Está se perguntando se fazer um cruzeiro pelo Rio Nilo vale a pena? Ainda bate aquela dúvida se é melhor fazer ou não fazer o cruzeiro? Descubra neste post as principais vantagens e desvantagens de se fazer um cruzeiro pelo Rio Nilo.

Primeiro você precisa saber que o cruzeiro é só uma das formas de visitar a parte sul do Egito (região entre Aswan e Luxor) que não podem faltar num roteiro pelo Egito, pois é lá que estão preciosidades como o Vale dos Reis e templos magníficos como o Karnak, Kom Ombo, Edfu, Abu Simbel, entre outros.
Formas de visitar Aswan e Luxor
De trem – fazendo base nas duas cidades, pelo menos 1 noite em cada.
De cruzeiro – pelo menos 2 noites
Principais vantagens do cruzeiro pelo Rio Nilo
Sempre que pensava numa viagem para o Egito, uma das primeiras coisas que vinha à minha mente era o cruzeiro pelo Rio Nilo. Todo aquele glamour de um cruzeiro num dos lugares mais icônicos da Terra. Não dá pra negar que fazer um cruzeiro é muito legal, além de ser uma forma interessante de atravessar entre as duas principais cidades do sul do Egito.
Veja as principais vantagens do cruzeiro pelo Rio Nilo:
- Conhecer os principais templos no conforto da sua cabine e com uma vista linda da sua janela;
- Poder curtir as atrações do cruzeiro, como o deck com piscina, bar, show de dança;
- não precisar se preocupar com nada, a alimentação está toda incluída (café, almoço e jantar), deslocamento até os templos, o navio para na frente dos templos praticamente. Só teve um templo que nós precisamos pegar uma charrete, mas eles também disponibilizaram pra gente. Apenas o Abu Simbel ficava mais distante e precisava contratar o passeio à parte (são 3 horas de ônibus até lá)
- Todo o glamour de navegar pelo Rio Nilo à bordo de um cruzeiro
- A maior vantagem de todas pra mim é não precisar sair de um hotel, ir pra estação, pegar um trem, chegar, ir pra outro hotel (que é a parte mais cansativa da viagem)
Principais desvantagens do cruzeiro pelo Rio Nilo
Nem tudo são flores no cruzeiro pelo Rio Nilo. Veja aqui as principais desvantagens no meu ponto de vista
- Templos lotados (todos os navios fazem as mesmas paradas e ao mesmo tempo, então já imagina como ficam os templos na hora da sua visita)
- Cheiro de poluição (são muitos cruzeiros juntos soltando fumaça nas paradas)
- Mais caro, porém é uma experiência bacana
E então, Vale a pena?
Na minha opinião eu acho que vale a pena fazer o cruzeiro pelo Rio Nilo. Achei que as vantagens superaram as desvantagens no geral. O fato de pegar alguns templos lotados foi compensado com outros que consegui chegar bem cedinho e pegar vazio quando fiquei mais uma noite em Luxor. Eu gostei muito de ter feito o cruzeiro.
Se você sonha em fazer um cruzeiro pelo Rio Nilo, eu selecionei essa opção aqui de cruzeiro de 3 noites de Aswan para Luxor que encontrei num site que eu costumo reservar passeios, o Get Your Guide. É um cruzeiro 5 estrelas, com tudo incluído, até os passeios com guia turístico. Inclui também traslado de ida e volta de seu hotel em um micro-ônibus com ar-condicionado. A confirmação é imediata e o cancelamento é gratuito até 24 horas antes do início da atividade.
Leia também: Roteiro Egito: guia completo para sua viagem
Como é o cruzeiro pelo Rio Nilo
O meu cruzeiro era muito bom, todo estiloso e novinho. No segundo piso funcionava um salão amplo com bar e pista de dança.

O navio era bem chique e tinha até aquelas escadas grandonas no meio.

O meu quarto era bem confortável e tinha uma varandinha bem agradável para curtir a paisagem do caminho. A cama era ótima, banheiro bom.

A área externa tinha piscina com várias espreguiçadeiras e um bar.

Eu fiz o cruzeiro de 2 noites e 3 dias. No primeiro dia o cruzeiro fica atracado em Aswan. Nesse dia você pode visitar o Philae Temple, a Nubian Village e o Nubian Museum. Se tiver tempo pode fazer um passeio de feluca que vai até a Elefant Island e tomar banho no Rio Nilo.

Depois de passear por Aswan, voltei pro cruzeiro, descansei um pouco e fui para a ceia de natal. O cruzeiro estava todo em clima natalino, tocando musiquinhas de natal, todo enfeitado, uma gracinha.

A ceia estava linda e caprichada. A comida muito saborosa, comi uma torta de chocolate que estava boa demais.
Depois da ceia, teve show de danças típicas no salão e em seguida a galera ficou dançando no meio do salão e até alguns garçons vieram dançar com a gente.
No outro dia o cruzeiro partiu às 13h para Luxor. Mas antes de partir eu peguei uma excursão para Abu Simbel. São 3 horas para ir e 3 para voltar. O passeio sai às 4 da manhã, fica 1 hora e meia lá e depois retorna. Fiquei apreensiva com o horário, com medo do cruzeiro partir sem mim, cheguei 13h em ponto, ufa!

