O Parque Estadual do Ibitipoca é uma bela reserva natural na Serra da Mantiqueira emoldurado por cadeias de morros, paredões rochosos, grutas, riachos, piscinas naturais e cachoeiras deslumbrantes.
O parque abriga a maior quantidade de grutas do Brasil e atrai amantes da natureza (e de longas caminhadas) que aqui encontram infinitas belezas pelo caminho.
A palavra Ibitipoca significa “montanha estourada” ou “serra fendida”, por causa do grande índice de raios e trovões que caem nessa região.
O Parque possui ótima infraestrutura com estacionamento, restaurante, lanchonete, banheiros, Centro de informações e área para camping.
As trilhas são muito bem sinalizadas com plaquinhas indicativas e muito bem cuidadas, passando por lindos mirantes, grutas e cachoeiras. Alguns trechos são bem puxados como a Janela do Céu que dura de 7 a 8 horas ida e volta. Outros são bem tranquilos e curtos, como o Circuito das Águas, que visita muitas cachoerias num só passeio.
A entrada no parque custa R$20,00 e está limitada a 300 visitantes por dia durante a semana e 800 visitantes nos finais de semanas e feriados. Então chegue cedo para não ficar de fora.
A porta de entrada do parque é a pequenina Conceição de Ibitipoca, no município de Lima Duarte, em Minas Gerais. O lugar é bem rústico, com ruas de pedra, casas simples, algumas pousadas, deliciosos restaurantes, bares animados e lojinhas de artesanato.
Quando ir
De abril a setembro é o período ideal para visitar o parque, pois são meses com menor possibilidade de chuvas na região. De março a novembro chove mais e faz muito calor. Evite feriados prolongados, pois o parque possui número limitado de visitantes por dia.
Em alguns períodos rolam festivais bem interessantes, como o Ibitipoca Jazz Festival, que acontece em julho e o Ibitipoca Blues, em agosto.
Como chegar
De avião: O aeroporto mais próximo é o de Juiz de Fora. Depois é preciso pegar um ônibus até Lima Duarte. A empresa Frota Nobre opera essa linha.
De carro: Para quem vem do Rio de Janeiro o acesso é feito pela BR-040, sentido Juiz de Fora e depois pela BR-267 até Lima Duarte. Após é preciso pegar uma estrada de terra de 27 quilômetros até a Conceição de Ibitipoca
De ônibus: De Lima Duarte sai ônibus para Ibitipoca diariamente, pela empresa Vimara.
Onde ficar
Nos hospedamos na Pousada do Fred, uma pousada simples com quarto compartilhado. O café da manhã era servido no restaurante Pão de Canela.
O que fazer
A melhor forma de conhecer o parque é caminhando e prepare-se porque será uma caminhada longa. Só para conhecer a Janela do Céu, um dos principais cartões postais do parque, é preciso caminhar 16 km (ida e volta). Mas todo esforço vale a pena e revela muitas riquezas desse paraíso da Serra da Mantiqueira.
Chegando ao parque vá até o Centro de Apoio ao Turista, onde você terá uma visão do que irá encontrar no caminho. Lá tem uma maquete do parque com os principais atrativos sinalizados e com explicações sobre cada um deles.
Existem 3 circuitos principais no parque. O circuito das Águas, o circuito da Janela do Céu e o circuito do Pico do Pião.
Circuito das Águas
É o circuito mais tranquilo do parque, são 5km de caminhada leve passando por muitas cachoeiras, piscinas naturais, grutas, mirantes e paredões fantásticos.
O percurso é bem tranquilo, sem muitas subidas e pode ser feito por pessoas de todas as idades. Os principais locais visitados são Cachoeira dos Espelhos, Lago Negro, cachoeira dos Macacos, Paredão de Santo Antônio, Ponte de Pedra e Lago das Miragens.
Janela do Céu
A Janela do Céu é uma cachoeira que forma com a vegetação ao redor uma moldura que lembra uma janela com vista para o céu e para os morros do parque.
A trilha até a Janela do Céu é pesada, tem 16 km de extensão e dura cerca de 7 horas ida e volta, mas o esforço compensa. A caminhada atravessa o parque inteiro passando por belos mirantes, grutas e cachoeiras.
Circuito do Pico do Pião
O Circuito do Pico do Pião é de dificuldade média, com 11 km de extensão ida e volta e bastante subida. Do alto do Pico do Pião, a 1.722 metros de altitude, é possível ter uma bela vista do mar de morros que rodeiam o parque.
Centrinho
No centrinho de Conceição de Ibitipoca, o legal é passear pelas ruas de pedras, visitar as lojinhas de artesanato, saborear uma boa comida mineira e curtir uma música ao vivo nos barzinhos. O Ibitilua é o mais animado, com show de música ao vivo, forró e gente animada.
Dicas:
Em qualquer época do ano é recomendável levar agasalhos, à noite esfria bastante
Leve lanterna para entrar nas grutas.
Não esqueça da roupa de banho, pois as cachoeiras são deliciosas.
Leve um lanche para trilha e não esqueça de recolher todo seu lixo.
Leve um roupa seca para trocar depois do banho na Janela do Céu e Cachoeirinha, porque a volta é longa e normalmente esfria à tarde.
Se você tiver apenas dois dias para visitar o parque, minha recomendação é que faça os Circuitos da Janela do Céu e das Águas, pois possuem os melhores atrativos do parque.
Nossa, como eu amo Ibitipoca. Sempre que posso dou uma fugida pra lá. Seu relato só me fez ficar com mais vontade de voltar correndo pra lá rsrs.
Oi Johnnie,
É maravilhoso né? Tô precisando voltar pra lá também