Bagan é a principal razão que leva os viajantes ao Myanmar. A silhueta de seus milhares de templos à luz do sol é um dos cenários mais impressionantes da Ásia. Veja nesse post o que fazer em Bagan.
Capital do antigo Império Pagan entre os séculos XI e XII, Bagan possuía mais de 10.000 templos e hoje tem em torno de 3 mil deles. Bagan está localizada no Vale do Rio Ayeyarwady e compreende a cidade de Nyaung U, onde está o aeroporto e a maior parte dos hotéis, Old Bagan, antiga vila onde estão os templos mais importantes, e New Bagan, parte nova, para onde os moradores foram realocados.

Nascer do sol no alto de um templo em Bagan
Leia mais sobre o Myanmar no post: Dicas do Myanmar
Como chegar em Bagan
É possível chegar em Bagan de avião ou de ônibus. Bagan possui um aeroporto, mas é apenas para voos domésticos. Dessa forma, você precisa comprar uma passagem para Yangon ou Mandalay, que recebem voos internacionais.
Eu comprei um voo da Air Asia de Kuala Lumpur para Yangon e optei por viajar para Bagan de ônibus noturno. Cheguei em Yangon pela manhã, passei o dia conhecendo a cidade e à noite fui para Bagan. Escolhi essa opção porque li vários relatos de pessoas que fizeram dessa forma.
Comprei a passagem pela internet com a empresa JJ Express Bus Myanmar. A compra da passagem é um pouco estranha, porque você só recebe o bilhete mais próximo da viagem, mas não se preocupe, dá certo no final. Comprei ida e volta Yangon – Bagan e Bagan – Yangon. Se estiver viajando sozinho vale a pena comprar a poltrona VIP, que é individual.
O ônibus era muito bom e confortável e eles deram lanchinho de bordo e cobertor. A viagem dura cerca de 10 horas e faz uma parada técnica para ir ao banheiro e comprar alguma coisa.
O bom de ir de ônibus é que ele chega de madrugada, já perto do horário do nascer do sol e a maioria do pessoal que chega já vai assistir ao nascer do sol de cima de algum templo e depois vai pro hotel.
No desembarque do ônibus tem vários taxistas que ficam esperando os turistas e eles já sabem desse esquema de ir primeiro ver o nascer do sol. Combinamos o valor e dividi a corrida com uma menina que também estava indo pro Ostello Bello, o valor total foi 30.000 KYAT;
A volta para Yangon foi bem tranquila também. O ônibus da JJ me pegou no hostel. O pessoal do hostel liga para a empresa informando que tem passageiro pra pegar lá e passam o horário que você tem que estar pronta. Achei bem prático esse serviço.
Onde ficar em Bagan
Bagan tem opções para todos os gostos, desde hostels a hotéis luxuosos. Se você for um viajante econômico recomendo o Ostello Bello Bagan, um hostel excelente, confortável, bonito e super alto astral. O que mais gostei foi que eles tem várias atividades para os hóspedes, como yoga, Free Tour pelos templos, nascer e pôr do sol, passeio de barco, Happy Hour. Algumas são gratuitas e outras são pagas, mas com um precinho bem camarada.

Ostello Bello Bagan
O dono do hostel é italiano e o restaurante de lá serve uma massa deliciosa. Tem até um horário que eles servem uma degustação da massa de graça.
Outra coisa legal é que eles tem uma área no terraço com várias camas disponíveis pro pessoal que chega antes do horário do check-in poder descansar. Pra quem viajou de ônibus e madrugou pra ver o nascer do sol é uma maravilha.
O hostel é muito bem localizado, perto de vários restaurantes. A comida em Bagan lembra um pouco a comida indiana, mas com uns temperinhos diferentes. É um pouco apimentada e tem muita opção com curry. Eu acabei não indo a muitos restaurantes, jantei uma vez no Ostello Bello e uma noite no Silver Star, comi um Chicken Curry bem gostoso. Apesar do Myanmar ser considerado um país mais caro, para os padrões do sudeste asiático, comer lá é bem barato. Um prato num restaurante bom gira em torno de 5, 7 dólares.

