Fechar
Egito

ROTEIRO EGITO: Guia completo para sua viagem

26 de janeiro de 2020

Precisando montar um roteiro pelo Egito e não sabe por onde começar? Então esse post é pra você. Venha descobrir as melhores dicas para começar a planejar seu roteiro pela Terra dos Faraós.

roteiro-egito
Pirâmides do Egito e a Esfinge

ROTEIRO EGITO: Tudo o que você precisa saber para montar o seu

Antes de mais nada não pense que visitar o Egito se resume a ver as pirâmides, hieróglifos e algumas múmias. Claro que as pirâmides são a atração mais famosa, aquela que a gente vê nos filmes e nos livros desde criancinha, mas saiba que o Egito tem muito mais a oferecer.

O país tem tantos atrativos que merece uma atenção especial e para você viver uma experiência completa no Egito vale a pena dedicar pelo menos uns 10 dias.

Você terá a oportunidade de visitar pirâmides grandiosas, templos milenares, museus riquíssimos, tumbas de faraós (incluindo a recém descoberta tumba de Tutankamon) e paredes recheadas de hieróglifos.

Mas o Egito não é só coisa antiga não, o país é repleto de belezas naturais, como desertos impressionantes, o belo Rio Nilo e um Mar Vermelho de dar inveja ao Caribe mais bonito.

Mar Vermelho – Egito

Venha descobrir as maravilhas dessa icônica civilização de 5.000 anos atrás.

Neste post, você encontrará todas as informações para montar um roteiro de 5, 7, 10 ou 15 dias para o Egito.

Aproveite para ler também:

Por que você precisa conhecer o Egito?

Antes de tudo eu quero te dizer uma coisa: nenhuma aula de história te prepara para o que você vai sentir quando chegar no Egito. Sério, não dá pra explicar a emoção que é ver as pirâmides pela primeira vez! Estar no Egito é dar vida aos livros de história, é como estar dentro de um filme e se sentir um verdadeiro explorador.

Paredes riquíssimas em hieróglifos

O Egito sempre esteve presente nas nossas vidas, aprendemos sobre ele na escola, assistimos filmes e tenho certeza que você sempre sonhou em ver tudo isso de perto.

Eu sempre tive curiosidade de saber como aquelas pirâmides enormes foram construídas sem os equipamentos que temos hoje, entrar dentro delas e ver de perto as paredes cheia de hieróglifos.

Não sei porque demorei tanto a conhecer esse lugar. Se eu soubesse o quanto seria especial, emocionante, inesquecível, eu já teria feito essa viagem há muito mais tempo.

Roteiro Egito: quais são as principais cidades do Egito para visitar?

Quando comecei a pesquisar sobre o Egito achei a logística um pouco complicada e fiquei com preguiça de planejar a viagem. Decidi ir apenas com o primeiro hotel reservado e deixei para ir planejando no meio do caminho.

Mas se você sente borboletas no estômago só de pensar em não ter todos os hotéis reservados, eu vou deixar tudo mastigadinho aqui pra você.

Eu descobri na prática que montar um roteiro pelo Egito não é tão difícil quanto parece e vou facilitar as coisas pra você.

As atrações principais que você precisa conhecer no Egito estão basicamente em 3 regiões: Cairo (por onde seu voo chegará), Vale do Nilo (Cidades do Sul do Egito: Aswan e Luxor) e Mar Vermelho.

A quantidade de dias que você vai ficar em cada um vai depender da sua disponibilidade. Quanto mais dias você ficar, mais passeios pode fazer.

Por exemplo, em Cairo você pode ficar 1 dia apenas e visitar as pirâmides, o museu e o mercado. Com 2 dias você acrescenta um passeio à Saqara e com 3 dias você pode fazer um bate-volta a Alexandria.

