Santa Elena de Uairén é uma cidade da Venezuela, no estado de Bolivar, na região da Gran Sabana. É a primeira cidade logo após a fronteira do Brasil com a Venezuela.
É uma cidade pequena, com cerca de 30.000 habitantes e sua economia gira em torno do turismo e da mineração.
A cidade é a principal base para quem vai ao Monte Roraima. Santa Elena também é uma opção de bate-volta para quem está em Boa Vista e quer fazer umas comprinhas por lá.
O centro é pequeno e pode ser conhecido à pé. Tem uma pracinha com uma estátua de Simão Bolívar e várias lojinhas ao redor.
Hospedagem em Santa Elena de Uairén
Ficamos no Hotel Anaconda, um hotel amplo e confortável, quartos com ar condicionado, chuveiro elétrico e wi-fi. O sinal de wi-fi era um pouco fraco, mas deu para dar as últimas notícias.
A área de lazer do hotel era uma gracinha, bem arborizada, com uma piscina enorme e até uma cascatinha jorrando água na piscina.
Aproveitamos a tarde livre para relaxar na piscina antes da viagem.
Ao lado do hotel funciona uma loja de produtos esportivos muito boa chamada Kioto. Pena que estava fechada quando fomos, a loja não funciona às segundas.
O bar do hotel serve refeições e lanches ótimos. Almoçamos e jantamos lá. No almoço eu pedi langostines, um camarão bem grande acompanhado de purê de batatas. No jantar pedimos uma pizza e estava bem gostosa.
À noite o bar estava bem movimentado, com outro grupo que também ia para o Monte Roraima no dia seguinte.
Compras em Santa Elena de Uairén
Com o Bolívar desvalorizado, os preços da Venezuela são bem atraentes para nós brasileiros. Mas não tem tanta coisa interessante para comprar por lá não. A maioria das lojas vendem cosméticos e perfumes a preços muito baratos, mas tudo falsificado. Muita maquiagem da Mac e outras marcas famosas por valores irrisórios. Um baton da Mac custava R$4,00. Algumas lojas aceitavam real e também cartão de crédito.
Aproveitamos para comprar algumas coisas que faltavam para o trekking e comidinhas para levar.
Entramos numa padaria e ficamos chocados com o preço do picolé Magnun da Kibon, apenas R$4,50. Também compramos uns chocolates tipo nutela e ovomaltine que vinha em embalagem igual de pasta de dente para levar para a trilha. O de ovomaltine era bem gostoso.
Na volta do trekking a gente só pensava em chegar em Santa Elena logo para comprar muitos picolés Magnun. Quando a gente chegou, era domingo e a padaria estava fechada, ficamos super decepcionados, mas ainda bem que vimos um sorveteiro com a carrocinha da Kibon (lá é Tio Rico) e compramos o picolé.
Gostei de conhecer Santa Elena de Uairén e saber como é essa cidadezinha que faz fronteira com o Brasil. Não tivemos nenhum problema com os venezuelanos, nem com os policiais. Acredito que essa região é mais tranquila e os conflitos acontecem mais para o centro do país.
Leia toda a sequência de posts sobre o Monte Roraima:
Contratar Agência ou Guia para o Monte Roraima
O que levar para o Monte Roraima
Monte Roraima – Dia 1 – Paraitepuy – Acampamento Tek
Monte Roraima – Dia 2 – Acampamento Base
Como é o topo do Monte Roraima
Aproveite para conhecer também a Gran Sabana
Informações
Instagram: @clubenative
Telefones:
(95) 981209459
(95) 981009710
Boa tarde,
você reservou as pousadas antes? Pois não estou encontrando NADA na internet para reservar em santa elena. Desde já agradeço pela atenção.
Boa tarde Guilherme,
Como eu fui com o grupo do Clube Native, não precisei reservar pousada lá em Santa Elena, porque eles já tinham reservado uma noite lá.
Ficamos na Anaconda, tenta contato com eles.
[…] AnteriorVoltar para homePróximo […]