Fechar
Praia, Recreio dos Bandeirantes

O que fazer no Recreio dos Bandeirantes

09 de fevereiro de 2016
                   Eu amo morar no Recreio, um bairro tranquilo, com praias lindas e várias opções de lazer. Hoje vou mostrar um pouco dos lugares que eu mais gosto de ir aqui pelo bairro. Não preciso nem falar que a praia é meu lugar favorito, adoro passear pela orla, andar de bicicleta, de skate, pegar um solzinho, surfar, fazer uma trilha. As praias do Recreio são as melhores da cidade, estão sempre próprias para banho, possuem uma boa infraestrutura de quiosques e uma extensa faixa de areia para os banhistas.
Os principais atrativos do Recreio são:
Praia da Reseva
Saindo da Barra da Tijuca em direção ao Recreio, chega-se na Praia da Reserva, uma praia vazia e sossegada numa área de preservação ambiental. O acesso é somente por carro, já que não passam ônibus por ali. As vagas de estacionamento são limitadas, o que de certa forma é bom para manter a praia mais vazia. Se você quer uma praia reservada e tranquila, esse é o seu lugar.

praia-da-reserva-1
A praia é toda demarcada pelas ilhas, que são quiosques com mais infraestrutura. Os mais famosos são o Pesqueiro e o Cavalo Marinho. Eu costumo ir mais no Cavalo Marinho, a comidinha é boa,  tem parquinho para as crianças e sempre rola uma musiquinha no fim da tarde. Fica bem animado. Algumas ilhas são franquias de restaurantes conhecidos, como o Costello.

praia-da-reserva-3

praia-da-reserva-2

Praia do Recreio
Depois da Praia da Reserva começa a Praia do Recreio, uma faixa de areia que vai do Posto 9 ao 12. A praia é ótima para praticar esportes, caminhar na orla, pedalar na ciclovia. Ao longo da praia existem várias escolinhas de vôlei, treinamentos funcionais, escolinha de surf. É uma praia bem família, onde todo mundo se encontra e se confraterniza.

o-que-fazer-no-recreio-dos-bandeirantes-7

Sempre que posso venho pra cá no final de semana bem cedinho e faço minha aula de surf. Quem quiser o contato do meu professor particular, o nome dele é Nilson, mais conhecido como Nilsinho, telefone 988945775. Ele fica no posto 12, bem onde tem uma escolinha de surf.

o-que-fazer-no-recreio-dos-bandeirantes-11

o-que-fazer-no-recreio-dos-bandeirantes-10
Pedra do Pontal

A Pedra do Pontal é uma pedra pontudinha bem marcante no final da Praia do Recreio. Ela pode ser vista de longe e do alto de vários mirantes da região. O que pouca gente sabe é que é possível chegar até o topo dessa pedra e curtir um visual espetacular. A pedra divide as Praias do Recreio e da Macumba, proporcionando uma paisagem bem diferente lá do alto. A subida até o topo da pedra leva menos de 15 minutos. O início é uma escalaminhada e no final é preciso subir com a ajuda de uma corda que fica no local, mas não se assuste, dá pra subir sem maiores dificuldades.

o-que-fazer-no-recreio-dos-bandeirantes-9

Praia da Macumba

A Praia da Macumba é coladinha com a praia do Recreio, ao lado da Pedra do Pontal. É uma praia mais muvucada, nos finais de semana ensolarados fica lotada. A praia é também muito procurada pelos surfistas, que chegam bem cedinho para garantir seu espaço.

DCIM116GOPRO

O point da praia da Macumba é o quiosque do Rico, que reúne a galera do surf para um bate-papo e um açaí delicioso.
skate-orla-recreio-302
Eu amo ver o nascer do sol aqui, de preferência na Pedra que tem no final da praia.
o-que-fazer-no-recreio-dos-bandeirantes-1
o-que-fazer-no-recreio-dos-bandeirantes-6

Para as crianças existem dois parquinhos bem legais na orla, com balanço, escorrega e casinha de madeira.

