São Paulo é uma das cidades mais exuberantes do mundo e uma infinidade de motivos atrai mais de 15 milhões de turistas todos os anos: a diversidade cultural que abriga todas os tipos de manifestação sem discriminar, as centenas de restaurantes aclamados por público e crítica, os milhares de bares que são parada obrigatória depois de um dia puxado no trabalho e as ruas de comércio especializado são só alguns dos exemplos.

Infelizmente, por conta do movimento atípico que estamos vivendo, a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de que todo mundo fique em casa. Então guarda essa lista pro futuro e venha conhecer esses lugares inesquecíveis de São Paulo quando tudo voltar ao normal! Quem sabe você não anima, busca “comprar apartamento sao paulo” no Google e fica por aqui mesmo?
1. Instituto Tomie Ohtake
Destinado à mostra de artes plásticas, design e arquitetura nacionais e internacionais, o Instituto Tomie Ohtake foi inaugurado em 2001 e já trouxe para suas oito salas de exposição obras de Picasso, Salvador Dali, Frida Kahlo, Josef Albers e Joan Miró.
O espaço conta também com uma loja, uma livraria e um restaurante para você curtir mais ainda sua experiência no prédio inteiramente projetado para receber amantes de todas as artes.
Endereço: Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros
Horário: Terça a domingo das 11h às 20h
A entrada é gratuita.
2. Parque Ibirapuera
Com quase 1,6 milhão de metros quadrados, há muito que se fazer no parque mais visitado da América Latina, segundo a Folha de São Paulo. Em um dia inteiro ali é possível visitar dois museus (MAM – Museu de Arte Moderna e MAC – Museu de Arte Contemporânea), curtir uma exposição no Pavilhão da Bienal e relaxar nos espaços próprios para piquenique ou à beira de seus três lagos artificiais.
Para os adeptos de práticas esportivas, o parque oferece ciclovias, quadras, pista de cooper e área reservada para atividades físicas. Ah! E caso queira pedalar para conhecer o parque, é possível alugar bicicletas a partir de R$ 5 a hora!
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n (portões 2, 3 e 10), Av. IV Centenário – (portões 6 e 7A), Av. República do Líbano – (portão 7).
Horário dos portões: 2, 3, 5 e 10, das 5h à 0h. 4, 6 e 9, das 5h às 22h. Portões 7, 8 e 9A, das 6h às 20h. Portão 7A, das 7h às 17h.
3. Região central de São Paulo
É bem verdade que só o “centrão” de São Paulo merecia um artigo inteiro por contar com diversas atrações, pontos turísticos e ótimos restaurantes com comidas típicas de todas as regiões do mundo. No dia de conhecer o centro, aposte em calçados e roupas mais confortáveis pois você irá andar muito!
A partir do Vale do Anhangabaú é possível chegar a pé e com facilidade a diversos pontos importantes da capital paulista como o Theatro Municipal, o Mosteiro de São Bento e o Mercadão. Ficam ali perto também, na região da Praça da República, a Galeria do Rock e o SESC 24 de Maio. E para quem ama fazer compras e não abre mão de economizar, a famosa Rua 25 de Março.
Como chegar: Desça na Estação São Bento – Linha 1 – Azul do Metrô.
4. Enquanto o isolamento social é a única opção
Por meio da plataforma Google Arts & Culture é possível visitar exposições virtuais de alguns dos maiores museus e centros de exposições de São Paulo! Lá é possível andar pelos corredores do MASP, da Pinacoteca do Estado, do Centro Cultural São Paulo (CCSP) e muito mais!
Acesse Google Arts & Culture para descobrir outras milhares de exposições e passar o tempo em casa durante esse período complexo. Cuide-se e boa sorte em seu roteiro por São Paulo!