Ruas de Bagan – Myanmar
Se você pode investir um pouco mais num hotel que é uma verdadeira experiência recomendo o belíssimo Aureum Palace Hotel e Resort Bagan, localizado bem no meio dos templos da Old Bagan. A piscina de borda infinita com vista para os templos é um sonho.

Piscina de borda infinita do Aureum Palace Hotel Bagan
Dentro do hotel tem uma torre de observação, onde é possível ter uma vista em 360° da cidade. A torre é aberta também para não hóspedes, mas é cobrada a entrada para esses. Já os hóspedes não pagam entrada. Os melhores horários para visitá-la são durante o nascer e o pôr do sol. Lá no alto da torre funciona um restaurante.

Torre de Observação do Aureum Palace Hotel Bagan
Taxa de entrada
Assim que chegar em Bagan, você terá que pagar uma taxa de 15 dólares, para entrar na cidade e em todos os templos da Old Bagan. O bom é que você paga essa taxa uma vez só e não fica toda hora pagando entrada nos templos.
Quantos dias ficar em Bagan
No mínimo dois dias, para conseguir passear com calma. Fique 3 dias para uma visita mais completa.
O que fazer em Bagan
Nascer do Sol no alto de um templo
Recomendo que essa seja a primeira coisa que você faça em Bagan. Vale a pena acordar cedo e presenciar o espetáculo do amanhecer no alto de um templo. É um momento muito mágico e o legal de ser a primeira coisa é que será muito mais impactante ver todos aqueles templos pela primeira vez iluminados pelos raios de sol.
E logo depois observar os balões tomarem conta do cenário deixando esse momento ainda mais perfeito.

Balões sobre os templos de Bagan
Visitar os inúmeros templos
É impossível visitar todos, pois são mais de 3 mil templos. Alguns são mais famosos, como o Ananda, mas eu particularmente gostei dos menores e mais escondidos. No nosso hostel nos recomendaram visitar um templo que tinha um portão trancado e para entrar era preciso passar por baixo da grade. Foi uma aventura muito legal.
Alguns dos templos mais importantes são: Ananda, Shwezigon, Htilominlo, Dhammayangyi, Thatbyinnyu, Gawdawpalin, Gwe da Pan, Mingalazedi, Sulamani, Kyat Kan Cave Monastery, Payathonzu, Gubyauk Gyi.

Templo Ananda – Bagan

Templo Ananda – Bagan

Artesanato em Bagan
É legal observar o movimento do lado de fora dos templos, com várias barraquinhas de artesanato, roupas, comidas.
O que fazer em Bagan
Passear sem rumo com a sua e-bike
A melhor forma de explorar Bagan é alugando uma e-bike para andar livremente sem rumo, se perdendo pelas ruas de terra, parando onde quiser e entrando nos templos que preferir.

Andando de e-bike em Bagan
Eu adorei andar de e-bike, é uma sensação de liberdade, me senti num filme passeando por entre os milhares de templos. No começo fiquei apreensiva pois eu nunca tinha andado, mas na hora de alugar, eles te ensinam e deixam você fazer um test drive. Nessa hora eu vi que era bem fácil mesmo, parece uma bicicleta, só que motorizada, e perdi o medo. Eu aluguei a e-bike por meia diária e paguei 3.000 KYAT, o equivalente a 3 dólares (1 USD equivale a 1.000 KYAT).

Andando de e-bike em Bagan
Voar de Balão
Sem dúvida um dos passeios imperdíveis em Bagan é voar de balão. Sobrevoar aqueles templos milenares ao nascer do sol é algo indescritível. O preço é bem salgadinho, mas como eu nunca tinha andado de balão e era meu sonho, achei que seria uma ótima oportunidade voar de balão pela primeira vez num lugar especial. Fiz o voo com a Ballons Over Bagan e atualmente eles possuem 2 serviços, o voo clássico que custa 350 USD e o Premium que custa 450 USD. Esse passeio só acontece de outubro a março, então se você quer muito fazer o voo de balão, agende sua viagem para esse período.

