A chamada Ciudad Amurallada foi eleita Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco, por possuir um dos mais belos e conservados conjuntos arquitetônicos da América Latina.
A melhor forma de conhecer Cartagena é caminhar por suas coloridas ruas estreitas e descobrir suas belas praças, igrejas, museus, casas coloridas com sacadas floridas… Palco de vários romances do renomado escritor colombiano Gabriel García, Cartagena é uma cidade realmente encantadora.
O que motivou essa viagem para Cartagena foi uma promoção do site melhores destinos, que anunciou passagens de ida e volta do Rio de Janeiro para Cartagena por 478 reais, mais as taxas. O voo fazia conexão em Bogotá na ida e na Cidade do Panamá na volta, o que foi interessante, pois passamos um dia inteiro em cada cidade.
Após passar o dia em Bogotá, chegamos em Cartagena e fomos direto para o hotel. Ficamos no hotel Still Cartagena, porque era o hotel mais econômico próximo à muralha. O ideal era ficar dentro da muralha, mas os preços estavam muito altos e esse, apesar de ser do lado de fora, fica bem pertinho da muralha, uns 5 minutos e já estamos dentro do centrinho. O hotel é bem simples, mas tinha café da manhã e ar condicionado, o que foi bem importante porque o calor de Cartagena é cruel.
No dia seguinte passeamos pela Cidade Amuralhada, pelas suas ruas apertadas, casas coloridas e sacadas floridas. Almoçamos num restaurante típico. Caminhar à noite pelo centro histórico é ainda mais encantador. A cidade estava bem movimentada porque ia começar o Festival de Cinema deles. A Torre del Reloj é a porta de entrada da cidade antiga. Logo atrás se encontra a Plaza de Los Coches, uma das mais importantes de Cartagena e do lado oposto, está o Portal de Los Dulces, onde há diversas barraquinhas de doces típicos.
Portal de los Dulces ao fundo
No outro dia fizemos um city tour de “La Chiva”, um transporte bem interessante com muita música local. O tour começa pela parte moderna da cidade, passeando pela orla. Depois fomos até escultura Los Sapatos Viejos e Castillo de San Felipe e por ultimo visitamos a Colina de La Popa, onde se localiza o Mosteiro de Santa Cruz e de onde se tem uma vista panorâmica da cidade.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Experimentamos o Panne Cook, uma espécie de pão caseiro recheado com estrogonoffe de camarão,
delicioso e também esses enroladinhos de salmão com recheio de espinafre. Super bem servidos e com preços bons. Depois descobri que tem esse resturante em São Paulo. Porque não tem no Rio?
Outro restaurante que gostamos muito foi o El Corral Gourmet, uma rede de hamburguerias muito famosa em toda Colômbia. A dica é procurar pelo El Corral Gourmet, restaurante mesmo, ao invés das lojas de shopping que são estilos fast food. O hambúrguer é muito gostoso, a dúvida é qual deles escolher, pois todos parecem ótimos.
Um dos passeios mais populares é o que vai até Isla del Rosario + Playa Blanca. As duas fazem parte do Parque Nacional Corales del Sur.
Para conseguir o melhor preço vá até o Muelle de la Bodeguita (fica perto da Torre del reloj, dá pra ir à pé) e negocie diretamente com um dos guichês, pois assim você não terá que pagar as comissões das agências. E vá direto pra lá, porque no meio do caminho muitas pessoas irão te oferecer os passeios e querer que você compre de qualquer jeito. Você pode comprar o passeio para a praia pública (Playa Blanca) ou para um dos resorts que existem na ilha. O vendedor nos disse que a praia pública ficava muito cheia e com muitos ambulantes tentando vender coisas e que era melhor ir para uma praia privada. Eu preferia ir na praia pública que era mais barato, mas o Dudu não quis. Então fechamos o passeio para um resort chamado Cocoliso. Você escolhe também se quer ir de barco ou lancha rápida. Optamos pela lancha rápida, mas no final não sei se foi uma boa escolha, depois explico. Todos os passeios incluem almoço, a única coisa que precisa ser paga à parte é a taxa portuária.
Na ida fomos na frente admirando a paisagem tirando fotos, na volta resolvemos mudar, fomos atrás, mas nos arrependemos amargamente. O mar estava batendo muito e as ondas vinham direto na nossa cara, nos molhamos muito e quem estava sentado atrás se molhava muito mais que os outros. No começo a gente riu, mas depois que a gente viu que não ia parar de molhar, começou a perder a graça. E fomos até Cartagena tomando jato de água na cara. Sério, não dava pra ficar sentado normal e não tínhamos nada para nos proteger dos ataques das ondas, ficamos abaixados o tempo todo.
.jpg)
.jpg)
Uma atração imperdível de Cartagena é assistir ao pôr-do-sol no Café Del Mar, um bar que fica sobre as muralhas e tem uma das melhores vistas da cidade. O lugar é bonito, a música é boa, frequentado por gente bonita e descolada. O cardápio não é muito variado, são poucas opções de bebidas, mas vale a pena pelo ambiente agradável e descontraído.