Procurando um pouco de aventura na Namíbia? Então Swakopmund é o destino certo pra você. Aqui a adrenalina é a principal atração turística, com diversas opções de tirar o fôlego como salto de paraquedas, sandboard, quadriciclo nas dunas e muito mais. Confira as dicas de Swakopmund que preparamos nesse post.
Swakopmund é uma cidade interessantíssima, de um lado você tem o mar e do outro lado, a poucos passos, um imenso deserto. E no meio do caminho entre os dois, a Alemanha. Isso mesmo, Swakopmund é uma colônia tipicamente alemã e mantêm muito bem as tradições fazendo você estar na África e se sentir na Europa.
A cidade é limpa e arborizada, a influência alemã é presença notória na arquitetura com muitas construções em estilo alemão e até os nomes das ruas são em alemão. Muitos alemães passam as férias de verão em Swakopmund.
A praia é muito limpa e tem um enorme calçadão muito bem cuidado, ótimo para dar um passeio, praticar exercícios.
O pôr-do-sol é maravilhoso, com o sol se pondo na água, uma coisa linda. Essa foto eu fiz na praia ao lado do restaurante The Tug.
Em frente à praia tem várias mansões onde os famosos de Hollywood passam as férias.
Durante minha viagem pela Namíbia tive a oportunidade de conhecer Swakopmund fazendo um tour com a Chameleon Safaris. Para saber mais sobre o planejamento dessa viagem leia o post Dicas de Como planejar uma viagem para Namíbia.

Chameleon Safaris
Saímos de Windhoek às 8h da manhã. De Windhoek até Sawakopmund são 5 horas de viagem. No caminho a paisagem começou a mudar e entramos num cenário lindo rodeado de dunas douradas. Fizemos uma parada bem perto das dunas para almoçar.
O almoço foi um kit lanche com pão, ovo cozido, cuscus, maçã e barra de cereal. Tudo muito gostoso e melhor ainda com uma paisagem linda no fundo.

Dicas de Swakopmund – O que fazer
Walvis Bay
Logo após o almoço fomos até Walvis Bay, vizinha a Swakopmund. O principal atrativo de Walvis Bay são os milhares de Flamingos que ficam na lagoa.

Flamingos em Walvis Bay
Skydive
Swakopmund é cheia de opções para quem curte esportes radicais. Eu logo me animei quando soube que dava pra fazer Skydive e Sandboard.
Depois de visitar Walvis Bay fomos encarar o skydive. Fizemos com a Ground Rush Adventures e foi simplesmente fantástico.
A vista do deserto de dentro do avião é maravilhosa, não dá nem tempo de sentir medo admirando a paisagem. A hora de saltar é emocionante, especialmente na porta do avião. A sensação de queda livre é boa demais, olhar pra baixo e ver aquele deserto enorme, você voando naquele cenário é arrebatador. Com certeza a melhor de todas as dicas de Swakopmund.
Sandboard
No dia seguinte após o café da manhã fomos fazer Sandboard nas dunas de Swakopmund. Foi muito divertido, eu amei fazer Sandboard nas dunas. É bem diferente de descer na neve, porque a areia trava um pouco, fica mais pesado, mas depois fui me acostumando. O melhor é esse cenário surreal.

Sandboard
Quando terminamos, a equipe da Chameleon foi nos buscar lá nas dunas para seguirmos viagem para Sossusvlei. Embarcamos num caminhão maior e com um motorista e um guia muito simpáticos e alegres.
Skeleton Coast
A Costa do Esqueleto é uma área ao norte de Swakop que é um verdadeiro cemitério de navios que ali naufragaram devido ao mau tempo constante por ali. Nessa região era comum serem surpreendidos por nevoeiros, correntes marítimas.
Nós visitamos a Costa do Esqueleto quando voltávamos de Etosha. Como eu fiz os dois tours da Chameleon separados, acabei vindo duas vezes para Swakopmund.
Dicas de Swakopmund – Hospedagem
Nos hospedamos no Swakopmund Sand Hotel, que ficava de frente para a praia. O hotel é muito bom, foi ótimo poder descansar depois de um longo dia de atividades. O café da manhã era delicioso e muito variado.
Dicas de Swakopmund – Onde comer
À noite fomos jantar no restaurante The Tug, um restaurante bem bonito com tema náutico que faz você se sentir dentro de um navio. Na verdade, uma parte do restaurante é um navio de verdade.
Pedi um prato de peixe que vinha acompanhado com salada, batatas e um molho delicioso.
Lá no restaurante nos juntamos a outro grupo da Chameleon que estava vindo de Etosha e seguindo para Sossusvlei e no outro dia seguiríamos todos juntos.
É interessante que os tours se conectam e você pode vir de outro lugar e continuar em outro tour que já está em andamento. Assim, você consegue aproveitar melhor e se encaixar nos passeios com mais facilidade.
Swakopmund é uma cidade super diferente de tudo e cheia de contrastes. Ela parece a Alemanha, mas fica na África, está no meio do deserto e ao mesmo tempo à beira do mar. Sem dúvida um dos lugares mais interessantes para conhecer na Namíbia.
Gostaram das dicas de Swakopmund? No próximo post vou contar como foi o restante da viagem até Sossusvlei.
[…] de Swakopmund seguimos para Sossusvlei. A viagem é feita num caminhão adaptado para levar […]