Voo de Balão em Bagan
O que fazer em Bagan
Pôr do Sol no barco pelo Rio Ayeyarwady
Esse passeio eu descobri no Ostello Bello e fui com a galera do hostel. Eles vendem esse passeio como uma alternativa diferente para quem já está cansado de ver só templos e mais templos. Eles te pegam no hotel e te levam até o barco, onde é servido um petisco e bebidas. Depois começamos o passeio pelo Rio Ayeyarwady com aquela vista maravilhosa do pôr do sol. O passeio custou 8.000 KYAT (equivalente a 8 dólares).
O que fazer em Bagan
Visitar um ateliê de Laquerware
O principal artesanto do Myanmar é a Laca e Bagan é o principal produtor, com muitos ateliês pela cidade. Eu comprei algumas pulseiras e um porta jóias de laca numa lojinha em Old Bagan. Não cheguei a visitar nenhum ateliê, mas muita gente recomenda a visita para ver o processo de fabricação.
Subir o Monte Popa
O Monte Popa é uma das montanhas mais sagradas do Myanmar e está localizada a 45 kms de Bagan. Não fiz esse passeio., mas perece ser interessante. Eles acreditam que lá no Monte estão os espíritos de pessoas que já viveram no país e sofreram mortes violentas. Para subir até o topo tem que ter disposição para encarar os 777 degraus.
Vale a pena mencionar que faz muito calor em Bagan e eu não aguentei ficar o dia inteiro rodando não, até porque os meus dias começavam antes do sol nascer. No primeiro dia eu cheguei de madrugada, fui direto para o nascer do sol, fui pro hostel e descansei até a hora do almoço. Depois aluguei a e-bike e saí para explorar com alguns amigos que fiz no hostel. Voltamos e ainda conseguimos pegar o passeio do pôr de sol no barco.
No dia seguinte acordei cedo para o voo de balão e fiz a mesma coisa, descansei um pouco e só saí à tarde de e-bike. Como meus dias começavam muito cedo e eu parava para descansar, senti falta de um dia a mais. Já se você conseguir fazer tudo numa batida só, acho que 2 dias é suficiente.
Bagan é um daqueles lugares que vão ficar pra sempre na memória. Gostaram das dicas sobre o que fazer em Bagan?
Leia também: Dicas de Kuala Lumpur
Adorei as dicas! Estamos indo para o Myanmar em fevereiro e montamos nosso roteiro de Bagan seguindo suas dicas!
Bjão
Que legal Camila!
Tenho certeza que será incrível!
Uma ótima viagem!
Ola! Ficou nesse hotel – Aureum Palace Hotel Bagan ou sempre no Hostel? Ou quanto pagou para ir ao observatório? Vale assim tanto a pena? Andar de balao vale o custo?
Obrigada! – Andreia.
Oi Andreia, eu só fui visitar mesmo por causa do observatório e aproveitei para dar uma volta pelo hotel. O voo de balão é bem salgadinho, mas é lindo sim e eu nunca tinha andado, então resolvi que esse seria meu luxo da viagem, mas realmente um dos passeios mais caros que já fiz, foi uma facada rsrs.
Oie!!! Super amei as dicas!
Queria saber se foi sozinha e qual foi sua impressão, se achou tranquilo pra uma mulher Viajar sozinha.
Pergunto pq em breve estou indo pra lá sozinha 🙂
Obrigada!
Oi Aline, achei bem tranquilo sim. Viajei 35 dias sozinha pela Ásia sozinha e foi super de boa. Muitas mulheres viajando sozinha por lá.
Boa viagem!
Olá, é possível usar a piscina do Aureum Palace Hotel sem ser hóspede? Tipo, pagar apenas para a piscina? Muito grato e parabens
Oi Marcio, tudo bem?
Acredito que sim, mas é bom confirmar na recepção. Você pode ir conhecer o observatório e se informar por lá.
Obrigada
Onde vc guardou sua bagagem em yangon? Obrigada!
Oi Maria, eu conheci um senhor que viajava para Yangon a trabalho e ele se ofereceu para deixar minha mala no hotel dele. Depois eu passei lá e peguei.
Que ótimo que você ganhou no passeio de balão! Ótima luz e super fotos.
Obrigada!