre experiências e não coisas. Essa foi a conclusão de um estudo do pesquisador norte-americano Dr. Thomas Gilovich, professor de psicologia na Universidade de Cornell, que mostra o caminho da felicidade duradoura por meio das experiências.

Ele concluiu que os bens materiais que compramos trazem uma felicidade momentânea e passageira enquanto que as experiências ficam para sempre e fazem parte de nós.

“Compre para viver e não viva para comprar”

Segundo ele, investir em experiências aumenta substancialmente as chances de levar uma vida mais feliz, mais plena de sentido e significado.

Além disso, a compra de um bem material gera um ciclo vicioso, no qual é preciso estar sempre comprando novas coisas, em busca daquela felicidade momentânea, quando o bem antigo perdeu seu encanto.

Já as experiências trazem uma felicidade mais duradoura, já que ficam registradas em nossa memória, prolongando a sensação que vivemos com elas.

mergulho-em-Providencia-Colombia

Mergulho em Providencia – Colombia

O artigo foi publicado na revista científica Experimental Social Psychology e também foi matéria de capa da Revista Época.

Hoje em dia eu prefiro ganhar de presente uma experiência do que alguma coisa. A experiência já começa a trazer felicidade no momento em que você começa a pensar nela, criando expectativas positivas. O melhor da festa não é esperar por ela? Depois a felicidade se concretiza ao realizar a experiência. E se prolonga quando recordamos e compartilhamos com outras pessoas.

Rafting em Itacaré - BA

Rafting em Itacaré – BA

E quer algo melhor do que uma viagem para trazer experiências na vida de uma pessoa? Eu desconheço. Viajar tira você do lugar comum e aguça seus sentidos, proporcionando sensações novas a todo momento. Já parou pra pensar como você lembra com detalhes de algo que viveu quando estava viajando? É exatamente por isso, seu corpo está atento e mais receptivo, tudo é novidade e ficará marcado nas suas lembranças. Sem contar o crescimento pessoal que é conhecer outras culturas, outros valores, que nos fazem ver o quanto somos pequenos nesse mundo.

 

Viajar não deixa de ser uma coisa que você compra, mas o que uma viagem traz pra você é tão enriquecedor que a gente costuma chamar viagem de investimento.

A felicidade começa quando você compra a passagem aérea, quer alegria maior do que a frase: Passagens Compradas! Depois ela continua durante o planejamento da viagem, o estudo do roteiro, as fotos dos lugares, a pesquisa dos passeios, a expectativa é grande!

Quanto mais a viagem se aproxima, mais feliz nos sentimos, pois cada viagem é um sonho que se realiza, sonho de conhecer aquele lugar que você viu nos filmes e sempre se imaginou como seria estar ali.

Logo depois chega o grande dia, o dia do embarque para o desconhecido. Então você vivencia tudo aquilo que viu, que leu, que anotou e reconhece com seus próprios olhos algo que nenhum livro é capaz de contar com exatidão.

Por fim, a viagem termina, mas com ela você traz um grande excesso de bagagem de aprendizado, conhecimento, histórias e inspiração, que você está louco pra compartilhar com todos os seus conhecidos.

E gente, quer saber? Ter um blog colabora ainda mais para o prolongamento dessa felicidade, sabia?

Porque depois da viagem você irá selecionar cuidadosamente as fotos e relatar com riqueza de detalhes tudo o que você experimentou viajando. E aquilo vai ficar registrado bem ali, pra você se lembrar sempre que quiser. E o melhor, você pode compartilhar com outros um pouco do que viveu e ainda ajudar. Isso traz uma enorme satisfação pessoal.

“A felicidade só é real quando compartilhada.”

Quer um conselho? Faça um blog, escreva sobre aquilo que você gosta. Dá trabalho, mas é um trabalho tão gratificante que vale a pena.

Tenho certeza que agora você irá responder essas perguntas com mais consciência de fazer as escolhas corretas para a sua felicidade. Quer ser feliz? Compre experiências e não coisas.

0 Comentários
Escreva seu comentário
Comente via facebook
Instagram
@seguindo_viagem
css.php