Para o Vale do Nilo (Aswan e Luxor) você precisa de no mínimo 3 dias. Uma forma muito comum de visitar essas cidades é fazendo um cruzeiro pelo Rio Nilo. Não é a mais barata, mas é a mais prática, porque você navega entre elas, visita os templos pelo caminho, dorme e faz as refeições dentro do cruzeiro. O cruzeiro mais curto é o de 3 dias e 2 noites, começando em Aswan e terminando em Luxor. No primeiro dia o navio fica atracado em Aswan, o segundo dia é navegando e visitando os templos e o último dia é a chegada em Luxor. Nesse dia da chegada você pode pegar um passeio que visita todos as atrações de Luxor e já consegue seguir viagem para a próxima cidade à noite, se estiver na correria. Se não pode dormir uma noite em Luxor e visitar alguns templos de manhã com calma ou fazer um passeio de balão.

Passeio de balão em Luxor
Passeio de balão em Luxor

Para fechar a viagem, você pode passar uns dias relaxando no Mar Vermelho, de 2 a 4 dias dependendo da sua disponibilidade. Por lá você pode fazer passeios de barco para as ilhas, onde poderá praticar mergulho (se tiver a licença PADI) ou snorkel e ver a incrível vida marinha da região.

Sharm El Sheikh - Egito
Sharm El Sheikh – Egito

Com mais tempo você consegue incluir outras regiões diferentes, como o Deserto Branco, o Deserto Negro, o Deserto do Saara, o Monte Sinai, o Canal de Suez, a Costa do Mediterrâneo.

O meu roteiro pelo Egito ficou assim:

3 noites em Cairo

Viagem noturna de trem para Aswan

Chegada em Aswan e Cruzeiro de 2 noites viajando de Aswan para Luxor

2 noites em Luxor (poderia ser 1 noite, mas quis tirar um dia de descanso num resort top chamado Jollie Ville que tinha uma piscina de borda infinita para o Rio Nilo)

1 noite em Cairo (porque tive que voltar para Cairo para  pegar o ônibus para Sharm El Sheikh e acabei querendo passar mais uma noite porque descobri um hotel charmosinho com uma vista incrível das pirâmides. Aproveitei também para pegar uma experiência fotográfica no Airbnb)

Ônibus noturno para Sharm El Sheikh

3 noites em Sharm El Sheikh

Ônibus para Taba para cruzar a fronteira para Israel e Jordânia

Se quiser fazer uma versão enxuta do meu roteiro, faça o seguinte:

2 noites em Cairo

Trem noturno para Aswan

Cruzeiro de 2 noites Aswan – Luxor

1 noite em Luxor

Ônibus para Cairo, depois ônibus para Sharm El Sheikh

2 noites em Sharm El Sheikh

Opções de roteiros no Egito de 5, 7, 10 e 15 dias

Roteiro de 5 dias no Egito

Se você tem pouco tempo para o Egito, apenas 5 dias de viagem, você vai concentrar sua viagem no Cairo e dar uma esticadinha até Luxor, que é uma cidade riquíssima em história, com vários templos importantes e o imperdível Vale dos Reis, com suas tumbas preservadíssimas e impressionantes.   

Roteiro de 5 dias no Egito: 2 noites em Cairo + 2 noites em Luxor

Roteiro de 7 dias no Egito

O que fazer no Egito em 7 dias? Com uma semana você consegue aproveitar Cairo e ainda fazer um cruzeiro pelo Rio Nilo, entre as cidade de Aswan e Luxor. Mas se preferir praia, pode trocar o cruzeiro pelo Mar Vermelho

Roteiro de 7 dias no Egito:

Opção 1: 2 noites em Cairo + 1 noite em Aswan + 2 noites de Cruzeiro entre Aswan e Luxor + 1 noite em Luxor

Opção 2: 3 noites em Cairo + 3 noites no Mar Vermelho

Roteiro de 10 dias no Egito

O que fazer no Egito em 10 dias? Se você pode ficar 10 dias no Egito, conseguirá sair daqui com uma experiência bem mais completa, conhecendo Cairo, Vale do Nilo e Mar Vermelho quanto o Vale do Nilo. Se você preferir uma aventura pelo deserto, substitua o Mar Vermelho por Siwa.