Uma boa pedida é alugar uma prancha de Stand up Paddle na Casa do Remo que fica ali no final da Praia da Macumba e remar até a Pedra do Pontal.

o-que-fazer-no-recreio-dos-bandeirantes-4

 Secreto
O Secreto é uma piscina natural escondida entre a Praia da Macumba e a Prainha. Antes conhecida apenas pelos moradores do bairro, o Secreto caiu no gosto da galera após ser constantemente divulgado no instagram.

secreto-07-93

o-que-fazer-no-recreio-dos-bandeirantes-3

É acessível por uma pequena trilha que começa no início da subida para a Prainha, próximo a um portão de madeira. A dica é parar o carro no mirante da Prainha e descer à pé até o início da trilha. O local não é sinalizado, então na dúvida pergunte a alguém que esteja por perto.
A piscininha é uma delícia e as fotos ficam maravilhosas. Fique atento à tabela de maré, porque a piscina só se forma na maré cheia.
Prainha

A Prainha é a queridinha do bairro e de muita gente que vem de longe pra curtir esse pedacinho de paraíso. É um lugar onde pessoas do bem encontram tranquilidade para aproveitar a natureza, curtir o visual, pegar uma onda, tomar açaí.

o-que-fazer-no-recreio-dos-bandeirantes-5

Aqui o mar é livre de poluição, os morros são cobertos de muito verde, num ambiente com características tão selvagens, que nem parece que estamos na cidade. Ela é também uma praia cheia de atitude, toda preocupada com a preservação ambiental e com a conscientização das pessoas que frequentam o lugar. Por isso, é uma das poucas praias a obter o Certificado Internacional Bandeira Azul, um certificado que verifica questões relacionadas a qualidade da água, educação e informação ambiental, gestão ambiental e segurança.

Em frente à praia está o Parque Natural Municipal da Prainha, uma reserva ecológica que abriga museu, trilhas e o Mirante do Caeté.
Mirante do Caeté
O Mirante do Caeté fica dentro do Parque Natural Municipal da Prainha e é acessível por uma trilha leve de cerca de 15 minutos. A vista do mirante é linda, com as praias do Recreio e Barra da Tijuca e a Pedra da Gávea ao fundo. É uma trilha com ótima relação custo-benefício, com pouco esforço e um visual belíssimo.

o-que-fazer-no-recreio-dos-bandeirantes-8

 Praia do Abricó
A Praia do Abricó é a praia logo depois da Prainha e antes de Grumari. A Praia possui um trecho bem escondido por enormes pedras e isso favoreceu para que se instalasse ali uma área destinada à prática de nudismo.  Nos finais de semana e feriados a Associação naturista de Abricó está presente na praia.
abrico-praia-de-nudismo-1
Esse trecho é de praia comum, qualquer pessoa pode frequentar. O trecho à esquerda, além das pedras é que é reservado para o nudismo e só pode entrar sem a roupa.
abrico-praia-de-nudismo-2
Esse pedacinho é muito bonito e forma uma piscininha bem gostosa.

recreio

Grumari
Continuando na mesma estrada da Prainha chega-se em Grumari. A praia é no mesmo estilo natureza da Prainha, bem limpa, cercada de morros e vegetação. A praia é extensa e não tem muita infraestrutura, apenas alguns quiosques simples. Também não tem ambulantes vendendo coisas na praia, então leve seu lanchinho.

grumari-5

A praia de Grumari também tem acesso controlado nos finais de semana, principalmente no verão, então a dica é chegar bem cedo para garantir seu lugar ao sol.
Uma boa pedida para o pós praia é almoçar no restaurante Point Grumari. O local serve deliciosas moquecas e possui uma bela vista para a Restinga da Marambaia.

grumari-13

Sentiu falta de algum lugar legal no Recreio que eu não mencionei? Deixe sua dica nos comentários e ajude a melhorar esse post. Obrigada!

