A Cachoeira do Saco Bravo, é uma cachoeira que forma uma piscina natural de frente para o mar. A cachoeira fica em Paraty e para chegar até ela é preciso encarar uma trilha de 8 km só de ida e até mesmo estar disposto a dormir numa comunidade sem energia elétrica.
O ponto de partida para conhecer a Cachoeira do Saco Bravo é a comunidade de Ponta Negra, uma comunidade de pescadores simples e isolada, onde se chega apenas de barco ou caminhando 2 horas a partir de Laranjeiras.
Para saber como chegar em Ponta Negra leia o post anterior Travessia Laranjeiras Ponta Negra.
No dia seguinte tomamos um café da manhã reforçado para aguentar a trilha até o Saco Bravo. O Lopau preparou um pão de frigideira delicioso feito com inhame e um mix de cereais (que ele traz das Casas Pedro quando vai ao Rio visitar sua família). Sério, o pão era muito bom e sustenta bastante.
Após o café saímos para conhecer a Cachoeira do Saco Bravo. A trilha até lá é um pouco pesada, dura cerca de 2 horas e tem muitas subidas e descidas íngremes. É aconselhável ir com guia, nós fomos com o Lopau, que além de oferecer hospedagem, nos acompanhou durante a trilha.
A chegada na Cachoeira é pelo alto já pra se maravilhar com a vista desse paraíso. Mar, cachoeira e piscina, juntos no mesmo lugar. Precisa de mais alguma coisa?
Para chegar na cachoeira é preciso descer com cuidado pelas pedras. Tem um trecho com uma corda pra ajudar na descida.
Chegando lá é só se jogar nessa água deliciosa e aproveitar muito.
Piscina natural com borda infinita.
Passamos umas 3 horas curtindo esse paraíso e depois voltamos para Ponta Negra (mais 2 horas de trilha). Em Ponta Negra pegamos um barco até Laranjeiras (R$25 reais por pessoa) e voltamos para Trindade.
Great to visist your site. Best regards for author:-)!
Thank you very much!
I’m glad you liked it
Dayana
[…] Cachoeira do Saco Bravo […]
Gostaria de conhecer a cachoeira do saco bravo
Oi Alexandre,
Vale a pena conhecer sim.
Bjs, Dayana
Incrustada na Mata Atlântica, a Vila Bendita Vida é um contra ponto às ruidosas metrópoles. De arquitetura simples mas aconchegante, a Vila proporciona o resgate dos sentidos perceptivos como fonte de auto conhecimento. Além de preservar o meio ambiente, a Vila foi criada para promover o diálogo com os elementos da mata, propiciando uma maior conexão com a natureza. Recortada por árvores, pedras e um riacho o espaço esconde intocados cenários repleto de pássaros, animais silvestres, bromélias, orquídeas, piscinas naturais e lajes de pedras expostas ao sol. O resultado é um poder hipnótico da mata nas pessoas, convocando-as a se purificarem ao frescor da “Mata Atlântica”. Mimetizada com o meio ambiente, a Villa Bendita Vida recupera e valoriza a necessidade mais básica do ser humano: o “Bem Estar”.
Nas avaliações pessoais cada pessoa percebe experiências diferentes, como o Barulho D’água, o Perfume da Madeira, o Frescor da Mata, o Canto dos Pássaros. A delicada luminosidade do verde que penetra na vegetação do espaço em conjunto com o ar quente e úmido torna o momento uma verdadeira purificação da alma.
Através de introspectivo sentimento de exaltação à força da mata, algumas pessoas se emocionam ao contemplar a perfeição da natureza entre lágrimas de felicidade e indisfarçável emoção.
VENHAM NOS CONHECER!!!
Ótimo post, vc sabe quantos km a partir da praia do sono?
Da Praia do Sono eu fui até Ponta Negra, dormi lá e no dia seguinte fui de Ponta Negra até o Saco Bravo. Esse último trecho dá uns 4 km.
Ola…vc teria o contato do Lopau para me passar?
Oi Carol, infelizmente ele não tinha nenhum telefone ou email na época. Só procurando ele pessoalmente mesmo.
Olá muito top, você te o contato do guia, pretendo ir visitar em outubro.
Infelizmente não tenho Marcio.
Ele não tinha telefone na época, só indo lá mesmo. Caso não tenha vaga com ele, você pode ficar em outras casas disponíveis,
Muito legal seu relato!
Para visitar a cachoeira do saco bravo é melhor ficar hospedada em qual praia?
Obrigada Isabel. Melhor ficar em Ponta Negra.
Beijos
[…] O blog Seguindo Viagem fez um relato contando a experiência da trilha até a Cachoeira do Saco Bravo. […]