Miyajima é uma ilha a cerca de meia hora de Hiroshima repleta de historia, tradições , cercada por uma mar azul, montanhas e bosques. Não à tia é considerada uma das tres paisagens mais bonitas do Japão. É aqui que está o famoso Tori flutuante, aquele portão laranja que a gente vê sempre nas fotos do Japão. Dependendo da maré ele parece flutuar nas águas. Miyajima é considerada uma ilha sagrada para os japoneses. O tempo aqui parece passar devagar, sem pressa, como que pedindo para aprecar a paisagem.
Como chegar em Miyajima
A partir de Hiroshima pegue a linha Sanyo e desca na estação Miyajimaguchi. Chegando lá caminhe até a estação de ferry que fica no final da rua e embarque no Ferry até a Ilha de Miyajima. Esse ferry é operado pela JR e está incluso no JR Pass.
A travessia de ferry é bem rapidinha, uns 15 minutos e é uma passeio delicioso. Do ferry você já consegue avistar o Tori, a vista durante a chegada bem bonita.
Assim que chegar em Miyajima pegue um mapa da cidade. No mapa tem 3 sugestões de roteiro para conhecer a ilha dependendo do tempo disponivel, 3, 4 ou 6 horas. Os roteiros são feitos caminhando mesmo.
Nota: Se puder separe o dia todo por aqui pra conhecer com calma, parar pra almoçar, subir no teleférico. Mas se o tempo estiver apertado dá pra conhecer o básico em meio dia.
O que fazer
Saindo do terminal de Ferry você logo vai ver os cervos andando soltos pelas ruas. São muitos e eles são bem dóceis.
Siga caminhando pela direita beirando o mar e pasando pelas ruazinhas cheias de lojinhas de souvenir. Faça uma pausa para fotos no Mikasanohama e aproveite a vista do Tori flutuante.
Depois continue até o Santuário Itsukshima, um templo flutuante m todo decorado com lanternas vermelhas, as fotos ficam bem bonita lá.. Bem de drente para o templo está O-Torii que significa grande porta, o simbolo mais famoso de Miyajima. O Santuario foi declarado patrimônio cultural da humanidade. dentro do templo se tem uma ótima vista para o Tori Flutuante.
Saindo do templo caminhe até a areia da praia para fazer lindas fotos do Tori. Quando a maré baixa dá pra ir adando até lá.
Esse é o principal a ser visto em Miyajima. Se tiver um pouco mais de tempo caminhe pelos parques Omoti, Momijidani e Fujinotana.
Imperdível subir até o Monte Misen, o ponto mais alto de Miyajima, com 535 metros acima do nível do mar. A montanha é é considerada sagrada por seus 7 milagres encontrados lá emcima. A subida pode ser feita por trilha ou de teleférico. A caminhada dura cerca de 2 horas, mas o caminho deve ser bem bonito. Pra quem está com tempo sobrando parece ótimo. Também é posível subir de teleférico e descer à pé. Nós fomos de teleférico e adoramos. A vista é linda. O percurso feito em duas etapas. A primeira numa cabine pequena e a segunda etapa numa cabine maior que lembra a do Pão de Açúcar no Rio.
Chegando lá você já cai em um mirante com uma vista incrível para o mar e as ilhotas.
O Monte Misen é bem grande e possui vários atrativos, distantes entre si. É preciso separar umas 2 horas para ver tudo.
Atrás do Itsukushimajinja sai um ônibus gratis que te leva até a estação do teleférico.
No final da tarde a maré estava sequinha e várias pessoas caminhavam pertinho do Tori.
Comidas Típicas
Experimente os vários pratos de ostras vendidos nos restaurantes são saborosíssimos. Comi uma ostra grelhada muito suculenta, fresquunha e enorme. Vale muito a pena, é super típico de lá.
Outro prato típico é o anago-meshi um peixe assado e servido por cima do arroz
De sobremesa experimente o Momiji manju, um biscoito em formato de folha recheado com vários sabores. O mais comum é o recheio de feijão doce, mas não curti muito não. O wue mais gostei foi o recheio de chocolate, parecia brigadeiro.
Leia também o post sobre Hiroshima, nossa base para conhecer Miyajima.