 

Reserve sua viagem conosco

Se você gostou do nosso conteúdo, ajude a manter o blog planejando sua viagem através dos nossos links. Ao utilizar nossos links durante a reserva do seu hotel, compra do seguro viagem e demais serviços você gera uma pequena comissão para o blog. Você não paga nada a mais por isso e ainda nos motiva a continuar compartilhando nossas dicas aqui. Todos os serviços citados aqui são os que nós usamos em nossas viagens e são de nossa confiança.

Fique por dentro das promoções de passagens
Reserve seu hotel no Booking
Ganhe R$130,00 de desconto no Airbnb
Ganhe 5% de desconto no Seguro Viagem
Adquira seu chip de internet 4G
Alugue seu carro com desconto
Compre seu ingresso antecipadamente

Baixe Grátis o e-book Como Viajar Gastando Pouco

Livro Como Viajar Gastando Pouco

17 Comentários
Escreva seu comentário
17 Comentários
  1. Fernanda    27/01/2017 - 20h46

    Além das praias, tem dica de restaurantes e outras atrações turísticas na região?

    • Dayana    01/02/2017 - 14h23

      Oi Fernanda,
      Tem um restaurante chamado Natural do Recreio que eu gosto bastante.
      Outros que eu recomendo: Balada Mix, Empório Santa Terezinha, Romanela, Churrascaria Cruzeiro do Sul, À Mineira, Nagai, Espeto Carioca.
      Fora a praia, tem o Parque Chico Mendes. Dá pra ir também pra Vargem Grande, onde tem algumas cachoeiras, Barra de Guaratiba, dá pra fazer SUP no mangue, trilhas para Pedra do Telégrafo, Pedra da Tartaruga e Praias Selvagens.

  2. […] Essa foto mostra a bela vista que eu estava vendo na Pedra do Pontal. […]

  3. Daniela    01/07/2017 - 09h45

    Olá! Estou pesquisando o bairro do Recreio para morar. Sou paulistana e terei que mudar para o RJ acompanhando meu marido que acaba de ser transferido. Temos um filho de 8 anos. Do que conheço no RJ como turista o Recreio foi o primeiro lugar que me veia à cabeça. Alguma dica sobre localização ou outra coisa que possa.compartilhar?

    • Dayana    03/07/2017 - 12h51

      Olá, Daniela. Que legal que vai se mudar pro Rio, seja bem vinda. O Recreio é um ótimo bairro para morar, mas é um bairro um pouco mais afastado, então pense bem com relação às distâncias. Para crianças é ótimo, tem várias escolas e muitas praças para brincar. Os condomínios são ótimos. Eu morei no Up Life, na Barra Bonita que fica ao lado do Recreio Shopping, gosto muito da pracinha do Barra Bonita. Agora estou em Manaus, também me mudei para acompanhar o marido que é militar. Se precisar de ajuda entre em contato, vamos nos falando.
      Obrigada
      Dayana

  4. Viajante corredor (Antonio)    26/07/2017 - 16h03

    Olá Dayana!
    Sou morador de Valinhos (SP)
    Na primeira semana de setembro estaremos no Recreio dos Bandeirantes
    (
    Eu com minha esposa e filho)
    Achei D + seu poste sobre o lugar…
    Somos também apaixonados por viagens, depois de ter lido seu artigo, tenho certeza que iremos aproveitar muito.
    Curti muito também suas dicas sobre o que fazer na cidade do Rio
    Vlw!
    Parabéns pelo blog
    Abs

    • Dayana    22/02/2018 - 08h36

      Obrigada Antonio!

      Fico feliz demais em saber disso!

      Beijos

  5. Angélica    13/01/2018 - 11h23

    Olá !! Imensamente feliz e ainda mais empolgada por finalmente encontrar dicas tão detalhadas sobre a região do Rio onde vou me hospedar , especificamente no Pontal !! Mto obrigado , foi extremamente útil .

    • Dayana    22/02/2018 - 08h17

      Obrigada querida! Fico feliz em saber disso! Espero que tenha dado tudo certo na sua viagem!

