Já pensou em viver a experiência de passar uns dias no meio da selva amazônica totalmente integrado com a natureza? No hotel de selva Juma Amazon Lodge você vai esquecer da vida e aproveitar muito o melhor que a Floresta Amazônica tem a oferecer. Confira nesse post como é o Hotel de Selva Juma Lodge.
Nós embarcamos nessa aventura à convite do Juma Lodge e da Lily do blog Apaixonados por Viagens. Saímos de Manaus no domingo pela manhã e passamos três noites desconectadas de tudo, só curtindo a paz e a tranquilidade do lugar.
Juma Amazon Lodge
O Hotel de Selva Juma Amazon Lodge fica a 100 km de Manaus e está localizado numa área totalmente preservada de 7 mil hectares, às margens do Rio Juma.
O hotel oferece pacotes que variam de 1 a 5 noites. Nosso pacote foi o de 3 noites e achei o tempo ideal para conhecer bem o lugar.
Como chegar
O transfer até o hotel está incluído no pacote e eles te buscam no aeroporto ou no seu hotel. A primeira parada é no Porto do Ceasa onde embarcamos num barco rápido até Vila do Careiro, com uma rápida parada no famoso Encontro das Águas.

No caminho para o Juma Lodge

Encontro das Águas
Em Vila do Careiro seguimos numa kombi por cerca de 1 hora até o Rio Maçarico, onde embarcamos em outro barco e seguimos por mais 1 hora até o Juma Lodge. O tempo total leva cerca de 3 horas.
O Juma Lodge também disponibiliza um transfer especial de hidroavião realizado pela empresa Seaplane Tours. O trajeto dura 30 minutos e sai do Porto do Tropical em Manaus. Além de ser mais rápido o visual da Floresta Amazônica do alto deve ser incrível.
Quando visitar
Na Amazônia existem duas estações definidas, a seca e a cheia. É possível viajar em qualquer época, porém cada uma apresentará características diferentes.

Passarelas do Juma Lodge
Estação seca: Entre setembro e fevereiro – O nível do rio está mais baixo, as praias aparecem, a pesca e a focagem de jacaré ficam mais fáceis.
Estação cheia: Entre março e agosto – O nível do rio está mais alto, ficando bem próximo das passarelas do hotel. Época ideal para visitar os igapós (terras inundadas).
Eu particularmente, acho mais bonita a época da cheia.
Acomodações
O Juma Lodge possui 21 bangalôs construídos sobre palafitas, na altura da copa das árvores em total harmonia com a Floresta Amazônica. A construção é feita nessa altura para acompanhar o nível do rio, que chega a subir até 15 metros na época das cheias.
São doze bangalôs com vista para o Rio Juma, oito com vista para a floresta e um panorâmico. Cada bangalô possui varanda com rede, chuveiro com água quente gerada por energia solar e ventilador de teto. A noite na floresta é mais fresca e o ventilador dá conta do recado.
Nós ficamos no bangalô panorâmico, um enorme bangalô de 32 m² e uma vista maravilhosa para o rio. O bangalô é equipado com uma cama king-size e é possível colocar mais duas camas de solteiro.

Bangalô panorâmico – Juma Lodge
O interior do bangalô é muito bonito, a decoração é rústica, porém muito sofisticada. As camas são muito confortáveis.
O banheiro é bem espaçoso e confortável, com chuveiro quente e amenities do próprio hotel.
O destaque do bangalô panorâmico vai para a ampla varanda com uma linda vista do rio. A varanda é equipada com chuveiro, espreguiçadeiras, rede, mesas e bancos e é um ótimo lugar para curtir o fim de tarde.

Varanda do bangalô panorâmico
O bangalô panorâmico foi estrategicamente construído de frente para o pôr do sol e a vista é de arrancar suspiros.

Pôr do sol no bangalô panorâmico
Ê o pôr do sol aqui no Juma é imperdível, cada dia um espetáculo diferente, nós não perdemos nenhum, era maravilhoso observar a mudança de cores do céu durante o pôr do sol.
Alimentação
O pacote do Juma Lodge inclui todas as refeições, café da manhã, almoço e jantar, além de um lanchinho às 17h.
O restaurante panorâmico possui uma linda vista para o Rio Juma e as refeições são servidas em buffet, com pratos da cozinha regional e internacional, com destaque para os peixes da região, o pirarucu e o tambaqui. A comida é deliciosa, com aquele sabor caseiro maravilhoso.

Café da manhã – Juma Lodge
O café da manhã é muito bem servido com vários pães, bolos, frutas e sucos regionais, ovos, bacon, linguiça, aimpim cozido, mingau e deliciosas tapiocas feitas na hora. Não deixe de experimentar a tapioca de tucumã, queijo coalho e banana, é deliciosa.
As frutas da região tem um sabor bem marcante, tivemos a oportunidade de provar várias frutas pela primeira vez, como ingá, biribá, bacuri, entre outros.
A recepção do Juma conta com bar, jogos, vários livros sobre a Amazônia e até um telescópio profissional para a observação da lua e das estrelas.

Recepção Juma Lodge
A recepção também disponibiliza uma tela de pintura para os hóspedes que voltarem inspirados dos passeios mostrarem suas habilidades.
O redário do Juma Lodge é uma ótima opção para aquela soneca após o almoço.