No caminho para Luxor o cruzeiro para no templo Kom Ombo. Essa parada é bem na frente do ponto de desembarque, é só sair do cruzeiro e entrar no templo. Parecia um formigueiro esse templo de tanta gente, mas acho que era a época de fim de ano também.

Depois do jantar fizemos mais uma parada no templo Edfu para o show de luzes e som e foi incrível. O show é maravilhoso, com vozes que nos transportam direto para a época dos faraós. É muito emocionante estar num templo à noite, fica tudo mais misterioso. Foi um show e tanto, começamos do lado de fora, depois a voz do faraó mandava a gente entrar na casa dele, nós passávamos para a parte interior do templo e foi lindo, super colorido, as pilastras mudavam de cor. Depois fomos para a frente do templo que e passava uma projeção gigante das imagens do faraó nas paredes, surpreendente.

Depois voltamos para o cruzeiro e na manhã seguinte após o café da manhã desembarcamos em Luxor.
Para esse dia eu peguei um passeio de 1 dia inteiro em Luxor, que visitava todas as atrações, a parte de West Bank (que visita o templo de Hatshepsut, o Vale dos Reis, entre outros) e os templos de Luxor (Karnak e Luxor temple).
Gostei muito do passeio, conheci 3 brasileiros e 3 argentinos super legais, conversamos bastante, estava sentindo falta de conhecer gente legal. O guia explicava a história dos lugares e depois liberava a gente para fotos. Esse tour vai até de noite. O último templo é o Luxor templo, mas como já estava escuro preferi deixar para ir no outro dia de manhã cedo.
Fiquei duas noites em Luxor, reservei uma noite no hotel Jolie Ville, um resort de luxo com uma piscina infinita linda para o Rio Nilo. Tirei a manhã para descansar e relaxar na beira da piscina.
E na outra noite peguei um hotel baratinho chamado Happy Land e foi uma experiência ótima, staff muito amigável, comprou meu bilhete de ônibus para voltar para Cairo e me deixou ficar num quarto descansando em me cobrar a mais por isso enquanto esperava o horário do ônibus, que partiria meia noite e meia.
Agora que você já sabe se vale a pena fazer o cruzeiro pelo Rio Nilo, quero deixar algumas dicas para sua viagem pelo Egito.
Você sabe que é muito importante viajar protegido contra imprevistos?
Mesmo que você tenha uma ótima saúde, a gente nunca sabe se a comida local vai cair bem. Eu já passei muito mal na Bolívia, por conta de um frango frito que comi assim que cheguei lá e passei 3 dias muito mal. Felizmente nessa viagem para o Egito, ocorreu tudo bem. Mas imagina se acontece? Eu não me arrisco viajar sem seguro, pois sei que a conta pode sair bem alta se algum imprevisto acontecer. E não só de passar mal, como também algum acidente durante algum passeio, ninguém está livre disso.
Seguro viagem internacional
Quando fazemos uma viagem internacional, especialmente para países exóticos como o Egito, ficamos mais propensos a intoxicações alimentares, já que a higiene desses países não é das melhores, a água que eles cozinham e lavam os alimentam não é muito confiável. Particularmente eu acho extremamente importante ter um seguro viagem viajar para o Egito.
A saúde pública do Egito é bem carente e a própria população egípcia prefere usar as clínicas e hospitais privados, o que pode sair bem caro para quem não tem plano de saúde. Por isso o melhor a fazer é viajar prevenido com seu seguro viagem.
Eu uso e recomendo a compra do seu seguro viagem pelo site SegurosPromo. Ele é um site comparador de preços e sempre diz qual é a opção com melhor custo-benefício para sua viagem. São diversas opções de preços e coberturas e você vai encontrar uma que se adeque melhor à sua necessidade.



Dica: usando o nosso código SEGUINDOVIAGEM5 você ainda ganha 5% de desconto e para economizar ainda mais, pague no boleto.
Chip de celular para o Egito
Se eu pudesse escolher uma única coisa que eu não poderia ficar sem no Egito eu diria com toda certeza: Internet. Com internet eu resolvia toda a minha viagem, reservava meus hotéis, pedia uber, me localizava, reservava passeios, pesquisava informações sobre os locais, lia relatos e blogs de viagem, pesquisava dicas, restaurantes legais, me comunicava com familiares e com novos amigos, entre outras coisas,
Ter um chip internacional facilitou muito a minha vida e não consigo imaginar minha viagem sem ele. Acho que ter internet na palma da mão tornou a tarefa de viajar muito mais simples.
Eu escolhi sair do Brasil já com um chip em mãos para chegar lá com essa facilidade e não ter que ficar trocando de chip sempre que eu mudasse de país (afinal, foram 5 países). Contratei o chip pelo site Viaje Conectado e recomendo! É muito mais prático e econômico! Eu já chegava nos lugares com meu sinal 4G pegando super bem.
Espero ter contribuído para sua decisão de fazer ou não um cruzeiro pelo Rio Nilo. Deixe um comentário com a sua opinião, vou adorar saber!
[…] Leia também: Cruzeiro pelo Rio Nilo vale a pena? […]
[…] Cruzeiro pelo Rio Nilo vale a pena? […]
[…] Cruzeiro pelo Rio Nilo vale a pena? […]
[…] Cruzeiro pelo Rio Nilo vale a pena? […]
[…] Cruzeiro pelo Rio Nilo vale a pena? […]
[…] Cruzeiro pelo Rio Nilo vale a pena? […]