Roteiro de 10 dias no Egito: 3 noites em Cairo com day tour à Alexandria + 1 noite em Aswan + 2 noites a bordo do Cruzeiro entre Aswan e Luxor + 1 noite em Luxor + 3 noites no Mar Vermelho (ou troque o Mar Vermelho por 3 noites em Siwa)

Roteiro de 15 dias no Egito

O que fazer no Egito em 15 dias? Acho 15 dias o tempo ideal para uma viagem pelo Egito. Com 15 dias você consegue fazer tudo com calma, conhece Cairo, Alexandria, Aswan e Luxor, Mar Vermelho e o Oásis de Siwa.

Como organizar sua viagem: 3 noites no Cairo + 1 noite em Alexandria + 2 noites em Siwa + 1 noite em Aswan + 2 noites a bordo do Cruzeiro entre Aswan e Luxor + 1 noite em Luxor + 4 noites no Mar Vermelho

O meu roteiro detalhado pelo Egito ficou assim:

Dia 1: Voei para Cairo de Emirates com uma parada de 24 horas em Dubai.

Dia 2: Cheguei no aeroporto de Cairo por volta de 23h. Peguei um táxi até o meu hotel, o Guardian Guest House, que tinha reservado 3 noites.

Dia 3: Cheguei bem cansada da minha maratona em Dubai e um pouco resfriada. Esse dia foi meio morto, fiquei curtindo a vista das pirâmides do meu quarto a manhã inteira e só saí à tarde. O menino do meu hotel me ofereceu um passeio para ver o pôr do sol no deserto. Ele disse que só os moradores podem entrar no parque esse horário e eu fui.

Dia 4: Acordei cedinho e fui conhecer as pirâmides. Peguei um tour de charrete que dava a volta inteira no parque (já que pra fazer tudo à pé era praticamente impossível). Com a charrete você consegue ter uma visão de vários ângulos das pirâmides. O passeio durou a manhã inteira. À tarde peguei um uber e fui até o Museu Egípcio, passei a tarde lá. No finalzinho da tarde fui para Old Cairo, mas as principais atrações já estavam fechadas.

Dia 5: Peguei um passeio para Saqara e Dashur, Saqara é onde está a Step Pyramid,  considerada a primeira pirâmide a ser erguida no Egito e Dashur tem a pirâmide vermelha, que é a terceira maior do Egito. À noite peguei um trem noturno para Aswan

Dashur

Dia 6: Chegada em Aswan, caminhei uns 10 minutos até o porto onde ficam os cruzeiros e comecei a procurar vaga em algum cruzeiro que estava atracado lá na hora. Peguei um cruzeiro de duas noites, fiz check-in e depois fui passear em Nubian Village e visitei o Nubian Museum. Noite no cruzeiro, com ceia especial de natal e show de dança. Reservei um passeio para Abu Simbel no dia seguinte.

Nubian Village

O que eu mudaria: Como eu queria passar o natal no cruzeiro, acabei não conseguindo aproveitar muito Aswan. Senti falta de passar mais uma noite aqui. Ficaria uma noite em Nubian Village para passear com calma e fazer outros passeios em Aswan que não deu tempo.

Dia 7: Saída às 4h da manhã para o passeio de Abu Simbel, que fica a 3 horas de Aswan. Reservei no dia anterior com o agente que me vendeu o cruzeiro. O passeio foi em grupo numa van, chegamos lá umas 7h e chegamos de volta 13h. Depois iniciamos a navegação pelo Rio Nilo em direção a Luxor com duas paradas no caminho. A primeira parada foi no Kom Ombo Temple e a segunda já de noite, no Edfu Temple, onde assistimos ao espetáculo de luz e som.

Templo Abu Simbel
Templo Abu Simbel

Dia 8: Chegada em Luxor pela manhã e check-out do cruzeiro. Contratei um passeio de um dia por Luxor  que visitava a parte de West Bank, onde estão vários templos, como o de Hatshepsut e o Vale dos Reis e ainda a parte central, Karnak Temple e Luxor Temple. Como eu ia ficar mais uma noite em Luxor, deixei para visitar o Luxor Temple no outro dia cedo, pois achei que ficou muita coisa no mesmo dia e a visita ao Luxor Temple já era depois do pôr do sol, então preferi ir pro hotel descansar e voltar outro dia. A van me deixou no meu hotel, o Jollie Ville.