Redário – Juma Lodge
Piscina de rio
Banho de piscina ou de rio? Aqui no Juma você pode ficar com os dois. Isso mesmo, a piscina do Juma é feita com a água do rio e é perfeita para quem tem receio de entrar no rio por causa da água escura.

Piscina de rio – Juma Lodge
A piscina é a mais nova atração do Juma Lodge e fica num deque flutuante muito agradável.
O interessante da piscina é que ela é toda telada, permitindo a passagem da água do rio, mas impedindo a entrada de animais indesejados. Jacaré aqui só se for inflável.
Como a piscina é flutuante, ela acompanha o nível do rio e funciona o ano inteiro.
A profundidade é de 2,5 metros e eles disponibilizam alguns flutuadores.
Não preciso nem dizer que a piscina foi nosso lugar preferido no Juma Lodge. Curtimos demais!
As crianças então aproveitaram demais, não cansavam de pular na piscina de todas as formas possíveis.
Quem também faz a cabeça da garotada são os macacos que vivem pelas passarelas do hotel. Essa é a curiosa Anita, a macaquinha mais famosa do Juma. Mas cuidado com seus pertences porque alguns macacos não estão ali pra brincadeira não, rsrs, eles pegam tudo que estiver dando sopa.

A macaquinha Anita do Juma Lodge
Sustentabilidade
O Juma Lodge é totalmente preocupado com as questões ambientais, procurando sempre minimizar o impacto utilizando práticas sustentáveis. Entre as práticas estão a utilização de energia solar, sistema de tratamento de esgoto, reciclagem e central de resíduos.
O hotel também realiza palestras educacionais relacionadas ao meio ambiente e participa de ações de solidariedade junto à comunidade. Além disso, o Juma Lodge contribui para a geração de emprego na região, sendo mais de 90% dos empregados formados por pessoas da comunidade.
Todas essas práticas renderam ao Juma Lodge o merecido Prêmio de Hotel Sustentável do Ano 2014 pelo Guia Quatro Rodas.
Passeios oferecidos
Passeio de Canoa
Esse foi o primeiro passeio que fizemos no Juma, uma volta remando pelos igarapés e igapós nas proximidades do hotel. Durante o passeio vimos uma anta, que ficou nadando conosco.
Focagem de jacaré
Esse é um passeio delicioso relizado à noite numa canoa. O guia procura os jacarés com a ajuda de uma lanterna e tenta capturá-los. A luz da lanterna paraliza o jacaré e deixa seus olhos vermelhos facilitando a sua localização. O jacaré é devolvido ao rio logo após. O passeio é delicioso, observando o céu estrelado e sentindo o frescor da floresta.

Focagem de jacaré
Nascer do sol
Um dos meus passeios preferidos. Saímos às 5:30h da manhã de canoa em direção a um local estratégico para assistir o sol nascer. Foi incrível ver o céu mudando de cor lentamente e o sol surgindo no horizonte.

Nascer do sol no Juma Lodge

Nascer do sol no Juma Lodge
No outro dia acordamos cedo e fomos assistir ao nascer do sol na piscina do Juma Lodge. Foi lindo demais.
Caminhada na selva
A caminhada na selva é um passeio bem interessante onde tivemos a oportunidade de conhecer várias espécies nativas. Vimos breu branco (usado em perfumes da natura), pau rosa (um dos componentes do Chanel n°5), a planta que tem a substância do Vicky, aprendemos a extrair látex, etc.

Caminhada na selva
Pescaria de piranha
Passeio dedicado à atividade de pescaria de piranhas. Na época de cheia é um pouco mais difícil a pescaria, algumas pessoas do grupo não conseguiram pescar. O guia fornece as varas de pesca e as iscas (pedaços de carne) para colocarmos no anzol. Depois é só aguardar as beliscadas e ser rápido para puxar a vara. Se demorar um pouco a piranha come a carne e você não pesca nada.

Pescaria de piranha
Caminhada com picnic na floresta
Caminhada de cerca de 2 horas pela floresta terminando com um delicioso picnic, um churrasco com tambaqui, carnes e acompanhamentos.

Churrasco na selva

Churrasco na selva
Visita à casa de um caboclo
Nesse passeio visitamos a casa de um ribeirinho, onde aprendemos um pouco sobre a fabricação da farinha de mandioca e outros costumes.

Casa de um caboclo

Javali
Palestra
Palestra sobre a fauna e flora da Amazônia e alguns costumes e lendas dos ribeirinhos.
Nossos dias no Juma Lodge foram inesquecíveis. Sem dúvida um lugar que vai deixar saudades.
Venha viver a experiência de um hotel de selva no Juma Amazon Lodge.
Informações
+55 (92) 3232-2707
Reserve conosco pelo Booking
Olá Dayana, parabéns pelo post! Muito detalhado, gostei muito! Só gostaria de esclarecer que a piscina funcionará o ano todo, pois ela é flutuante e acompanha o nível do rio. A diferença é que na seca ela ficará mais longe do hotel. Foi um prazer conhecê-la! Abs,
Caio
Oi Caio, obrigada! Adoramos conhecer o Juma. Vou corrigir a informação. Obrigada
[…] Primeiramente, nós gostaríamos de dizer que ela fez um ótimo trabalho em seu blog. Se você quiser ler o post completo com muitas outras informações dos passeios do Juma e ver mais um monte de fotos, você deveria, com certeza, visitar seu post. […]