Fechar
Dicas de Viagem

Coronavírus e viagens: O que fazer com viagem marcada em tempo de pandemia

17 de março de 2020

Coronavírus e viagens: Como ficam suas viagens depois do coronavírus.

Desde que o Coronavírus foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma pandemia muita coisa mudou no cenário das viagens e turismo, um dos principais mercados afetados.

Coronavírus e viagens: o que devo saber?

Voos cancelados, países fechando fronteiras, atrações turísticas sendo fechadas, cruzeiros proibidos de atracar em portos e o pior acontecendo em todo o mundo, a morte de milhares de pessoas.

Como fica o turismo no cenário atual do coronavírus?

Diante desse cenário de pandemia, o Direito Civil e o Código de Defesa do consumidor asseguram a revisão dos contratos de viagem por se tratar de um fato imprevisto e atípico.  Sendo assim, os consumidores podem solicitar tanto a remarcação quanto o cancelamento de passagens aéreas sem pagamento das multas.

Viagens para o exterior e o Coronavírus

O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas que estão com viagens para o exterior marcadas só viaje em casos de real necessidade.

Viajantes que se encontram no exterior

Os viajantes que se encontram no exterior devem seguir as recomendações das autoridades de saúde locais, bem como as seguintes medidas de prevenção ao coronavírus:

coronavírus e viagens
Coronavírus e viagens – o que fazer

Coronavírus: Posso cancelar ou adiar minha viagem sem multa?

.

Coronavírus: É possível desistir de viagens por medo de contaminação?

Voltei do exterior, o que faço?

Os viajantes recém chegados de uma viagem internacional, devem ficar de quarentena em suas casas mesmo que não estejam apresentando sintomas da doença. E em caso de qualquer suspeita com sintomas como de febre, tosse ou dificuldade para respirar devem procurar um médico e informar os locais pelos quais viajou recentemente.

Seguro viagem e coronavírus: o seguro cobre a doença?

Desde que o Coronavírus foi declarado como pandemia, as seguradoras estão desobrigadas a oferecerem cobertura médica, pois se enquadra na categoria de “riscos excluídos”, que é o caso de surtos, epidemias ou pandemias.

No entanto, a Assist Card, já se pronunciou dizendo que vai garantir 100% das assistências médicas para casos e sintomas relacionados ao Covid-19.

Quais os riscos de pegar coronavírus dentro do avião?

Se você precisa muito viajar e não pode cancelar seu voo, mas está com medo de pegar coronavírus no voo, fique tranquilo.

O risco de ser infectado dentro do avião ao tocar nos assentos e apoios de braço é muito baixo. Isso porque as aeronaves são equipadas com um sistema de filtro de ar padrão HEPA, que captura 99,7% de partículas microscópicas como bactérias e vírus durante a renovação do ar dentro da aeronave.

É importante, porém, continuar mantendo as recomendações de higiene e evitar o contato próximo com os outros passageiros.

Para mais informações atualizadas sobre como o coronavírus afeta suas viagens e o turismo em geral, veja o site essa página do Ministério do Turismo sobre o Coronavírus.

Aqui na minha família estamos sentindo na pele os efeitos do Coronavírus. Minha mãe tem uma agência de turismo especializado na terceira idade (justamente o grupo de risco ao COVID – 19). As viagens de março da agência Rosanetur foram canceladas e estamos aguardando o desenrolar dessa história para definir o que faremos com as viagens do primeiro semestre.

A realidade é que todos estamos no mesmo barco e precisamos apoiar uns aos outros. Evite cancelar suas viagens totalmente. Na medida do possível, adie para um momento oportuno. O setor de turismo vai sofrer bastante com essa crise, mas vamos superar juntos e você vai precisar

A recomendação é ficar em casa e evitar aglomerações. Aqui no meu bairro, Recreio dos Bandeirantes, os bombeiros mandam as pessoas que estão nas praias irem para suas casas. Eu que amo surfar estou evitando por um tempo até que a situação se resolva.

Mais do que tudo esse é um momento de união, empatia, menos egoísmo e mais respeito ao próximo. Precisamos fazer a nossa parte para diminuir a contaminação do vírus não só por nós, mas pelas pessoas que amamos.

É tempo de nos recolhermos, olhar para dentro, aquietar a mente. Se você é ansioso, evite acompanhar as notícias a cada minuto. Aproveite esse momento para fazer uma pausa e cuidar mais de si mesmo. Ler um livro, estudar, assistir programas bacanas, se inspirar, inovar, soltar a criatividade. É nos momentos de crise que nos reinventamos.

Esperamos que essa situação seja controlada o mais rápido possível e que todos possamos voltar a viajar livremente pelo mundo.

DESCONTOS PRA VOCÊ

Se você gostou do nosso conteúdo, ajude a manter o blog planejando sua viagem através dos nossos links. Ao utilizar nossos links durante a reserva do seu hotel, compra do seguro viagem e demais serviços você gera uma pequena comissão para o blog. Você não paga nada a mais por isso e ainda nos motiva a continuar compartilhando nossas dicas aqui. Todos os serviços citados aqui são os que nós usamos em nossas viagens e são de nossa confiança.
Promoção de Passagens Aéreas
Reserve seu hotel no Booking
Ganhe R$179 de desconto no Airbnb
Ganhe 5% de desconto no Seguro Viagem
Internet no exterior
Alugue seu carro
Compre seu ingresso antecipadamente

Baixe Grátis o e-book Como Viajar Gastando Pouco

Livro Como Viajar Gastando Pouco

0 Comentários
Escreva seu comentário
Instagram
@seguindo_viagem
css.php