Dia 9: Passei o dia descansando e aproveitando o hotel Jollie Ville. Tomei um café da manhã especial, super variado e curti um solzinho na beira da piscina. À tarde mudei para outro hotel mais simples, caminhei na orla do Rio Nilo e assisti ao pôr do sol.

Dia 10: Fui ao Luxor Temple bem cedinho pra pegar ele vazio. Tirei muitas fotos sem ninguém atrapalhando rsrs. Voltei para o hotel para o café da manhã. Fiquei descansando um pouco e planejando os próximos dias da viagem. À noite peguei um ônibus para Cairo.

Luxor Temple

Dia 11: Cheguei em Cairo de manhã e fui para o meu hotel com vista para as pirâmides, o Sun Pyramids View Inn. Não consegui sair do quarto de tanto que eu amei

Melhor hotel com vista das pirâmides do Egito
Melhor hotel com vista das pirâmides do Egito

Dia 12: Contratei uma experiência fotográfica pelo Airbnb e fiz fotos nas pirâmides, na Al Azhar Mosque e no mercado Khan Al-Khalili. À noite peguei um ônibus para Sharm El Sheikh (6 horas de viagem)

Dia 13: Cheguei de madrugada em Sharm. Depois de descansar um pouco explorei a parte do Old Market e visitei a Al Sahaba Mosque, uma mesquita muito linda e super fotogênica. Depois caminhei no calçadão de Naama Bay, dei um pulinho na praia. À noite jantei no Julia’s Restaurant e passei o réveillon no calçadão de Naama Bay.

Dia 14: Fiz um delicioso passeio de barco pelo Parque Nacional Ras Muhammad. Esse passeio foi bom demais, fiz snorkel e vi corais lindíssimos. A cor da água era um azul que variava entre o turquesa e o azul bebê. À noite fui jantar no Farsha Montain Lounge, um café / restaurante cravado nas montanhas, de frente pro mar. O lugar é muito especial, todo decorado com objetos antigos e lanternas coloridas. Eu amei.

Dia 15: Passei a tarde no Farsha Montain Lounge, sentada numa daquelas mesinhas baixinhas com almofadas coloridas, apreciando a linda vista do Mar Vermelho, tomando um milk shake, ouvindo música boa, relaxando. Foi muito bom. Depois assisti ao pôr do sol ali ao lado, numa parte aberta que tem uma boa vista para o mar.

Farsha Montain Lounge

Dia 16: Peguei um ônibus para Taba (4 horas de viagem) cruzei a fronteira para Israel e Jordânia. Passei a noite no hostel em Aqaba.

Roteiro Egito, Jordânia e Israel

Pensando em esticar a viagem para os países vizinhos? Egito, Jordânia e Israel formam o roteiro perfeito. Eu fiz esses três países e amei demais. A maior parte da viagem ficou com o Egito, mas deu pra conhecer o principal desses dois países também. Fiquei 4 noites na Jordânia, onde visitei Aqaba, o deserto de Wadi Rum e Petra. E Israel fiquei 3 noites em Jerusalém e 2 noites em Tel Aviv.

Roteiro Egito: dicas para você sua viagem

Agora que você já sabe como montar seu roteiro pelo Egito, vou deixar aqui algumas dicas úteis para sua viagem.

Você sabe que é muito importante viajar protegido contra imprevistos?

Mesmo que você tenha uma ótima saúde, a gente nunca sabe se a comida local vai cair bem. Eu já passei muito mal na Bolívia, por conta de um frango frito que comi assim que cheguei lá e passei 3 dias muito mal. Felizmente nessa viagem para o Egito, ocorreu tudo bem. Mas imagina se acontece? Eu não me arrisco viajar sem seguro, pois sei que a conta pode sair bem alta se algum imprevisto acontecer. E não só de passar mal, como também algum acidente durante algum passeio, ninguém está livre disso.

