Trindade é uma pequena vila localizada no município de Paraty famosa por suas belas praias de águas clarinhas e vegetação exuberante como em toda Costa Verde. Um lugar tranqüilo para relaxar e ver a vida passar mais devagar.
Como chegar em Trindade
Na rodoviária Novo Rio saem ônibus até Paraty. Chegando em Paraty pegue um ônibus comum até Trindade. Os ônibus passam de hora em hora. A viagem dura cerca de 30 minutos e o caminho é por uma estrada bem sinuosa, a Estrada do Deus me Livre.
Onde ficar em Trindade
O centrinho de Trindade é bem pequeno, praticamente uma rua principal com alguns restaurantes e lojinhas. Tudo lá é bem rústico e simples.
Fiquei uma noite no Trindade Hostel e uma noite no Kaiçara Hostel. Os dois são bem simples, o Trindade Hostel fica na esquina da rua principal e o Kaiçara fica na rua de trás, mas é perto também.
O que fazer em Trindade
As principais atrações de Trindade são as praias e cachoeiras.
Próximas da vila existem 6 praias: Praia Brava, Cepilho, Praia de Fora, Praia dos Ranchos, Praia do Meio e Praia do Cachadaço.
Bem pertinho dali estão a Cachoeira do Pontal e a Pedra que Engole.
Praia Brava
A Praia Brava é a praia mais isolada de Trindade e por isso mais vazia. Para chegar é preciso fazer uma trilha de cerca de 20 minutos. Também é possível chegar de barco a partir da Praia do Meio. Por ter um mar mais agitado, é uma praia mais procurada pelos surfistas.
Cepilho
É a primeira praia que se avista logo na chegada em Trindade. De fácil acesso, a estrada passa bem ao lado dela, também é muito procurada por surfistas. Seu nome é devido ao formato da praia que lembra uma ferramenta de alisar madeira, chamada cepilho.
Praia de Fora
É a praia que vem logo depois do Cepilho e fica entre a Praia do Cepilho e a dos Ranchos. A Praia de Fora é rodeada de pousadas e campings pé-na-areia. Deve ser muito bom se hospedar aqui e acordar com os pés na areia da praia já. A praia é bem extensa e ótima para uma caminhada. Ao final tem uma área rodeada de pedras enormes. Uma dica é ver o nascer do sol por aqui.
Praia dos Ranchos
É a praia mais próxima da vila de Trindade, logo atrás da rua principal. A praia é cercada de restaurantes e bares na areia, que servem almoço e petiscos. O cantinho da Praia dos Ranchos é bem bonito, com pedras e a vegetação ao redor. O nome Praia dos Ranchos refere-se a antigos ranchos de pesca que hoje se tornaram restaurantes.
Praia do Meio
A Praia do Meio é o cartão postal de Trindade. Com uma enorme formação rochosa bem no meio da praia, onde é possível subir e apreciar a bela vista lá de cima, que contempla a Praia do Meio e a Praia do Cachadaço.
Ela é uma bela praia que fica a uns cinco minutos de caminhada da vila. Com alguns bares, a Praia do Meio tem um mar relativamente tranqüilo e pedras que a divide em duas partes. É possível pegar um barco nesta praia e ir até a piscina natural do Cachadaço. É ainda neste ponto que começa a trilha para a Praia do Cachadaço.
Na Praia do Meio dá pra alugar Sup e remar pelas calmas águas de Trindade. Uma delícia!
No final da Praia do Meio corre um riacho e do outro lado começa a trilha que leva até a Praia do Cachadaço.
Praia do Cachadaço
A partir da Praia do Meio começa a trilha até a Praia do Cachadaço. A trilha é bem rapidinha, menos de 10 minutos por dentro da mata. A Praia do Cachadaço possui uma extensa faixa de areia e ao final dela começa a trilha para a Piscina Natural do Cachadaço.
Piscina Natural do Cachadaço
É uma enorme piscina natural de águas transparentes. O lugar é perfeito para fazer snorkel e ver muitos peixinhos. O acesso é por uma trilha de cerca de 20 minutos. Quem preferir pode optar por ir até lá de barco a partir da Praia do Meio.
E você, já visitou Trindade? Deixe seu comentário contando como foi sua experiência.
Confiram também os outros posts sobre o que fazer nos arredores de Trindade:
Travessia Laranjeiras Ponta Negra
Acho muito legal quando a pessoa cria um site para compartilhar suas aventuras e realmente compartilha.
E compartilhar é uma das melhores formas de deixar pessoas participarem de cada história como se estivessem com você.
Foi o que aconteceu hoje comigo: mandei um e-mail para o endereço de contato do site e fui prontamente respondida de uma forma linda, com dicas super bem vindas de um passeio que pretendo fazer.
Muito obrigada!
Ah que linda! Muito obrigada pelo carinho!
Fico muito feliz em saber que meu relato foi útil para alguém e que consegui ajudar de alguma forma.
Espero que sua viagem para Trindade seja maravilhosa e que dê tudo certo com as fotos do nascer do sol! Muito amor e felicidades para o casal!
Beijos!
Dayana