lha Grande é um dos meus lugares preferidos no Rio. Paisagens deslumbrantes, praias paradisíacas e aquela água clarinha e deliciosa. Não importa se você vai passar um final de semana, um feriado prolongado ou apenas um dia, a ilha tem opções de passeios que se encaixam perfeitamente em qualquer disponibilidade de tempo.
Eu já estive diversas vezes na ilha. Já acampei, já passei fim de semana, fiz a trilha pra Lopes Mendes, Feiticeira, fiz passeios de barco pra Lagoa Azul e Lagoa Verde, mas um passeio que eu nunca tinha feito e que morria de vontade de fazer era a Volta à Ilha, um passeio de lancha que visita as belíssimas praias do Cachadaço, Parnaióca, Aventureiro e Meros, com parada para almoço na Praia de Maguariquessaba.
Como chegar:
Há 3 formas de chegar em Ilha Grande, a partir de Mangaratiba, Angra dos Reis ou Conceição de Jacareí. Pra quem vem do Rio de Janeiro, a forma mais rápida é ir até Conceição de Jacareí e pegar uma lancha rápida. A viagem dura cerca de 15 minutos e a oferta de horários é enorme. Apesar de Mangaratiba ser mais perto do rio, só tem um horário de balsa para a Ilha Grande e o tempo de travessia é 1h20min.
Volta à Ilha Grande
Fiz o passeio Volta à Ilha a convite da Avanttur, uma agência muito bem recomendada pelo Guia 4 Rodas. A agência fica bem em frente ao Cais de turismo, onde todos desembarcam na chegada na ilha.
É importante checar a previsão do tempo e as condições do mar, pois o passeio passa por áreas de mar aberto e nem sempre as condições do mar e do vento permitem a realização desse passeio.
O ponto de encontro do passeio é às 9:30h na Avanttur. O passeio dura o dia inteiro, retornando para Abraão por volta das 17h. A lancha faz 5 paradas com duração de 1 hora cada, sendo a última para almoço.
Na lancha eles disponibilizam água o dia todo e também um isopor com gelo para quem quiser levar suas bebidas.
A primeira parada foi na Praia do Cachadaço, uma praia linda rodeada por uma pedra enorme. Na praia tem uma trilha que leva até o topo da pedra. Não deixem de subir aqui, o visual é incrível, a cor da água fica ainda mais bonito lá de cima. Dá pra saltar da pedra também e ir nadando até a praia, basta caminhar em direção a ponta da pedra.
Em seguida fomos para Parnaióca, uma praia paradisíaca e deserta, com uma extensa faixa de areia e muita vegetação em volta. Ao desembarcar na praia, caminhe para a esquerda, no final da praia tem um rio que desemboca no mar. É bom demais mergulhar na água doce depois de um banho de mar.
Daqui fomos para a praia dos Aventureiros, a famosa praia do coqueiro quebrado em 90°. Essa é a praia mais bonita na minha opinião, não só pelo coqueiro que dá um ar de praia selvagem, mas também pela cor da água, um azul turquesa intenso lindíssimo.
De Aventureiros fomos para Meros, uma praia de águas transparentes, perfeita para fazer snorkel e ver muitos peixinhos. A água é incrível, uma delícia nadar aqui.
Por último fomos almoçar no restaurante da Praia de Maguariquessaba. A praia não tem nenhum atrativo especial, é mais para almoçar mesmo. Aconselho levar um lanche no passeio porque o almoço é bem tarde.
Gostei muito do passeio Volta à Ilha, vale a pena demais, uma pena que não fez sol o tempo todo e algumas fotos não ficaram tão boas porque estava nublado. O ideal é ir num dia de céu limpo e com muito sol.