      Beijos

  6. Márcia    10/04/2018 - 08h22

    Olá. Iremos para o Recreio até o final do ano. Minha mãe é idosa. Vc fala de crianças… O acesso à farmácias e mercados? É tranquilo? Poderia, por favor, me indicar em qual parte terei mais facilidade a comercios sem deixar a beleza das praias por perto? Muitíssimo obrigada e parabéns pelo post.

    • Dayana    18/04/2018 - 15h29

      Olá Márcia,

      Se você quer ficar perto de comércio, pode ficar no Hotel Ramada, que fica ao lado do Recreio Shopping, que tem mercado, farmácia, restaurantes. É ali que eu moro. Tem uma pracinha bem agradável atrás do shopping. Dali para a praia é uma caminhada de uns 25 a 30 minutos, pode ser cansativo para crianças e idosos, mas você poderia ir de uber que vai dar bem barato. É uma boa localização.
      Já se você quiser ficar perto da praia indico um hotel novo que inaugurou, o Blue Tree Premium, fica em frente à praia e todo mundo fala muito bem dele.
      Qualquer dúvida é só falar

      Dayana

  7. Victor Felicio    12/11/2018 - 17h01

    Boa tarde
    muito bom o seu post
    No ano que vem, miha noiva e eu iremos passar uns dias no hotel KS Beach. Vc conhece a localização dele? Pelo que vi aqui fica na direção da pedra do pontal…
    Teria algumas dicas para essa horpedagem?
    Obrigado

    • Dayana    13/11/2018 - 16h44

      Oi Victor, tudo bem?
      A localização dele é ótima, bem em frente à praia, no posto 12. Você vai curtir muito.
      Dá pra subir a Pedra do Pontal, a vista é linda!
      Não deixe de conhecer a Prainha!
      Bjs

  8. Wellington Barboza    20/11/2018 - 14h04

    Olá, primeiramente quero te dar os parabéns pelo site, atitudes como essa incentivam as pessoas a aproveitarem mais a vida e a liberdade. Eu sou morador da região serrana do Rio e faz tempo que alimento o desejo de mudar para o Recreio, o que ainda me breca é o medo da violência e o fato de eu não conhecer direito as escolas da região (tenho uma filha de 5 anos). O que vc me diz com relação a essas questões? Com relação ao transporte público, em quanto tempo eu consigo chegar ao centro do Rio? Integração BRT + Metrô é uma boa opção? Desculpe por tantas perguntas, mas faz tempo que procuro alguém para fazê-las. Desde já te agradeço muito!

    • Dayana    26/11/2018 - 17h00

      Oi Wellington, tudo bem?
      Está falando com a pessoa certa, porque eu moro no Recreio, tenho uma filha de 7 anos e trabalho no Centro, rsrs.
      Sobre a escola, o Recreio tem uma grande oferta de escolas, você vai até ficar na dúvida de qual é a melhor, dá uma olhada nessa matéria. Se precisa de uma escola integral, uma das melhores do Rio de Janeiro é o CIEI (Centro Internacional de Educação Integrada), o espaço é maravilhoso, parece um sítio e as crianças fazem diversas atividades e se formam com diploma internacional.
      Minha filha estuda no CEOM, porque é bem pertinho de casa (moro no Barra Bonita e a escola fica do outro lado da pracinha).
      Para o ano que vem estou pensando em matricular a minha filha na Recreio Christian School, uma escola cristã e bilíngue.
      Sobre o trajeto BRT + Metrô é o que me salva para ir ao trabalho, levo + ou – 1:40H, é a melhor opção atualmente, porque não fico refém do trânsito.
      Espero ter ajudado!
      Dayana

  9. Wellington Barboza    09/12/2018 - 11h45

    Muito obrigado por sua resposta, com certeza me ajudou muito. Só fique assuntado com o tempo de locomoção para o centro. rrss
    Um ótimo final de ano pra vc e toda sua família!

    • Dayana    11/12/2018 - 16h14

      Obrigada Wellington, pra você também!

Instagram
@seguindo_viagem
css.php