Seguro viagem internacional

Quando fazemos uma viagem internacional, especialmente para países exóticos como o Egito, ficamos mais propensos a intoxicações alimentares, já que a higiene desses países não é das melhores, a água que eles cozinham e lavam os alimentam não é muito confiável. Particularmente eu acho extremamente importante ter um seguro viagem viajar para o Egito.

A saúde pública do Egito é bem carente e a própria população egípcia prefere usar as clínicas e hospitais privados, o que pode sair bem caro para quem não tem plano de saúde. Por isso o melhor a fazer é viajar prevenido com seu seguro viagem.

Eu uso e recomendo a compra do seu seguro viagem pelo site SegurosPromo. Ele é um site comparador de preços e sempre diz qual é a opção com melhor custo-benefício para sua viagem. São diversas opções de preços e coberturas e você vai encontrar uma que se adeque melhor à sua necessidade.

Dica: usando o nosso código SEGUINDOVIAGEM5 você ainda ganha 5% de desconto e para economizar ainda mais, pague no boleto.

Chip de celular para o Egito

Se eu pudesse escolher uma única coisa que eu não poderia ficar sem no Egito eu diria com toda certeza: Internet. Com internet eu resolvia toda a minha viagem, reservava meus hotéis, pedia uber, me localizava, reservava passeios, pesquisava informações sobre os locais, lia relatos e blogs de viagem, pesquisava dicas, restaurantes legais, me comunicava com familiares e com novos amigos, entre outras coisas,

Ter um chip internacional facilitou muito a minha vida e não consigo imaginar minha viagem sem ele. Acho que ter internet na palma da mão tornou a tarefa de viajar muito mais simples.

Eu escolhi sair do Brasil já com um chip em mãos para chegar lá com essa facilidade e não ter que ficar trocando de chip sempre que eu mudasse de país (afinal, foram 5 países). Contratei o chip pelo site Viaje Conectado e recomendo! É muito mais prático e econômico! Eu já chegava nos lugares com meu sinal 4G pegando super bem.

Considerações Finais

Cuidado com o que você lê sobre o Egito. Não deixe que as impressões de outras pessoas influenciem as suas. Se eu tivesse me guiado pelas coisas que li por aí não teria vivido metade das coisas que eu vivi. Eu experimentei mais que um país interessante culturalmente, mas também conheci pessoas legais, que me ajudaram sem querer nada em troca, me senti segura e acolhida o tempo todo. Livre-se dos preconceitos, abra-se ao desconhecido e viva a sua experiência, pelo seu olhar. Você encontra o que procura. Minha dica final é: Procure a beleza e você encontrará.

Boa viagem!


DESCONTOS PRA VOCÊ

Se você gostou do nosso conteúdo, ajude a manter o blog planejando sua viagem através dos nossos links. Ao utilizar nossos links durante a reserva do seu hotel, compra do seguro viagem e demais serviços você gera uma pequena comissão para o blog. Você não paga nada a mais por isso e ainda nos motiva a continuar compartilhando nossas dicas aqui. Todos os serviços citados aqui são os que nós usamos em nossas viagens e são de nossa confiança.
Promoção de Passagens Aéreas
Reserve seu hotel no Booking
Ganhe R$179 de desconto no Airbnb
Ganhe 5% de desconto no Seguro Viagem
Internet no exterior
Alugue seu carro
Compre seu ingresso antecipadamente

Baixe Grátis o e-book Como Viajar Gastando Pouco

Livro Como Viajar Gastando Pouco

8 Comentários
Escreva seu comentário
8 Comentários
  1. […] Leia também: Roteiro Egito: guia completo para sua viagem […]

  2. […] Leia também: Roteiro Egito: guia completo para sua viagem […]

  3. […] Roteiro Egito: Guia completo para sua viagem […]

  4. […] Roteiro Egito: Guia completo para sua viagem […]

  5. […] Roteiro Egito: Guia completo para sua viagem […]

  6. […] Roteiro Egito: Guia completo para sua viagem […]

  7. […] Roteiro Egito: Guia completo para sua viagem […]

  8. […] Roteiro Egito: Guia completo para sua viagem […]

Instagram
@seguindo_viagem
css.php