Fechar
Destinos Nacionais

O que a região do Norte do Brasil tem?

12 de junho de 2019

O Norte do Brasil é uma das áreas mais privilegiadas do país, com uma natureza exuberante e culinária de dar água na boca. Com um território quase continental, abrigando a maior floresta tropical do planeta, a região tem muito a oferecer. Aqui, a natureza é um capítulo a parte, com rios caudalosos, praias cristalinas, cachoeiras esculturais e até o ponto mais alto do Brasil, o Pico da Neblina. Culturalmente, o Norte também é um prato cheio. Tem festas folclóricas, arquitetura única e uma variedade de pratos que dificilmente são encontrados em outras partes do país.

O Norte fica afastado das áreas mais povoadas do país, mas a distância não é impeditivo para conhecer suas riquezas. É possível encontrar passagens de avião com preços acessíveis, planejando com alguma antecedência. Abaixo, segue uma lista com motivos para não deixar o Norte de fora das próximas férias.

Teatro Amazonas, Manaus (AM)

Aninhado no centro da capital amazonense, o Teatro Amazonas é o grande símbolo do período áureo do extrativismo da borracha. O prédio conserva cadeiras de madeira e ornamentos do século passado, e tem uma acústica excelente. Abriga com frequência shows e concertos, a preços acessíveis. Participar dessa plateia é uma experiência para o resto da vida.

o que a região Norte do Brasil tem?

Mercado Ver o Peso, Belém (PA)

Um dos maiores da América Latina, o mercado mais famoso do Norte é também a melhor síntese da região: uma explosão de cheiros, cores e sabores. As frutas que se encontra por lá dificilmente são vistas nas mesas brasileiras de outras regiões. A propósito, é quase sacrilégio sair de Belém sem provar o Tacacá, tradicional ensopado de tucupi, camarão e as sinestésicas folhas de jambu, que deixam a língua dormente. Uma sensação única!

Monte Roraima, Roraima

Subir e descer esse platô requer uma caminhada exigente, que pode durar uma semana, mas a vista compensa todo o esforço. Sem falar na profusão de piscinas naturais que se formam no topo. Tradicionalmente elencado entre as melhores trilhas do Brasil, o Monte Roraima fica, na verdade, em território venezuelano, bem próximo à fronteira brasileira. No entanto, passeios são organizados tanto deste como daquele lado da fronteira, em Santa Elena de Uairén.

o que a região norte do Brasil tem - Monte Roraima
Monte Roraima

Jalapão, Tocantins

O Parque Estadual do Jalapão é um cantinho único do mapa brasileiro. É de lá que vem o já nacionalmente conhecido capim dourado, muito usado na confecção de bijuterias e artesanatos de todos os tipos. As dunas são enormes e parecem ouro líquido ao nascer e ao pôr do sol. Talvez o grande destaque da região seja os fervedouros, poços de água cristalina misturada a areia bem fininha. São circundados por muito verde e, por conta do fenômeno da ressurgência, não deixam que os banhistas afundem. O visitante até se sente flutuando no Mar Morto.

o que a região norte do Brasil tem - Jalapão
Fervedouro Bela Vista – Jalapão

Rio Madeira, Porto Velho (RO)

A capital rondonense tem crescido em ritmo acelerado nas últimas décadas, atraindo gente de todo o Brasil. Uma das atrações preferidos dos visitantes (e dos locais) é o cruzeiro pelo Rio Madeira. O passeio pelo afluente do Amazonas dura cerca de uma hora, levando até suas corredeiras. Porto Velho também é um ótimo lugar para saborear as iguarias nortistas, como o Pato ao Tucupi.

Parintins, Amazonas

No último final de semana de junho, Parintins simplesmente para e dá passagem à disputa mais ferrenha de todo o Norte, entre o Boi Garantido e o Boi Caprichoso. A tradição divide a pequena cidade no interior amazonense na torcida dos dois bois. O Festival Folclórico de Parintins é como um grande carnaval, com direito a Bumbódromo, desfiles com carros alegóricos e muita animação entre a torcida. Aliás, nesta festa o barulho e empenho das “galeras” contam pontos na hora de decidir quem será o boi vencedor do ano. Uma festa sem paralelo.

Alter do Chão, Pará

Este vilarejo incrustado nas águas do rio Tapajós dá aquela sensação de chegada ao paraíso desde o primeiro momento. As praias de água doce são cristalinas, circundadas por areia branca bem fina e por toda a vegetação ímpar da floresta amazônica. Os nativos são o cúmulo da simpatia e a comida dispensa comentários, de tão boa. Não por acaso, Alter é uma habitué nas listas de melhores praias brasileiras. Melhor ir entre agosto e novembro, quando o nível do rio baixa, revelando convidativos bancos de areia.

alter-do-chão
Caribe Amazônico – Alter do Chão

Gostou das dicas? Coloca aqui nos comentários para qual desses destinos você vai primeiro! Bora conhecer o Norte do Brasil!

Reserve sua viagem conosco

Se você gostou do nosso conteúdo, ajude a manter o blog planejando sua viagem através dos nossos links. Ao utilizar nossos links durante a reserva do seu hotel, compra do seguro viagem e demais serviços você gera uma pequena comissão para o blog. Você não paga nada a mais por isso e ainda nos motiva a continuar compartilhando nossas dicas aqui. Todos os serviços citados aqui são os que nós usamos em nossas viagens e são de nossa confiança.
Fique por dentro das promoções de passagens
Reserve seu hotel no Booking
Ganhe R$130,00 de desconto no Airbnb
Ganhe 5% de desconto no Seguro Viagem
Adquira seu chip de internet 4G
Alugue seu carro com desconto
Compre seu ingresso antecipadamente

Baixe Grátis o e-book Como Viajar Gastando Pouco

Livro Como Viajar Gastando Pouco

0 Comentários
Escreva seu comentário
Instagram
@seguindo_viagem
css.php